Últimas Notícias

Serasa Consumidor

Serasa lança jogo e site para ensinar crianças a diferenciar valores de preços

10/10/2016

Game SuperValores pode ser baixado gratuitamente e resgata a brincadeira de cartas, levando os pequenos a entenderem que algumas atividades custam pouco, mas são ricas em diversão. Algumas escolas públicas da cidade de São Paulo e São Carlos, interior do Estado, receberão de graça 500 unidades do jogo. Já o site www.valoresdinheiroeeu.com.br disponibiliza tarefas interativas para estimular crianças a resolverem acontecimentos do dia a dia que envolvam dinheiro

O que vale mais pontos no quesito diversão: comprar um tênis ou ir ao zoológico? No jogo SuperValores, que é lançado pelo SerasaConsumidor em comemoração ao dia das crianças, a segunda opção ganha disparado de dez contra dois. O jogo tem como objetivo repassar aos pequenos conteúdos de educação financeira, como consumo consciente e a diferença entre valores financeiros e não financeiros, de maneira divertida e acessível, mostrando que algumas riquezas (amizade, convívio com amigos e familiares e diversão ao ar livre) são grátis, mas valem muito.

São 32 cartas, como  as da imagem abaixo, para serem baixadas gratuitamente no link (www.serasaconsumidor.com.br/educacao/preco-e-valor-sao-a-mesma-coisa-descubra-brincando), resgatando o conceito dos jogos tradicionais.

supervalores_2016

Cada carta menciona uma atividade diferente, como ir ao cinema, ao zoológico, comprar um tênis, andar de bicicleta, desenhar etc. Em cada cartão são apresentadas cinco características para aquela atividade: diversão (o quanto essa experiência diverte), amigos (a oportunidade de fazer amizade), quanto custa (o valor monetário), movimento (o quanto a experiência gera movimento físico) e criatividade (quanto estimula a descobrir coisas novas). Essas características são pontuadas de 1 a 10, de acordo com a experiência proporcionada, estimulando o raciocínio e facilitando a comparação de valores. Na carta “andar de bicicleta”, por exemplo, os itens movimento e diversão valem muito. Em “colecionar figurinhas”, amigos e diversão são os que mais pontuam. E assim por diante.

As cartas também são classificadas em quatro “famílias”, reunindo tipos de atividades semelhantes. São elas: Ultradiversão; Útil para a vida; Quero ou preciso? E nós e a natureza. O agrupamento contribui para reforçar conceitos importantes, como a diferença entre vontade e necessidade; a informação de que experiências positivas não têm necessariamente valor financeiro e que algumas práticas nos aproximam da natureza.

Na hora de jogar, a criança escolhe o item de sua carta que pode bater a pontuação do outro jogador, o que ajuda a internalizar os conceitos. Quem tiver mais pontos ganha as cartas da mesa e as coloca embaixo de sua pilha. A única exceção fica para o item “quanto custa”: quando selecionado, ganha as cartas da mesa quem tiver o valor mais baixo neste item, de forma a estimular o conceito de economia entre as crianças. O jogo continua até que um dos participantes fique com todas as cartas do jogo, vencendo a partida.

“A ideia é que, quanto mais próximo do cotidiano da criança for o tema do jogo, mais fácil será para ela compreender a lógica e as questões apresentadas”, diz gerente de Sustentabilidade Corporativa da Serasa Experian, Andrea Regina.

Voltado ao público entre 7 e 10 anos, o SuperValores pode ser jogado com a participação dos adultos, tornando a experiência ainda mais proveitosa e divertida. “Criamos um tópico de orientação, junto à área de download, chamada Dicas para pais e responsáveis, voltados a estimular o diálogo dos temas com os pequenos”, explica Andrea.

Para comemorar o dia das crianças, a equipe do SerasaConsumidor vai disponibilizar gratuitamente 500 unidades do jogo para escolas públicas da cidade de São Paulo e São Carlos, interior do Estado, (locais onde a empresa possui instalação) já com as cartas impressas. A iniciativa visa estimular os professores a usar o material de apoio em sala de aula.

Clique aqui para ter acesso ao download das cartas coloridas e aqui se a opção de impressão for preto e branco. Saiba também as regras do jogo.

Valores, Dinheiro e Eu

Outra ferramenta lúdica criada pela Serasa para reforçar conceitos de educação financeira é o site Valores, Dinheiro e Eu (http://www.valoresdinheiroeeu.com.br/). Trata-se de um portal interativo, que retrata a Vila Sonhos Reais, bem como seus moradores e situações práticas do dia a dia vivenciadas por eles.

Voltado a crianças de 6 a 12 anos, o site apresenta jogos de perguntas e respostas, livros virtuais e demais experiências lúdicas que envolvem a solução de problemas cotidianos, como a compra de produtos no supermercado cujos preços devem ficar dentro de determinado orçamento.

Em outras áreas do site, a proposta é solucionar conflitos emocionais, éticos e morais que surgem quando as pessoas lidam com dinheiro. As atividades podem ser feitas em casa, com acompanhamento dos pais, ou em sala de aula, junto com o professor.

“Iniciativas como essas, desenvolvidas especificamente para serem acessíveis aos consumidores, permitindo a formação de uma geração economicamente mais responsável, reforçam o posicionamento da empresa no tema educação financeira”, diz Andrea Regina.

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.