Últimas Notícias

Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda do consumidor por crédito cresce 1,4% em novembro, aponta Serasa Experian

14/12/2017

Crescimento em novembro foi unicamente na baixa renda

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito em novembro de 2017 cresceu 1,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior (novembro/16). No acumulado do ano até novembro/17 a busca do consumidor por crédito avançou 4,2%. Na comparação com o mês imediatamente anterior (outubro/17) houve alta de 1,3% na demanda do consumidor por crédito.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a sétima alta interanual consecutiva deste indicador revela que os consumidores, especialmente os de baixa renda, estão retornando ao mercado de crédito, influenciados pela redução da inflação, pela queda dos juros, pelo início de um processo de recuperação gradual do emprego formal e pelo maior grau de confiança dos consumidores na economia.

Análise por classe de renda pessoal mensal

A alta interanual da demanda do consumidor por crédito em novembro/17 ocorreu exclusivamente na baixa renda: alta de 23,4% para os consumidores que ganham até R$ 500 por mês. Nas demais houve quedas. Para os que recebem entre R$ 500 e R$ 1.000, a queda foi de 0,5%. Para quem ganha entre R$ 1.000 e R$ 2.000 o recuo foi de 1,2%. Para os consumidores que ganham entre R$ 2.000 e R$ 5.000 mensais, o decréscimo em novembro/17 foi de 1,3%, idem para os que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000. Por fim, os consumidores de renda mensal acima de R$ 10.000, a demanda por crédito caiu 0,7% em novembro/17.

Na comparação com o período acumulado de janeiro a novembro do ano passado, a procura do consumidor por crédito cresceu 12,9% para quem recebe até R$ 500 por mês, 4,1% para quem ganha entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais, e 2,7% para quem recebe entre R$ 1.000 e R$ 2.000. A demanda por crédito acumulada no período de janeiro a novembro de 2017 subiu 3,1% para quem ganha entre R$ 2.000 e R$ 5.000 por mês e se expandiu 3,6% para os que recebem entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por mês. E para quem recebe mais de R$ 10.000 mensais houve alta de 3,9% na demanda por crédito nos primeiros onze meses de 2017.

Análise por região

A alta interanual da demanda do consumidor por crédito em novembro/17 ocorreu nas regiões Norte (1,2%), Nordeste (6,0%), Sul (0,7%) e Sudeste (1,5%). Apenas no Centro-Oeste houve queda de 6,8% na demanda dos consumidores por crédito em novembro/17 contra o mesmo mês do ano passado.

Nos primeiros onze meses de 2017, a demanda do consumidor por crédito cresceu 6,2% no Norte, 6,9% no Nordeste, 3,3% no Sul e 4,3% no Sudeste. Apenas no Centro-Oeste houve recuo: 0,4% no acumulado de janeiro a novembro de 2017 frente ao mesmo período de 2016.

A série histórica deste indicador está disponível em http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Você também lê esta notícia no site noticias.serasaexperian.com.br e Twitter @SerasaImprensa

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 16.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa www.experian.com/blogs/news.

  • 2018 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.