Últimas Notícias

Serasa Consumidor

Feirão Limpa Nome começa amanhã em Belo Horizonte. E-book gratuito ajuda consumidor a fazer boa renegociação e não voltar à inadimplência

29/03/2016

 

Problemas psicológicos e sociais estão entre as razões que estimulam o consumo sem planejamento, que leva ao endividamento sem controle. Projeto da Serasa orienta no pagamento das dívidas atrasadas e ajuda a manter o fantasma da inadimplência à distância. Conteúdo pode ser baixado no site www.serasaconsumidor.com.br/negociardividas

Consumir por impulso, sem planejamento, como uma maneira de compensação pessoal ou mesmo para ostentar uma condição social que não condiz com a própria realidade financeira. Essas são algumas motivações psicológicas que levam o consumidor à inadimplência. De acordo com o último levantamento da Serasa Experian, o Brasil tem hoje 59 milhões de inadimplentes. Além disso, segundo pesquisas da Serasa, 40% das pessoas que regularizaram a situação financeira voltam a ser negativadas em menos de 12 meses.

Buscando solução para o problema da reincidência, a Serasa chamou psicólogos do Hospital das Clínicas, que estudam a relação das emoções nas compras, e advogados, com larga experiência em programas de superendividamento em órgãos de defesa do consumidor, para lançar um e-book no qual o consumidor aprende não só a fazer planilhas, mas sim a mudar o comportamento, buscando pensar mais no futuro e sendo menos imediatista. O e-book “Como se preparar para a negociação de dívidas”, dividido em quatro capítulos, pode ser baixado gratuitamente no site www.serasaconsumidor.com.br/negociardividas.

O objetivo do e-book é promover educação financeira e oferecer subsídios para que os consumidores saibam renegociar suas pendências da melhor forma em oportunidades especiais, como durante o Feirão Limpa Nome, que começa amanhã, dia 30/03, em Belo Horizonte (MG).

Feirão Limpa Nome Belo Horizonte

O Feirão Limpa Nome do SerasaConsumidor será realizado no estacionamento G3 no Via Shopping Barreiro (interligado à estação BHBUS Barreiro), de 30 de março a 02 de abril, das 8h às 18h, e reunirá grandes empresas como Bradesco Cartões, Bradescard, Cartões American Express, HSBC, Banco Pan, Recovery, Losango, Net, Claro, Embratel, Avista Cartões e grupo financeiro BMG. O SerasaConsumidor é o braço da Serasa Experian que oferece serviços ao cidadão. Todas as instituições participantes do Feirão Limpa Nome oferecem condições e descontos especiais aos consumidores para a negociação de pendências financeiras.

Segundo dados da Serasa, atualmente, cerca de 5,5 milhões de mineiros estão negativados. No Brasil, Minas Gerais é o terceiro estado mais inadimplente, atrás do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Os interessados em limpar o nome com uma das empresas participantes em Belo Horizonte deverão comparecer munidos de CPF e documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Trabalho).

 Mais informações no site: http://www.serasaconsumidor.com.br/feiraobh/

 Jornalistas interessados em cobrir o Feirão de Belo Horizonte, por favor, confirmar a presença com Ana Greghi ana.greghi@br.experian.com 28479504 ou Carolina Pereira carolina.pereira@br.experian.com 28478428

Veja algumas dicas dos especialistas da Serasa para controlar as finanças e não voltar mais à inadimplência, que constam no e-book:

  1. Antes de concluir a compra, pare e pense: você precisa mesmo daquele produto/serviço? Tente diferenciar o que precisa daquilo que simplesmente é um desejo.
  2. Faça uma lista de produtos e serviços que você efetivamente necessita e outra com itens que quer adquirir por prazer. Na hora da compra, priorize o que é necessário, avaliando as condições de pagamento. A outra lista não deve ser esquecida, mas merece um planejamento mais cuidadoso.
  3. Reserve previamente um valor do orçamento para gastar com itens de desejo, mas sem comprometer o pagamento de contas fixas ou dívidas já contraídas.
  4. Defina prioridades, evitando o consumo excessivo e desnecessário, que leva ao endividamento.
  1. Não se engane com parcelamentos propostos pelas lojas: esse mecanismo “engana” o cérebro, criando a ilusão de que custa pouco. Considere o valor total, incluindo os juros. E, antes de decidir, some todos os parcelamentos contratados para saber o quanto eles comprometem sua renda mensal.
  1. Também tome cuidado com o “compre agora e pague depois”. Este truque distancia a compra do pagamento, antecipando a alegria de possuir um item e retardando o sofrimento de pagar por ele.
  1. Cuidado com promoções: confira se o preço está mesmo mais baixo e só leve o que precisa.
  1. Precaução com crédito fácil: se você está endividado e não encontra restrições para contratar um novo financiamento, desconfie. Possivelmente irá pagar juros maiores por ele.
  1. Pense duas vezes antes de contratar o empréstimo consignado, que é descontado do salário.
  1. Nunca leve uma quantidade exagerada de determinado produto apenas porque considerou uma boa oferta.
  1. Sempre pesquise preço e condições de pagamento.
  1. Guarde todos os cupons fiscais e, no final do dia, anote tudo o que gastou. É o melhor jeito de conhecer suas despesas variáveis.
  1. Conheça seu padrão de vida e viva de acordo com ele.
  1. Planeje sua ascensão econômica e social por meio do estudo, do trabalho e da criação novas fontes de renda e não pela compra de itens de luxo, que não condizem com sua renda.
  1. Muitas vezes, as pessoas vão às compras em busca de uma recompensa. Mas pense nas consequências: você merece mais uma dívida? Merece perder o sono, ficar deprimido ou sujar seu nome por causa dela?
  2. Tenha sempre uma meta ou um plano de vida para realizar seus sonhos.
  3. Anote seus gastos. Muitas pessoas têm receio de listar as despesas porque, ao fazer isso, a limitação financeira torna-se mais evidente e concreta. Mas anotar tudo é uma atitude extremamente benéfica. Não faça as contas de cabeça. Use uma caderneta ou uma planilha e liste as despesas fixas (aluguel, telefone, escola, etc.), as variáveis (que cada pessoa da família costuma fazer) e todas as prestações.
  4. Faça o orçamento doméstico. Ele ajuda a conhecer bem a situação e, assim, definir um plano para pôr a vida em ordem e buscar o equilíbrio financeiro. A Cartilha do Orçamento, do Serasa Consumidor, pode contribuir com esse processo.
  5. Cultive bons hábitos. Caso esteja inadimplente, saia de casa apenas com o dinheiro contado, evite ir ao shopping para passear, dê uma pausa no uso do cartão de crédito, pesquise preços e reduza ou elimine gastos supérfluos do dia a dia.
  6. Planeje a saída do endividamento. Faça uma lista de todas as dívidas que possui, defina aquelas que você irá pagar primeiro e negocie com os credores uma forma de quitar. O Feirão Limpa Nome é uma boa oportunidade para renegociar diretamente com o credor, obtendo bons descontos e condições de pagamento especiais.

Comece sua história positiva

No Feirão Limpa Nome de Belo Horizonte, os consumidores poderão abrir seu Cadastro Positivo, uma importante ferramenta para proteger não só as empresas da inadimplência, mas também os próprios consumidores do consumo imprudente. De uma vez só, o cidadão terá a oportunidade de renegociar dívidas, regularizar sua situação financeira e, ao entrar para a lista de bons pagadores, começar a construir sua história positiva no mercado de crédito.

O Cadastro Positivo reúne informações sobre histórico de pagamento e compromissos de consumidores e empresas. Com ele, é possível medir a pontualidade de quitação das parcelas vencidas e avaliar o risco de superendividamento. Á medida que as instituições financeiras, varejistas e demais empresas consigam identificar os bons pagadores, farão ofertas mais atraentes para eles. O cadastro e a permanência do cidadão na lista dos bons pagadores são feitos de forma totalmente gratuita.

Mais informações www.cadastropositivo.com.br

Agenda

 Feirão Limpa Nome – Belo Horizonte – BH

Data: 30 de março a 02 de abril.

Horário: das 8h às 18h.

Local: Via Shopping Barreiro – Avenida Afonso Vaz de Melo, 640 – Barreiro, piso G3

*Imprescindível levar CPF e um documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Trabalho)

  • 2016 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.