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Geração Y: renda e moradia dividem Millennials dos Aspiracionais

13/09/2016

Um estudo produzido pela Geofusion com dados da segmentação Mosaic Brasil, da Serasa Experian Marketing Services, aponta as principais características destes jovens que representam um grande desafio para companhias de todos os setores

Com uma nova visão de mundo, a Geração Y está gerando diversas transformações sociais, seja no mercado de trabalho, nas estruturas familiares ou na forma consumir. Por esse motivo representam grandes oportunidades e também desafios para empresas de todos os portes e segmentos. Os Millennials e os Aspiracionais, grupos pertencentes a essa geração, são 8,3 milhões de pessoas em todo o Brasil – mais do que a população da Suíça – e o que diferencia estes jovens são, principalmente, renda e moradia. É o que aponta o estudo “A Geração Y no Brasil”, realizado pela Geofusion, empresa especializada em inteligência geográfica de mercado, em parceria com a Serasa Experian Marketing Services. O levantamento teve como base os dados disponíveis na segmentação Mosaic Brasil – e pode ser consultado em http://blog.geofusion.com.br/geracao-y-renda-moradia-millenials-aspiracionais .

Segundo a pesquisa, esses grupos têm interesses muito parecidos: são formados por pessoas com até 35 anos, em início de carreira e que prezam pela liberdade e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Além disso, gastam com viagens, estudos e produtos tecnológicos; são conectados e usam celulares também para o consumo; possuem renda maior do que a dos pais na mesma idade; e têm filhos mais tarde do que a geração anterior. A grande diferença entre estes jovens está na renda: os Millennials ganham em torno de R$ 3.000,00, já os Aspiracionais, R$ 800,00.

Com menor poder aquisitivo, os Aspiracionais têm menos acesso à tecnologia, mas com os mesmos anseios dos jovens de classes mais altas. Em sua maioria, foram criados em zonas periféricas e são filhos de pais com baixa renda e escolaridade. Solteiros, cursaram até o ensino médio e moram em capitais ou regiões metropolitanas.

A Geração Y está concentrada no Sudeste (63,4%), seguida de Nordeste (14%), Sul (11,7%), Centro-Oeste (6,7%) e Norte (4,2%). Ao analisar as divisões, é possível perceber a predominância nas regiões que mais se adequam as suas realidades financeiras. A maior parte do Millennials estão concentrados no Sudeste e Sul – que apresentam melhor infraestrutura para conectividade no Brasil, reforçando a principal característica deste público: estar conectado. Já os Aspiracionais são maioria nas regiões Sudeste e Nordeste – onde as rendas familiares são mais baixas. Cerca de 30% da Geração Y vive em municípios classificados pela Geofusion como Centros Nacionais de Turismo de Negócios e Lazer, pois concentram sedes de grandes empresas, além das principais feiras e eventos do mundo corporativo.

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A Geofusion também analisou os bairros com maior concentração destes jovens:

Os Aspiracionais são maioria em nove bairros do ranking, apenas em Vila Pires, localizado em São André (SP) os Millennials se destacam. O estudo ainda revela que nas áreas com mais concentração de jovens Millennials a renda média chega a ser quatro vezes superior do que nos bairros que apresentam com volume maior de jovens da Geração Y – nos quais os Aspiracionais se destacam.

“Esta geração representa os consumidores de hoje e do futuro. As empresas precisam estar atentas às peculiaridades deste grupo, para definir suas estratégias de venda e ganhar mercado. Entender o comportamento e onde estão localizados esses jovens são passos fundamentais para estratégias bem-sucedidas”, destaca a diretora de Inteligência de Mercado da Geofusion, Susana Figoli. Fernando Rosolem, gerente da Serasa Experian Marketing Services, lembra que a população do país é extremamente diversificada e, para compreender grupos tão complexos como a Geração Y, é preciso lançar mão de soluções que analisam a sociedade em profundidade. “Baseando-se em dados socioeconômicos, demográficos, geográficos, comportamentais, de consumo e estilo de vida, o Mosaic Brasil é capaz de gerar importantes análises que ajudam as empresas a entenderem melhor o mercado consumidor brasileiro”, afirma.

O levantamento foi pela Geofusion com dados da segmentação Mosaic Brasil. Trata-se de uma segmentação que divide a população brasileira em 11 grupos e 40 segmentos baseados em aspectos financeiros, demográficos, geográficos, de consumo, comportamento e estilo de vida.

 Sobre a Geofusion

A Geofusion é uma empresa de inteligência geográfica de mercado com 20 anos de história e mais de 300 clientes. O foco da companhia é ajudar profissionais a descobrir onde vender mais, reduzir custos e alcançar melhores resultados.

Para cumprir essa missão, a Geofusion desenvolveu o OnMaps, um software na nuvem que ajuda seus clientes a dominarem o mercado. O OnMaps proporciona tecnologia, conteúdo e inteligência para análises que geram decisões seguras e de alto impacto.

www.geofusion.com.br

blog.geofusion.com.br

 Sobre a Serasa Experian Marketing Services

A Unidade de Marketing Services da Serasa Experian oferece soluções completas para entendimento, prospecção, rentabilização e fidelização de clientes. Entre elas, as melhores práticas e ferramentas tecnológicas do mercado para marketing direto, marketing analítico e marketing digital.

www.serasaexperian.com.br/marketingservices

 Sobre o Mosaic Brasil

 O novo Mosaic Brasil é um modelo de segmentação do mercado consumidor brasileiro da Serasa Experian, baseado em dados socioeconômicos, demográficos, geográficos, comportamentais, de consumo e estilo de vida. Ele é parte de uma solução global de segmentação Mosaic, que segmenta o mercado consumidor de 29 países.

Esse modelo alia os mais de 25 anos de experiência em segmentação de mercado consumidor da Experian a uma fonte de dados complexa e diversificada composta pela base da Serasa, por fontes públicas, como Censo e PNAD (Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e análises de um instituto de pesquisa.

A segmentação do Mosaic Brasil resulta da aplicação de modelos matemáticos e estatísticos que, a partir de mais de 400 variáveis, agrupa segmentos da sociedade que possuem características semelhantes, permitindo descrever e discriminar esses segmentos em termos de estilo de vida, localização, comportamento de consumo e financeiro. Saiba mais nesse link: http://www.serasaexperian.com.br/mosaic/

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