Últimas Notícias

Marketing Services

Estudo da Serasa Experian revela retrato inédito das empresas brasileiras

19/10/2017

Mosaic Business divide as companhias do país em sete grupos dominantes, encabeçados pelo segmento denominado “Na Luta”, o mais representativo (33,61% do total), no qual predominam os negócios com alto risco de crédito que lutam para se recuperar

– A Serasa Experian anuncia hoje o Mosaic Business, mais completa solução de segmentação de empresas já desenvolvida no Brasil. O levantamento é um inovador e acurado retrato dos perfis das empresas do país e tem como objetivo prover dados para que elas possam traçar estratégias B2B e desenvolver serviços e produtos para os diversos grupos. O estudo divide as cerca de 17 milhões de empresas ativas do país em 7 grupos dominantes, subdivididos em 54 segmentos, e leva em consideração mais de 150 variáveis, como a natureza jurídica, o desempenho, o setor, a quantidade de empregados, entre outras informações, além de métodos estatísticos avançados.

O Mosaic Business revela que o grupo predominante no atual universo de empresas brasileiras é denominado “Na Luta”, que representa 33,61% do total de empresas e é composto por negócios cujos indicadores financeiros podem mostrar um estado de instabilidade, levando-as a buscarem recuperação financeira. Essas empresas têm, predominantemente, acima de 5 anos e um risco de crédito médio ou alto. Em termos de porte, a maioria é Microempreendedor Individual (MEI) e Microempresa (ME). Os demais grupos apontados pelo estudo são, nessa ordem: “No Começo”, “Bom Caminho”, “Pequenas Especializadas”, “Maduras”, “Administração Pública e Terceiro Setor” e “Poder de Fogo”. Veja mais detalhes sobre cada grupo no site www.serasaexperian.com.br/mosaicbusiness.

Segundo Fernando Rosolem, gerente de Marketing Services da Serasa Experian, a retração nas vendas e no ritmo de produção pela qual tem passado a economia brasileira tem debilitado o fluxo de caixa das empresas, resultando na alta representatividade do grupo “Na Luta”. “As dificuldades de acesso ao crédito, que se mantém caro e escasso, prejudica a gestão financeira das empresas brasileiras. Fatores como esses levam o grupo “Na Luta” a ser o mais significativo do estudo. Isso não significa que essas empresas não irão se recuperar, e sim que passam por algum momento de instabilidade, que pode ser passageiro”, completa Rosolem.

O subgrupo mais representativo dentro do grupo “Na Luta” é chamado de “Fôlego do Dono” (6,21% do total de empresas do país) e é composto por microempresas que faturam menos de R$ 360.000,00 ao ano, com alto ou médio risco de crédito, mas que os sócios possuem uma renda maior em relação aos outros segmentos dentro do mesmo grupo. Isso pode ser um diferencial positivo mesmo em momentos de dificuldades.

Confira tabela abaixo a tabela completa com todos os sete grupos 54 segmentos apontados pelo estudo Mosaic Business:

Rosolem explica que as aplicações para os dados como esses, apresentados pelo estudo Mosaic Business, são diversas: conhecimento do cliente, estratégias de vendas, prospecção inteligente, gerenciamento de carteira, expansão, entre outras. “É essencial que os empresários entendam qual é o perfil das empresas brasileiras antes de traçar suas estratégias de negócios. A segmentação baseado em faturamento ou porte é usual em nosso mercado, mas não reflete a riqueza de características e diferenças existente entre as empresas”, afirma.

“No Começo” e no “Bom Caminho”

O estudo aponta que o grupo denominado “No Começo” é o segundo com maior representatividade no volume total de empresas, com 29,43%. É composto por empresas com menos de cinco anos e predominância de dois anos de idade, ou seja, é o grupo das empresas mais novas do Brasil: entre Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas, Pequenas e Médias Empresas. Os Jovens Empreendedores em Ascenção, subgrupo mais representativo dentro de “No Começo”, engloba os Microempreendedores Individuais que possuem boa situação de crédito e com indicadores financeiros que sugerem crescimento.

Em terceiro lugar entre os perfis predominantes entre as empresas brasileiras aparece o grupo “Bom Caminho”, composto por empresas sólidas em relação aos seus indicadores financeiros. Suas operações indicam bom funcionamento, principalmente em comparação com as outras empresas do mesmo porte. Este grupo representa 14,77% do total e é subdividido em nove diferentes segmentos, encabeçados por Comerciantes Experientes de Sucesso, com microempreendedores individuais com baixo risco de crédito, presente tanto nas empresas quanto nos sócios, indicando um ótimo caminho.

“Pequenas Especializadas” e “Maduras”

O quarto grupo predominante no universo de empresas brasileiras é denominado “Pequenas Especializadas”, que representa 8,43% do total e engloba pequenas empresas com indicadores financeiros estáveis e que possuem comportamento ou necessidade específicas. Natureza jurídica e/ou CNAE peculiar é determinante para este grupo, que inclui empresas como restaurantes, bares e cafés, companhias de alta especialização técnica e científica e produtores rurais, entre outros. O subgrupo “Produtores Rurais” é o mais representativo dentro das “Pequenas Especializadas”.

Em quinto lugar no ranking aparece o grupo “Maduras”, com as empresas sólidas e tradicionais, que possuem, no geral, acima de 20 anos. A experiência dessas empresas é um diferencial em relação as outras do mesmo porte e representam 6,43% do total. Microempresas Veteranas e Estáveis formam o subgrupo que se destaca dentro de “Maduras”.

“Administração Pública e Terceiro Setor” e “Poder de Fogo”

O sexto lugar fica por conta das empresas de “Administração Pública e Terceiro Setor”, que são 7,03% do total e, como o nome já diz, se caracterizam por empresas públicas ou sem fins lucrativos. São empresas de pequeno porte e com bons indicadores financeiros, com destaque para as ONGs.

Por último, em sétimo lugar, o grupo com o menor percentual de empresas, com apenas 0,35% do total, foi batizado de Poder de Fogo. A razão é que as empresas inseridas nesse segmento são as maiores do Brasil, com faturamento acima de R$ 16 milhões anuais. Possuem mais de dez importadoras e exportadoras. Entre os subgrupos, destaque para “Setor Financeiro”.

Sobre o Mosaic Business:

A Serasa Experian, por meio de métodos estatísticos avançados e utilizando seu portfólio de dados, desenvolveu uma solução única no mercado de segmentação de empresas, dividindo as empresas do Brasil em 7 grupos e 54 segmentos. Foram utilizadas diversas variáveis como: natureza jurídica, tipo de empresas, filiais, empregados, desempenho e indicadores financeiros, setor, porte, entre outros, além de uma rigorosa validação de profissionais experientes em inteligência de dados no mundo B2B. O estudo leva em conta as cerca de 17 milhões de empresas ativas do país, de acordo com os critérios da Receita Federal.

Você também lê esta notícia no site noticias.serasaexperian.com.br e Twitter @SerasaImprensa

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 16.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa www.experian.com/blogs/news.

 

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.