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Serasa Experian dá dicas para os varejistas aproveitarem melhor a Black Friday

07/11/2017

Pesquisa revela que três em cada dez brasileiros pretendem comprar durante a data

Um levantamento1 feito pela Serasa Consumidor, apontou que três em cada dez brasileiros pretendem comprar nesta Black Friday, que acontece no dia 24 de novembro. Desse total, 90% acreditam que devem conseguir bons descontos na data. O estudo revela ainda que 79% costumam pesquisar o histórico de preço antes de fechar a compra. Eletrodomésticos são os itens mais desejados pelos consumidores, com 37% da preferência, seguido por roupas, calçados e acessórios (21%), telefonia (18%), informática (14%), viagens (6%). Outros itens, como material de construção, brinquedos, entre outros, totalizam 5%.  A maior parte (41%) pretende gastar acima R$ 1000,00 nas compras durante a Black Friday, Dos entrevistados, 72% disseram que pretendem comprar em loja física, 27% pela internet e 1% não soube responder.

Os especialistas da Serasa Experian prepararam nove dicas para que o e-commerce maximize seus investimentos nesta data tão importante no calendário anual.

  1. Garanta a eficiência das suas campanhas de e-mail marketing: Bons resultados passam pela capacidade de impactar o público-alvo de forma adequada. O e-mail ainda é um forte aliado no composto de ações de marketing e nessa época, cresce consideravelmente sua aplicação. Garanta a eficiência das suas campanhas de e-mail com a redução nos erros, melhoria da reputação e aumento de entregabilidade. Valide seus e-mails com o E-mail Validation antes de disparar suas campanhas de Black Friday.
  1. Tenha uma visão completa e converse com seu consumidor: A pesquisa do Google mostra que no ano passado, 91% dos compradores pesquisaram com antecedência e decidiram a compra com base em preço (49%), confiança na loja (27%), confiança na marca (13%) e custo do frete (5%). Ou seja, há uma boa oportunidade de estabelecer contato com seus potenciais clientes bem antes da Black Friday de forma a marcar presença no processo de decisão da compra, que tem início nas semanas anteriores à data promocional.

Para isso, ter disponíveis dados atualizados e confiáveis de clientes e prospects é imprescindível para gerar boas oportunidades de negócio. E quanto mais a fundo você conhecer cada um deles, maiores as suas chances de fechar novas vendas. Enriqueça a sua base de dados e tenha uma visão mais completa de seus clientes.

  1. Segmente suas campanhas: Os indivíduos gostam de se sentir valorizados e de mensagens customizadas. Isso vale desde o cuidado em não errar o nome até a oferta de produtos de acordo com o perfil específico.

 

  1. Faça uso das redes sociais: Ao divulgar suas ofertas, relacione-se com sua base também nas redes sociais. Esteja atento à interação do consumidor nessas 24 horas intensas em todos os pontos de contato.

 

  1. Invista em infraestrutura:Vivemos a era da experiência e na Black Friday ela é crucial. Agilidade e eficiência são fundamentais para que a jornada de compra não fique comprometida. Prepare a infraestrutura para evitar que o excesso de tráfego interrompa a navegação. Os usuários esperam uma navegação fluida e desejam concluir seu pedido rapidamente e em qualquer hora do dia.

 

  1. Renove seus estoques: A Black Friday é uma ótima oportunidade para queimar o estoque do ano e renovar o catálogo para o Natal. Selecione itens que podem receber descontos especiais.

 

  1. Proteja-se contra fraudes:independentemente do porte da sua empresa, é imprescindível utilizar um certificado digital SSL, pois ele garante a proteção de informações como senhas e números de cartão de crédito cadastrados em seu site. Lojas que possuem o certificado digital SSL podem ser facilmente identificadas, pois têm o http do endereço do site, acompanhado de um “s” no final (https).  Há ainda certificados que ativam um destaque em verde na barra do navegador, fazendo com que seu site também seja reconhecido como um ambiente seguro e protegido. Os certificados digitais SSL geram mais confiança para seu cliente e consequentemente, aumentam suas vendas.

 

  1. Vendas seguras:no e-commerce, não basta avaliar o risco de fraude apenas com a consulta ao CPF utilizado na compra. É preciso levar em conta outros fatores como o dispositivo utilizado pelo comprador (computador, tablet, smartphone ou TV), cidade, estado e até país de onde vem a compra. Para isso, há soluções antifraude específicas que criam regras capazes de apontar fatores suspeitos como, por exemplo, cruzamento do idioma do dispositivo com o idioma do pais de origem do IPA ferramenta emite um alerta quando o comportamento suspeito é identificado.
  2. Evite o “falso positivo”:Ao executar ações antifraude, é preciso tomar cuidado ao negar clientes por suspeita de fraude para não cair no chamado “falso positivo”, ou seja, vendas que deixam de ser concretizadas ou que demoram a ser concretizadas por suspeita de fraude quando, na verdade, não são.  Exemplos de este tipo de demora são a colocação de excessivos pontos de controle para a validação do dispositivo ou a realização de muitas perguntas para validar a identidade do comprador.  Utilizar soluções de prevenção a fraude minimiza o atrito com o cliente e facilita a jornada de compra digital, preservando a correta identificação de fraude.

1 Pesquisa realizada no serviço de atendimento da Serasa ouviu 4301 pessoas em todo o país, entre 17 de outubro e 24 de outubro.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a recuperação de crédito, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

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A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade.

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