Últimas Notícias

Compliance

Serasa Experian estreita relações com o agronegócio

02/10/2017

* Victor Loyola

O relevante papel do agronegócio – agropecuária, insumos, agroindústria e serviços ligados a essa cadeia produtiva – se traduz na representatividade de 22% do PIB, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A demanda crescente por alimentos é uma das justificativas para o bom desempenho do agronegócio: estimativas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) apontam que até 2050 a população mundial deverá aumentar 30%, o que leva à necessidade de produzir 70% a mais de alimentos. Para corresponder a essa expectativa, agricultores e pecuaristas deverão incrementar a produção, investindo em infraestrutura e otimizando o uso da terra. Grande parte desses investimentos é viabilizado pelo crédito rural, que alavanca as atividades produtivas no campo e incentiva ações de sustentabilidade, uma vez que exige políticas de mitigação de riscos socioambientais para ser concedido.

Mas para crescer de forma sustentável, contando com o apoio do mercado de crédito, o agronegócio precisa buscar um equilíbrio: expandir a produção, conciliando as demandas de segurança alimentar com o uso responsável dos recursos naturais, respeito aos limites ecológicos e dos direitos humanos.

Ao credor do agronegócio cabe a tarefa de acompanhar se os riscos estão mitigados. Para quem financia o setor é necessário ter conhecimento sobre aspectos como: a produtividade da safra – expectativa até a estocagem e entrega da produção; cadastro do produtor rural – informações patrimoniais e contratos já realizados, bem como o histórico de seu comportamento sob o ponto de vista social, ambiental e financeiro –, além de dados da propriedade rural em si e questões relacionadas à regularidade ambiental, territorial e patrimonial, por exemplo. O cumprimento das determinações estabelecidas pelas legislações mandatórias e a conscientização quanto às responsabilidades ambientais e sociais também contribuem para atenuar as chances de as instituições financeiras serem penalizadas por financiarem projetos não conformes.

A representatividade do segmento agro para a economia, bem como a volatilidade desse mercado, levou a Serasa Experian a desenvolver soluções para a cadeia do agronegócio, com o desafio de estimular a produção sustentável. São ferramentas de compliance e análise territorial, com tecnologia para ajudar quem financia na definição de estratégias, na recomendação de investimentos, no monitoramento da safra e do produtor, no conhecimento dos riscos climáticos, na prevenção à deterioração das carteiras e na prevenção às inconsistências legais.

Uma das estratégias foi a parceria técnica com a AgroTools, empresa especializada no agronegócio digital, que viabilizou a criação da Serasa AgroTools, solução que avalia e monitora a conformidade ambiental de uma propriedade rural. Lastreada pelo maior banco de informações geográficas e dados públicos do agronegócio tropical, verifica elementos críticos do território, como desmatamento, áreas embargadas, terras indígenas ou unidades de conservação ambiental. Apresenta também informações sobre o proprietário rural estar incluído na lista de quem emprega mão-de-obra análoga à escravidão. A ferramenta gera, de forma individualizada e instantânea, relatórios conclusivos voltados a todos que precisam estar em conformidade com leis e regulamentos socioambientais.

Além da Serasa AgroTools, a Serasa Experian disponibiliza ao mercado relatórios de Conformidade Ambiental, Conformidade Social e Fiscal. O Conformidade Ambiental é o resultado de uma tecnologia desenvolvida para o tratamento específico de informações públicas sobre obrigatoriedades ambientais de empresas e fazendas. Ele identifica causadores de impacto ambiental, conforme Resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). A solução reúne, de maneira estruturada, dados ambientais, como licenciamentos, outorgas, infrações, autuações, sanções, acordos conciliatórios; certificados de regularidade; informações sobre áreas contaminadas e interditadas, entre outros dados.

Já o produto Conformidade Social e Fiscal consolida em um único relatório os principais status sociais e fiscais das empresas para uma avaliação rápida e precisa, ajudando a identificar vulnerabilidades. Entre as informações públicas contidas no modelo estão FGTS; débitos trabalhistas; dívidas ativas na União; cadastro de empresas não idôneas e ações de execução judicial e fiscal.

Este ano, a Serasa Experian avaliou mais uma vez o desempenho de 86 empresas participantes da 13º edição do prêmio Melhores do Agronegócio, promovido pela Revista Globo Rural. A Serasa avaliou as concorrentes nos critérios Ambiental, Social, Econômico e Institucional. Segundo os organizadores, houve um crescimento de 310% de participantes em relação ao prêmio anterior, um forte indicativo do aumento do compromisso e conscientização dessas companhias com as melhores práticas.

Com o ranking de soluções inovadoras para o agronegócio, a Serasa Experian cumpre o papel de colocar seu conhecimento sobre o mercado brasileiro a serviço de um setor estratégico para a economia, contribuindo para a sistemática análise e monitoramento de riscos socioambientais, prática fundamental para expansão do crédito com segurança e rentabilidade.

* Victor Loyola é vice-presidente de Pessoa Jurídica da Serasa Experian

Você também lê esta notícia no site noticias.serasaexperian.com.br e Twitter @SerasaImprensa

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 16.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa www.experian.com/blogs/news.

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.