Últimas Notícias

PMEs

Serasa e AgroTools criam solução de conformidade socioambiental para o agronegócio

12/04/2017

Nova ferramenta possibilita obter informações sobre as propriedades rurais, cruzando dados sobre desmatamentos e práticas ilegais contra o território

A Serasa Experian e a AgroTools, empresa especializada no agronegócio digital, acabam de assinar um acordo de cooperação técnica para disponibilizar uma solução completa, visando avaliar e monitorar a conformidade socioambiental no agronegócio, tanto do ponto de vista da conduta dos produtores como do histórico da propriedade rural. A ferramenta Serasa AgroTools, lastreada pelo maior banco de informações geográficas e dados públicos do agronegócio, verifica elementos críticos do território, como desmatamento, trabalho escravo, áreas embargadas, terras indígenas ou unidades de conservação ambiental. Ela gera, de forma individualizada e instantânea, relatórios voltados a todos que precisem de informações para estar em conformidade com leis e regulamentos socioambientais.

“A sistemática análise e monitoramento de riscos socioambientais por toda cadeia do agronegócio é uma prática fundamental para a expansão dos negócios com segurança e rentabilidade”, diz o vice presidente de Pessoa Jurídica da Serasa Experian, Victor Loyola.  “O processo de concessão de crédito ao produtor é um caso típico, no qual existe corresponsabilidade do credor caso o solicitante utilize práticas socioambientais inadequadas”.

“Todos que compram matérias-primas agropecuárias (grãos, bovinos, madeira etc.) ou direcionam recursos (crédito, insumos, investimentos etc.) ao território, de forma direta ou indireta, precisam estar em concordância socioambiental com protocolos, políticas internas, regulamentos e resoluções, sempre levando em conta diferentes riscos que podem prejudicar a reputação do negócio, causar desgaste da marca, gerar prejuízos financeiros, sanções legais e multas aplicadas pelo Ministério Público”, diz o sócio fundador da AgroTools, Sergio Rocha.

Para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o valor bruto da produção para a safra 2016/17 será de R$ 553 bilhões para pecuária e de R$ 365 bilhões para agricultura. Essa produção precisa ser sustentável, estar em conformidade com as leis de conduta socioambiental. A Serasa AgroTools foi desenvolvida para atender todos os elos da cadeia produtiva do agronegócio, que incluem obrigatoriedades relativas à legislação ambiental, assim como as necessidades imediatas de transparência de manejo para segurança do alimento.

“A Serasa AgroTools detém o mais rico banco de dados do agronegócio tropical e, como já fazemos para a análise de crédito de pessoas físicas e jurídicas, vamos democratizar o acesso à essa tecnologia fundamental para a sustentabilidade no portal de serviços da Serasa Experian”, explica Loyola.

Aquecimento global                             

No desafio de conter o aquecimento global, o Brasil assumiu junto à ONU o compromisso de reduzir o desmatamento na Amazônia Legal. Mas, em 2016, segundo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o desmatamento foi praticamente dobro do registrado nos últimos cinco anos, totalizando 8 mil quilômetros quadrados. De acordo com o Ministério da Agricultura (MAPA), o Brasil conta hoje com 62% da sua mata nativa intacta e é fundamental agir agora para preservá-la.

“A Serasa AgroTools irá disponibilizar informações detalhadas sobre desmatamentos nas propriedades rurais, importantes para as funções de controle dos setores público e privado, colaborando para frear o aquecimento global”, diz Loyola. Com a nova ferramenta Serasa AgroTools, combinada com os tradicionais relatórios Econômicos e de Conformidade Ambiental e Conformidade Social, a Serasa Experian e a Agrotools contribuem para o avanço do agronegócio tropical rumo à sustentabilidade.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa www.experian.com/blogs/news.

 

AgroTools

A AgroTools é empresa líder global em soluções de grande impacto para os diferentes participantes do ecossistema do Agronegócio dos países tropicais, sendo que a sua principal missão é conectar atores do Agronegócio através de uma plataforma confiável que possibilita a entrega de insights e soluções integradas aos nossos clientes.

A empresa tornou-se a guardiã de um território de mais de 200 milhões de hectares, equivalentes à área do Reino Unido. Com a ajuda da AgroTools, um novo comportamento de compra de matéria-prima livre de riscos socioambientais ajudou o não desmatamento de cerca de 600 mil hectares, dos quais mais de 100 mil foram áreas indicadas pelo sistema com restrição de compra. Devido à ruptura nessa relação de mercado, a empresa estima ter evitado o desmatamento de 500 mil hectares, o que corresponde a um território quatro vezes maior do que a cidade de São Paulo.

As informações relacionadas às fazendas, como delimitação e confrontantes, são obtidas por meio de uma metodologia proprietária chamada de Identidade Geográfica, que possibilita a melhoria contínua da inteligência territorial por meio do cruzamento de dados. Essa metodologia faz com que a AgroTools possua a maior coleção de registros sobre o território nacional e que consiga evoluir e se atualizar constantemente, dia após dia. Só na pecuária, passam pelo sistema AgroTools informações sobre o abate de mais de 10 milhões de bovinos ao ano. Assim, a tecnologia AgroTools reforça a segurança do alimento, transparência dos processos, segurança institucional das corporações, origem da matéria prima do agronegócio brasileiro, de seus parceiros, investidores e consumidores.

Tudo isso é possível graças ao uso de tecnologias geoespaciais avançadas, que permitem, pelo uso dos inúmeros satélites que temos à disposição, visitar territórios enormes em sua integralidade em um curtíssimo espaço de tempo, ou seja, à distância e algumas vezes em tempo real possibilitando maior rigor, segurança e efetividade em toda a cadeia produtiva e, consequentemente, para o consumidor final, que hoje é um especialista em alimentos devido ao vasto acesso a informações nutricionais e operacionais.

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.