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Falências e Recuperações

Número de recuperações judiciais cai em outubro, revela Serasa Experian

04/11/2016

As micro e pequenas empresas lideraram os requerimentos de recuperação judicial de 2016, com 990 pedidos
O número de recuperações judiciais requeridas registrou queda em outubro de 2016. Foram 121 requerimentos contra 244 em setembro de 2016 (queda de 50,4%) e 102 em outubro de 2015 (aumento de 18,6%), revela o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações. No acumulado de janeiro a outubro de 2016, na comparação com o mesmo período do ano passado, houve crescimento de 57,6% (1.600 ocorrências contra 1015).
As micro e pequenas empresas lideraram os requerimentos de recuperação judicial de janeiro a outubro de 2016, com 990 pedidos, seguidas pelas médias (391) e pelas grandes empresas (219). Na verificação mensal de outubro/2016, as MPEs também ficaram na frente com 73 requerimentos, seguidas pelas médias empresas, com 34, e as grandes com 14.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, apesar do recuo mensal em outubro, o número de recuperações judiciais continua elevado no país (alta de 18,6% em relação a outubro do ano passado), reflexo do prolongamento da recessão econômica e das dificuldades de acesso ao crédito por parte das empresas.
Falências
De janeiro a outubro de 2016, foram requeridas 1.553 pedidos de falências no país, um aumento de 4,7% em relação a igual período de 2015, quando foram registrados 1.483. Do total de requerimentos de falência efetuados de janeiro a outubro de 2016, 822 foram de micro e pequenas empresas ante 765 em igual período de 2015. 362 foram de médias empresas (em igual período do ano passado, 349) e 369 pedidos de grandes empresas (em 2015, 369).
Em outubro de 2016, houve 148 pedidos de falência requerida, queda de 20,4% em relação a setembro (186) e queda de 5,7% em relação a outubro de 2015 (157). As micro e pequenas empresas foram responsáveis pelo maior número de pedidos de falência em outubro /2016: 82. Em seguida, as médias, com 34, e grandes, com 32.

Ainda segundo o indicador, de janeiro a outubro/2016, foram decretadas 599 pedidos de falências, decréscimo de 16,0% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando ocorreram 713 solicitações. Em outubro de 2016 foram decretados 53 pedidos, queda de 17,2% em relação a setembro, que apresentou 64 pedidos.
*Confira abaixo tabela completa com os números de falências e recuperações:


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Legenda:
Recuperação Requerida: Quando a empresa entra com o pedido de recuperação em juízo, acompanhado da documentação prevista em lei, e que será analisado pelo juiz. Neste momento, verificará se o pedido poderá ser aceito.
Recuperação Deferida: A documentação foi analisada pelo juiz e está correta e o pedido pode prosseguir para a próxima etapa, que será a apresentação do plano de recuperação, mas isso não significa que a recuperação será concedida.
Recuperação Concedida: Uma vez que passou por todos os passos e cumpridas às exigências de lei, foi acatado o pedido, quando a empresa permanecerá em recuperação judicial até que se cumpram todas as obrigações previstas no plano.

A série histórica deste indicador está disponível em: www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/falencias_concordatas.htm
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
Experian
A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
Em 2016, a Experian foi eleita, pela terceira vez, pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2016 foi de US$ 4,6 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 37 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite www.experianplc.com ou veja o documentário Inside Experian.

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