Últimas Notícias

Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda do consumidor por crédito cresce 6,1% em outubro, aponta Serasa Experian

17/11/2016

Maior alta em outubro foi na baixa renda

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito em outubro de 2016 cresceu 6,1% em relação ao mês imediatamente anterior (setembro/16). Na comparação com outubro do ano passado, houve alta de 11,0%. No acumulado do ano até outubro/16, a demanda do consumidor exibe crescimento de 2,7% parente mesmo período do ano passado.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, a greve dos bancários, paralisando o atendimento em várias agências do país durante o mês de setembro, impactou a busca do consumidor por crédito naquele mês. Neste sentido, a alta da procura por crédito por parte do consumidor em outubro acabou se elevando mais significativamente.
Análise por classe de renda pessoal mensal
Todas as faixas de renda apresentaram avanços na busca por crédito em outubro/16. Para os consumidores que ganham até R$ 500 mensais a alta foi de 8,5%. Para os que recebem entre R$ 500 e R$ 1.000 por mês, o crescimento foi de 6,4% e, entre R$ 1.000 e R$ 2.000 mensais, o avanço foi de 5,4%. Para os consumidores que ganham entre R$ 2.000 e R$ 5.000 por mês a alta foi de 5,8%. Já para aqueles que recebem entre R$ 5.000 e R$ 10.000 mensais o ganho foi de 5,5%. Por fim, a demanda por crédito cresceu 4,7% para os consumidores que ganham mais de R$ 10.000 por mês.

No acumulado do ano até outubro/16, com exceção da faixa de menor renda (com queda de 0,2%), a busca do consumidor por crédito ainda sobe em todas as demais faixas de renda em relação ao mesmo período de 2015: consumidores com renda mensal entre R$ 500 e R$ 1.000 (2,5%); renda mensal entre R$ 1.000 e R$ 2.000 (3,3%); renda mensal entre R$ 2.000 e R$ 5.000 (3,2%); renda mensal entre R$ 5.000 e R$ 10.000 (3,2%) e renda mensal maior que R$ 10.000 (2,9%).
Análise por região
Em outubro/16, quando comparado com setembro/16, as variações na procura do consumidor por crédito nas regiões do país foram: Norte (11,4%); Nordeste (10,4%); Centro-Oeste (10,7%), Sul (6,3%); Sudeste (3,2%).

demanda_pf1_out16

No acumulado do ano até outubro/16, a demanda do consumidor por crédito avançou 5,9% na Região Sul, 2,7% no Sudeste e 3,9% no Centro-Oeste. No nordeste, a alta acumulada no ano até outubro foi de 0,2%. Na direção contrária está apenas a região Norte com queda acumulada de 3,5% de janeiro a outubro de 2016 na comparação com o período de janeiro a outubro do ano passado.
A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

Em 2016, a Experian foi eleita, pela terceira vez, pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2016 foi de US$ 4,6 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 37 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com ou veja o documentário Inside Experian

 

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.