Últimas Notícias

Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda do consumidor por crédito cai 3,2% no primeiro trimestre, aponta Serasa Experian

14/04/2014

Inflação e Juros em alta freiam demanda por crédito

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito recuou 3,2% no primeiro trimestre de 2014 em comparação com o mesmo período do ano passado. Somente em março/14 o recuo foi de 7,5% frente a março/13. Já na comparação com fevereiro/14, a demanda do consumidor por crédito avançou 1,9% em março/14.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a aceleração da inflação durante o primeiro trimestre deste ano, as taxas de juros em elevação e o menor grau de confiança dos consumidores, em comparação ao mesmo momento do ano passado, pesaram negativamente sobre a disposição do brasileiro em buscar mais crédito ao longo do primeiro trimestre deste ano.

Análise por classe de renda pessoal mensal

As maiores quedas nas demandas dos consumidores por crédito neste primeiro trimestre de 2014 ocorreram para os consumidores que ganham até R$ 500 por mês (recuo de 7,6%) e para os consumidores das rendas mais altas: -6,8% para os consumidores que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000; e -7,0% para os consumidores que recebem mais de R$ 10.000 mensais.

Nas camadas intermediárias de rendimento, os recuos foram menos expressivos: -3,1% para os consumidores com renda mensal entre R$ 500 e R$ 1.000; -1,4% na faixa de rendimento entre R$ 1.000 e R$ 2.000 mensais; e -4,4% para quem ganha entre R$ 2.000 e R$ 5.000 por mês.

140420141

Análise por região

A queda da procura por crédito neste primeiro trimestre foi mais expressiva na região Centro-Oeste (-7,8%), seguida pela queda de 4,1% verificada na região Sudeste. Na região Norte, o recuo foi de 2,7% ao passo que na região Sul, a demanda do consumidor por crédito caiu 1,4% no primeiro trimestre. No Nordeste o recuo foi bem menor, de apenas 0,3% frente ao primeiro trimestre do ano passado. 

140420142

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

 # # #

 

  • 2014 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.