Últimas Notícias

Serasa Consumidor

Dia das crianças com educação financeira e muita diversão

07/10/2016

A crise vai obrigar grande parte das famílias a controlar gastos com presentes. Veja dicas da Serasa para falar com os pequenos sobre dinheiro, sem sobrecarregá-los com problemas do universo dos adultos  

O dia das crianças com pouco ou nenhum dinheiro para investir no presente desejado será uma realidade para muitas famílias brasileiras este ano. E existem aqui três desafios: aproveitar a oportunidade para ensinar às crianças sobre a importância de economizar; encontrar alternativas para driblar a crise e comemorar a data e, principalmente, não transferir problemas do universo adulto para os filhos.

“Conversar sobre os problemas financeiros da família e mostrar que existem alternativas para gastar menos é uma prática saudável, que irá deixar as crianças mais seguras e preparadas para a vida. Isso porque elas também sentem a mudança de hábitos da casa e, sem obterem nenhuma explicação sobre o que está acontecendo, podem ficar inseguras”, alerta Simone Lima diretora do SerasaConsumidor. “Porém, é papel dos pais não transferir problemas que competem aos mais velhos para esses pequenos membros da família, cuidando para que entendam que trata-se de uma fase difícil, mas que, com todos colaborando, tudo ficará bem.”

Um dos caminhos para ensinar sobre educação financeira e economia é por meio da prática, de maneira lúdica. Veja alguns exemplos preparados pelos especialistas do SerasaConsumidor:

  1. Quando o presente solicitado couber no orçamento, proponha que a criança faça uma busca pela internet ou em lojas físicas, sob sua supervisão. Ela verá que existem preços diferentes para o mesmo produto e aprenderá a importância de pesquisar.
  2. Estipule um teto para o presente e faça com que a criança busque o que deseja dentro daquele valor. Caso ela encontre o presente mais barato, poderá ficar com o troco.
  3. Quando o presente desejado estiver acima de suas posses, proponha uma compra combinada entre membros da família e deixe que a criança decida o que prefere: receber presentes diferentes de tios e avós ou apenas aquele solicitado.
  4. Uma alternativa para o brinquedo ou outro produto que a criança quer ganhar é buscá-lo em sites idôneos de artigos usados. Lembre-se de obter referências sobre o vendedor antes efetuar a compra.
  5. Se o orçamento só permitir compras muito modestas, faça uma lista de brinquedos encontrados em lojas do comércio popular e explique a cada filho que ele pode escolher até “x” produtos daquela lista. No dia da entrega, capriche na embalagem e proponha um jogo de adivinhação para tornar a experiência mais divertida.
  6. Reúna parentes e vizinhos e veja a possibilidade de realizar uma feira de troca de brinquedos no dia das crianças. O evento pode ser uma oportunidade para fazer tirar do armário aquilo que já não é mais usado e está em bom estado. A feirinha pode culminar com um lanche coletivo em que cada família leva um prato de doce ou salgado, além de bebidas.
  7. O exemplo acima pode também ser feito com roupas e calçados, quando as crianças são mais velhas e também curtem esses itens.
  8. Quando o presente realmente não for possível, tente negociar com as crianças que tipo de atividade pode ser feita para compensar. O adulto tem maturidade para transformar uma situação que seria frustrante em algo divertido. Passar um dia na praia ou no parque, fazer piquenique, visitar um amigo, passar o fim de semana na casa de parentes em outra cidade são alguns exemplos de programas que podem agradar os pequenos

Mais informações: www.serasaconsumidor.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2016, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2016 foi de US$ 4,6 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 37 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.