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Inadimplência do Consumidor

Inadimplência anual do consumidor registra a primeira queda em 14 anos, revela Serasa Experian

21/01/2014

O maior rigor na concessão de crédito por parte das instituições financeiras e a maior preocupação dos consumidores em quitar suas dívidas contribuíram para o recuo da inadimplência em 2013

 O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor encerrou o ano de 2013 com queda de 2,0%, na comparação com o ano anterior. É o primeiro declínio no acumulado anual registrado pelo indicador desde o início da sua série histórica, em 2000 (veja quadro abaixo). Na variação anual – dezembro de 2013 contra o mesmo mês de 2012 – o indicador também caiu 6,5%, sendo esta a sétima queda mensal consecutiva na comparação interanual.

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De acordo com os economistas da Serasa Experian, a manutenção de baixas taxas de desemprego ao longo de 2013, o maior rigor na concessão de crédito por parte das instituições financeiras e a maior preocupação dos consumidores em quitar suas dívidas em vez de assumirem novos financiamentos, impulsionaram o recuo da inadimplência durante o ano passado.

A queda de 2,0% na inadimplência dos consumidores em 2013 foi puxada pelo recuo de 9,4% no volume de cheques devolvidos (2ª devolução por falta de fundos) e pela queda de 4,8% na inadimplência das dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água, etc.). Já junto aos bancos, a inadimplência em 2013 subiu 0,6%, ao passo que o ano passado também presenciou uma alta de 5,8% no volume de títulos protestados.

Dezembro de 2013

Em dezembro de 2013, na comparação com o mês anterior (novembro), a inadimplência do consumidor registrou alta de 2,7%. As dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) e os cheques sem fundos apresentaram variações positivas de 6,9% e 4,0% e contribuições de 2,9 p.p. e 0,4 p.p.. Já a inadimplência com os bancos e os títulos protestados registraram variações negativas de 1,2% e 6,1% e contribuições negativas de 0,5 p.p. e 0,1 p.p. em dezembro de 2013. Veja os dados completos na tabela abaixo:

 

Decomposição do Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor

Dez 2013 X Nov 2013

Dívidas não bancárias

Bancos

Protestos

Cheques

Total

Variação (%)

6,9

-1,2

-6,1

4,0

2,7

Peso (%)

42,7

46,6

1,5

9,1

100,0

Contribuição (p.p.)

2,9

-0,5

-0,1

0,4

2,7

 Fonte: Serasa Experian

 Valor médio dos títulos protestados encerra 2013 em queda

 O valor médio dos títulos protestados fechou 2013 com queda de 4,5%, na comparação com o mesmo período do ano anterior. As dívidas não bancárias também caíram 2,3%. Já os cheques sem fundos encerraram 2013 com alta de 7,9%. As dívidas com os bancos não apresentaram variação. Confira mais informações na tabela abaixo:

 

Modalidades de Inadimplência

Valor médio das dívidas Jan a Dez 2012

Valor médio das dívidas Jan a Dez 2013

Variação (%)

Títulos protestados

R$ 1.452,95

R$ 1.387,24

-4,5%

Dívidas não bancárias

R$ 322,60

R$ 315,12

-2,3%

Cheques sem fundos

R$ 1.526,11

R$ 1.645,91

7,9%

Dívidas com os bancos

R$ 1.310,31

R$ 1.309,87

0,0%

 Fonte: Serasa Experian

 A série histórica deste indicador está disponível em

www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/inadimplencia_consumidor.htm

Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. Considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com bancos e dívidas não bancárias (lojas em geral, cartões de crédito, financeiras, prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica, água, telefonia etc.) em todo o país. Por levar em conta o inadimplemento das pessoas físicas nas mais diversas modalidades – e não apenas dentro do sistema financeiro –, o índice da Serasa Experian consegue capturar movimentos cíclicos de inadimplência, que, muitas vezes, revelam ocorrências que vão se manifestar no sistema bancário dentro de 6 a 12 meses.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

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