Últimas Notícias

Compliance

Serasa Experian disponibiliza soluções para credores do agronegócio

26/06/2017

 Em fórum sobre crédito para o agronegócio, em São Paulo, o gerente da Serasa Experian, Franklin Mendes Thame apresentou a Serasa AgroTools, que possibilita obter informações das propriedades rurais, cruzando dados sobre desmatamentos e outras práticas ilegais

Avaliar e monitorar a conformidade socioambiental do agronegócio, tanto do ponto de vista da conduta dos produtores como do histórico da propriedade rural é uma das premissas para que os credores ofereçam crédito responsável ao segmento. A solução Serasa AgroTools, apresentada pelo gerente de soluções da Serasa Experian, Franklin MendesThame, no Fórum Crédito no Agronegócio, em São Paulo, no dia 22 de junho, cumpre esse papel. “As instituições financeiras são alavancadoras da atividade econômica. Por isso elas podem balizar esse mercado, provendo recursos financeiros, mas com critérios. Contribuindo para que a produção agrícola se desenvolva respeitando a sustentabilidade”, diz Thame.

Lastreada pelo maior banco de informações geográficas e dados públicos do agronegócio, a Serasa AgroTools verifica elementos críticos do território, como desmatamento, trabalho escravo, áreas embargadas, terras indígenas ou unidades de conservação ambiental. Ela gera, de forma individualizada e instantânea, relatórios voltados a todos que precisem de informações para estar de acordo com leis e regulamentos socioambientais. “Trata-se de uma ferramenta de compliance territorial ambiental para promover a conformidade ambiental e social”, define o gerente. “Para se ter uma ideia de como esses instrumentos de compliance são necessários, de acordo com números oficiais, em 2016, o desmatamento sofrido na área denominada Amazônia Legal foi o dobro dos últimos cinco anos.”

A proposta da Serasa Experian com a Serasa AgroTools e com as demais soluções de compliance oferecidas para o agronegócio – relatórios econômicos e de conformidade ambiental e conformidade social – é fortalecer a gestão de risco do setor, baseada em três pilares: a produtividade da safra (expectativa de produção; histórico de produção/produtividade; comprometimento da safra; acompanhamento da produção e entrega da produção e estocagem); cadastro do produtor rural (risco financeiro; informações patrimoniais e comportamentais – histórico dos contratos; conformidade social e ambiental e grupo familiar) e a propriedade rural (compliance territorial ambiental; regularidade patrimonial e impactos do clima na propriedade).

Para o diretor da AgroTools Lucas Tuffi, consumidores querem saber cada vez mais sobre a origem dos alimentos. “Empresas do setor que não tiverem dados sobre sua cadeia de valor, do campo ao prato, além de estarem expostas a grandes riscos, serão eliminadas por seus competidores rapidamente”, diz. “A associação entre a Serasa e a AgroTools traz homogeneização e democratização ao acesso às ferramentas digitais para compliance socioambiental”, argumenta Tuffi.

Segundo Thame, o crédito, pelo seu poder de alavancar as atividades produtivas, pode incentivar ações empresariais capazes de promover a sustentabilidade ao incorporar os riscos socioambientais em suas políticas. “Assim, as atitudes das instituições financeiras se multiplicam e passam a beneficiar toda a sociedade.”

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 16.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa www.experian.com/blogs/news.

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.