Últimas Notícias

Nível de Atividade do Comércio

Black Friday ajuda varejo ter a primeira alta do semestre, aponta Serasa Experian

06/12/2016

Mas no acumulado do ano o recuo da atividade varejista ainda é de 7,0%

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, houve alta de 1,2% no movimento dos consumidores nas lojas durante o mês de novembro/16 (na comparação com outubro/16), já descontados os efeitos sazonais. Foi a primeira alta mensal do comércio varejista em todo o segundo semestre deste ano. Na comparação com o mesmo mês do ano passado (novembro/15), houve retração de 2,2% na movimentação dos consumidores nas lojas (a menor queda neste critério de comparação desde setembro do ano passado). No acumulado do ano, isto é, até novembro de 2016, o comércio varejista registra queda de 7,0% perante o mesmo período do ano passado.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, a presença da data comemorativa da Black Friday impulsionou o comércio varejista em novembro. De fato, segundo apuramos, houve alta de 11,0% na movimentação dos consumidores no final de semana da Black Friday deste ano (25 a 27 de novembro) em relação ao final de semana da Black Friday do ano passado. Contudo, as dificuldades enfrentadas pelos consumidores (juros altos nos crediários, desemprego em alta, confiança ainda em patamar deprimido) ainda manteve a atividade varejista, ao longo do mês, em patamar inferior ao observado no ano passado.

atividade_out16_1

No mês de novembro/16, as categorias que registraram avanços mensais foram: móveis, eletroeletrônicos e informática (+0,6%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (+1,0%). No campo negativo observamos os segmentos: combustíveis e lubrificantes (-0,4%); veículos, motos e peças (-0,8%) e material de construção (-1,6%). Já o segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas ficou estável durante o mês de novembro.
No acumulado do ano até novembro/16, a maior retração do consumidor no período deu-se no segmento de veículos, motos e peças, o qual registrou queda de 13,3% frente ao mesmo período do ano passado. A segunda maior queda foi de 12,9%, observada no movimento dos consumidores nas lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios. Houve recuo também significativo, de 11,5%, nas lojas de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática.

Retrações menores ocorreram nas lojas de material de construção (-5,3%) e nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-7,1%). Somente o segmento de combustíveis e lubrificantes se mantém no terreno positivo, com alta de 2,2% em relação período acumulado de janeiro a novembro do ano passado.

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/atividade_comercio.htm

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

Você também lê esta notícia em: http://noticias.serasaexperian.com.br/
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
Experian
A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
Em 2016, a Experian foi eleita, pela terceira vez, pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2016 foi de US$ 4,6 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 37 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite www.experianplc.com ou veja o documentário Inside Experian

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.