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Serviço gratuito da Serasa em Cuiabá atende cerca de 15.500 pessoas em 2007

15/06/2007

A Serasa oferece o Serviço Gratuito de Orientação ao Cidadão em suas
agências nas capitais e principais cidades do Brasil. Em Cuiabá, o Serviço
Serasa Gratuito de Orientação ao Cidadão funciona na rua Barão de Melgaço,
2.754 – 10º andar, de segunda a sexta-feira das 10h às 16h.

Nos cinco primeiros meses de 2007, a Serasa prestou atendimento a 15.469
pessoas no Serviço Serasa Gratuito de Orientação ao Cidadão em Cuiabá. Houve um
aumento de 9,5% no número de atendimentos na capital, em relação ao mesmo
período de 2006, quando 14.123 pessoas foram atendidas.

O serviço gratuito da Serasa atende a população na realização de atualização
cadastral, no esclarecimento de dúvidas sobre regularização de pendências
financeiras, na baixa de anotações negativas e presta todas as informações a
respeito do CPF do interessado.

Os Serviços de Orientação ao Cidadão da Serasa estão localizados sempre em
prédios que oferecem segurança e privacidade ao cidadão, além de instalações
equipadas com sistema informatizado integrado, o que torna ágil o
atendimento.

Interessado pode consultar o próprio CPF

Para efetuar a consulta, o próprio interessado deve comparecer ao Serviço
Serasa Gratuito de Orientação ao Cidadão em Cuiabá, com RG ou Carteira de
Trabalho e CPF, ou nomear um representante com procuração específica e firma
reconhecida.

Para receber informações sobre endereços da Serasa em todo o país basta
ligar (11) 33 Serasa (11 – 3373 7272).

Documentos necessários

Pessoa Física

Próprio Interessado

RG ou Carteira Profissional

CPF

Terceiros

RG ou Carteira Profissional

Procuração, específica para obter informações na Serasa, com firma
reconhecida

Pessoa Jurídica

Próprio Sócio

Cartão de CNPJ

Contrato Social da empresa, com registro na junta (o nome do sócio deve constar
no Contrato)

RG ou Carteira Profissional

Terceiros

RG ou Carteira Profissional e CPF

Procuração ou autorização da empresa, específica para obter informações na
Serasa, com firma reconhecida

Contrato Social da empresa

Orientação para regularizar pendências

Anotação de Cheques sem Fundos CCF – Banco Central

1 Procure a Agência do Banco indicado como apresentante da ocorrência de
cheque sem fundos.

2 Solicite ao Banco informações sobre o número, valor e data do cheque que
foi apresentado por duas vezes, sem que houvesse saldo na conta corrente para
pagamento.

3 Em seguida, verifique nos canhotos de cheques em seu poder para quem foi
emitido o cheque. Procure a pessoa ou a empresa, a fim de regularizar o débito
e recuperar o cheque.

4 De posse do cheque, prepare uma carta, conforme orientação do gerente da
sua conta no Banco que informou a ocorrência de cheque sem fundos. Junte o
original do cheque recuperado, recolha no Banco as taxas pela devolução do
cheque e protocole uma cópia dos documentos entregues ao Banco para
regularização no Banco Central.

5 Para regularização no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos – CCF, o
correntista deve acompanhar e obter o protocolo da comunicação de regularização
do seu Banco para o Banco do Brasil, encarregado pelo Banco Central de
processar a atualização do arquivo de CCF.

6 A regularização de cheques sem fundos só ocorre após o Banco do Brasil
enviar o comando específico para a Serasa, por meios magnéticos.

Anotação de Título Protestado

1 Dirija-se ao cartório que registrou o protesto e solicite uma certidão, a
fim de obter os dados de quem o protestou.

2 Comunique-se com quem o protestou, regularize o débito e peça uma carta
indicando que a dívida foi regularizada.

3 Reconheça a firma da pessoa/empresa, retorne ao cartório onde consta o
registro do protesto e solicite o seu cancelamento.

4 Após o cancelamento do protesto no cartório, entregue a certidão na Serasa
para a baixa da anotação em seus arquivos.

Anotação de Ação Judicial – Execução de Título Judicial e Extrajudicial,
Busca e Apreensão de Bens, Falência e Concordata

1 Para a regularização desse tipo de anotação, certifique-se de que o
processo já foi julgado em juízo e que se encontra arquivado ou extinto.

2 A certificação é obtida por meio de cópia do despacho do juiz ou de
certidão emitida pela Vara Cível onde o processo foi distribuído.

3 De posse da comprovação da existência de embargo à execução, penhora,
acordo ou extinção do processo, entregue-a na Serasa.

Anotação de Dívida Vencida – Pendência Bancária ou Financeira

1 Para a regularização desse tipo de anotação o Cidadão deve procurar a
instituição ou empresa credora, que enviará comando específico para a Serasa
executar a baixa da anotação.

Ação de Execução Fiscal Federal

1 Para regularizar uma pendência, em caso de anotação por Ação de Execução
Fiscal Federal, basta apresentar a certidão negativa de débito da Justiça
Federal, ou entregar um documento que comprove, relativamente à dívida, o
respectivo pagamento, acordo ou discussão judicial.

Prazo para Regularização das Anotações na Serasa

Após a entrega do documento necessário para baixa da Anotação, diretamente
na Serasa, o prazo para exclusão da informação no sistema será de 5 (cinco)
dias úteis, conforme o Código de Defesa do Consumidor (Lei n.º 8.078, de
11/09/90).

Veja as situações que geram anotação negativa na Serasa

Cheques sem Fundos CCF – Banco Central

Se o Cidadão emitir um cheque sem fundos e este for devolvido duas vezes
pelo Banco, seu nome passará a fazer parte do Cadastro de Emitentes de Cheques
sem Fundos – CCF, do Banco Central. O dado será repassado para a Serasa, que o
tornará disponível às empresas e instituições que concedem crédito, na maioria
dos casos por meio de vendas a prazo.

Protesto de Título em Cartório

Se, por qualquer motivo, o Cidadão deixar de pagar uma dívida assumida e
quem concedeu o crédito protestar o débito em cartório, este fato será
comunicado pelo Cartório de Protestos à Serasa, que armazenará a informação em
seu Banco de Dados e a tornará disponível às empresas e instituições que
concedem crédito.

Ação Judicial – Execução de Título Judicial e Extrajudicial, Busca e
Apreensão de Bens, Falência e Concordata

Se o Cidadão estiver como réu em uma ação distribuída que se refere à
execução de dívida ou de busca e apreensão de bens ou, ainda, se for pedida a
falência de uma empresa na qual o cidadão tenha participação societária, a
informação será repassada pelo Fórum ao Banco de Dados da Serasa, que a tornará
disponível às empresas e instituições que concedem crédito.

Dívida Vencida – Pendência Bancária ou Financeira

O Cidadão com pendência bancária ou financeira, cuja característica é a de
dívida existente e vencida, ao ter seus dados cadastrados nos computadores da
Serasa será comunicado por carta, via correio, na qual será identificada a
instituição ou empresa credora.

Ação de Execução Fiscal Federal

Se o Cidadão tiver alguma pendência com um órgão federal, porque deixou de
pagar impostos, taxas ou contribuições federais, esta anotação também irá
constar no Banco de Dados da Serasa e ficará disponível às empresas e
instituições que concedem crédito.

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