Últimas Notícias

DA

Inadimplência atinge quase 40% da população adulta de São Carlos, revela estudo da Serasa

28/09/2017

Maioria dos negativados possui entre 41 e 50 anos; a classe social mais atingida tem renda entre 1 e 2 salários mínimos, que representa 59,4% do total; levantamento também mostra o perfil dos inadimplentes de Araraquara e Rio Claro

Segundo estudo da Serasa Experian, 69,3 mil moradores da cidade de São Carlos, no interior de São Paulo, estavam inadimplentes em julho de 2017, o que representa 37,7% da população adulta do município. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve alta de 2,5% no número de pessoas com dívidas atrasadas (67,7 mil). Na cidade de São Paulo, em julho deste ano, 4,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes, o que representa 45,5% da população adulta da cidade. No Brasil, 40% das pessoas acima de 18 anos estavam inadimplentes (60,4 milhões).

Segundo os economistas da Serasa Experian, os reflexos da recessão econômica e as altas taxas de desemprego no país, que é um dos principais motivos que leva uma pessoa a não conseguir honrar suas dívidas, têm contribuído para a alta do índice. Apesar de elevado, o percentual de inadimplência considerando os adultos de São Carlos está mais baixo que o de São Paulo e do Brasil.

O estudo desenvolvido pela área de Decision Analytics da Serasa Experian, responsável por análises de informações sobre os consumidores e empresas, mostra ainda o perfil dos inadimplentes de São Carlos. Cada pessoa tem, em média, 4,3 dívidas atrasadas, que juntas somam R$ 5,5 mil. A maioria (20,0%) tem idade entre 41 e 50 anos. Em segundo lugar no ranking de participação estão empatados os jovens de 18 a 25 anos e as pessoas de 31 a 35 anos, ambos com 14,1% do total. Veja, na tabela abaixo, os percentuais referentes a todas as faixas etárias:

Em São Carlos, os homens representam 53,0% e as mulheres 47,0% dos inadimplentes. A classe social mais atingida é a que recebe entre 1 e 2 salários mínimos, que representa 59,4% do total. Em seguida, vem a classe que ganha entre 2 e 5 salários mínimos (31,5%). Confira abaixo:

A maioria (44,0%) das dívidas atrasadas é com bancos e cartões. Já 12,7% das contas não pagas são de financeiras e leasing. Na sequência, 12,5% são com empresas de telefonia e 12,3% com o varejo. Confira a tabela completa abaixo:

Situação da inadimplência em Araraquara e Rio Claro

Na comparação entre as três cidades do interior de São Paulo (São Carlos, Araraquara e Rio Claro), Araraquara tinha mais inadimplentes em julho de 2017. No total, 71,8 mil pessoas estavam com dívidas atrasadas na cidade, o que representa 40,9% da população adulta. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve alta de 4,9% no número de pessoas com dívidas atrasadas (68,4 mil).

Rio Claro concentrava no mesmo período 56,7 mil consumidores inadimplentes, o que representa 37,5% das pessoas acima de 18 anos do município. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve alta de 5,0% no número de pessoas com dívidas atrasadas (54,0 mil). Veja todas as informações na tabela abaixo:

Em Araraquara, a maioria (19,9%) tem idade entre 41 e 50 anos. Em segundo no ranking de participação estão os jovens de 18 a 25 anos, que respondem por 14,2% do total. Rio Claro segue o mesmo ritmo, veja na tabela abaixo as informações completas:

Em Araraquara e Rio Claro os homens também são a maioria dos inadimplentes (50,8% e 52,7%, respectivamente). A classe social mais atingida nas duas cidades é a que recebe entre 1 e 2 salários mínimos. Confira abaixo mais informações:

As dívidas atrasadas com os bancos e cartões também são a maioria nas cidades de Araraquara e Rio Claro. Em segundo lugar aparece as contas em débito com a telefonia. Veja abaixo a tabela com todos os detalhes:

Você também lê esta notícia no site noticias.serasaexperian.com.br e Twitter @SerasaImprensa

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 16.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa www.experian.com/blogs/news.

 

  • 2018 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.