Com 70 anos de história no mercado de eletrodomésticos, a Mueller expandiu sua atuação de Santa Catarina para todo o Brasil, para países da América Latina, América do Norte, Caribe, África, Ásia e Oceania, e atualmente emprega mais de 1000 funcionários.
A empresa que, ao longo do tempo, consolidou seus excelentes resultados e ganhou espaço nas residências dos brasileiros, é parceira da Serasa Experian há mais de 25 anos. E um momento, em especial, consolidou essa relação: um grande desafio de crédito em 2006.
Precisando de agilidade e efetividade na concessão de crédito, a empresa contou com a nossa experiência para criar parâmetros que garantissem mais segurança e eficiência para as análises: adotou o uso do Gestor de Crédito para a automação de até 70% das etapas de análise de crédito da empresa.
A plataforma trouxe mais performance para os analistas, ajudando na avaliação dos clientes e oferecendo sugestões mais precisas para as decisões de crédito. Na prática, o Gestor de Crédito considera regras e políticas já criadas, e revela em tempo real a melhor recomendação para cada documento consultado.
“Fomos os primeiros a utilizar essa solução aqui na região”, diz Marcio Casagrande, gerente financeiro da Mueller. E os resultados foram bem rápidos. “Ganhamos muita velocidade e assertividade na concessão de crédito graças à plataforma”, completa.
Novas políticas e resultados
Com o passar dos anos, a Mueller viu a necessidade de se adaptar a um novo perfil de clientes e de expandir as vendas para diferentes áreas do grupo – a fim de evitar a concentração dos negócios. Então, em 2016, foi a vez de apresentar aos nossos parceiros a Consultoria Serasa, que readequou em pouco tempo as políticas internas de crédito.
“Criamos uma sinergia entre as áreas comercial e financeira, dentro das diretrizes do grupo, levando em conta as necessidades e argumentos dos dois lados. Com isso, as decisões passaram a ser mais bem compreendidas, deixamos claras as regras do jogo”, explicou Casagrande.
O Gestor de Crédito permaneceu sendo o software de decisão usado pela empresa, que viu seu resultado aumentar em mais de 15% as vendas pulverizadas – feitas por lojistas menores, em regiões onde as grandes lojas não chegam. Ao mesmo tempo, a inadimplência caiu 50%, na contramão de um mercado preocupado com a recessão e com a queda na concessão de crédito.
“O relacionamento entre Mueller e Serasa Experian é o próprio conceito da palavra parceria. O retorno da consultoria foi muito rápido e estamos muito felizes com o sucesso. Em breve, esperamos contar com esse respaldo para tirar o melhor proveito do Cadastro Positivo e da nova Lei Geral de Proteção de Dados”, completa Marcio.
“Juntos, desenvolvemos não apenas uma política de crédito, mas variáveis próprias para cada situação a fim de reduzir os riscos de inadimplência e expandir as linhas de crédito disponíveis”, explica o diretor de Soluções de Decision Analytics da Serasa Experian, Eduardo Castro.
Com as nossas soluções de crédito, a Mueller chegou a um nível de automação de 60% a 70% das análises de suas propostas, além de conquistar uma melhora representativa na qualidade das análises de crédito com o mesmo número de profissionais dedicados.
Por que a Mueller escolheu a Serasa Experian:
- Confiança – Relatórios com informações atualizadas e alertas para que não haja concessão de crédito indevida
- Experiência – A número 1 em fornecimento de dados teve sua expertise reconhecida pelo cliente
- Atendimento – A Serasa Experian dá toda a atenção ao cliente, com novidades e soluções para as áreas além do crédito