Últimas Notícias

Serasa Consumidor

Serasa dá dicas para aposentado fazer bom uso do 13º salário

24/08/2016

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) recebem a partir de amanhã, dia 25, a primeira parcela do décimo terceiro salário. A segunda parcela será paga em novembro. Esta é uma renda extra, que pode trazer fôlego para as contas de milhões de segurados em todo o país, desde que usada com consciência e responsabilidade.
Segundo a diretora do SerasaConsumidor, Fernanda Monnerat, quem tem direito a este benefício deve aproveitar a oportunidade para se organizar financeiramente e utilizar o dinheiro extra da melhor maneira possível. “Seja para complementar um orçamento mais curto, cuidar da saúde ou até mesmo poupar e fazer bons investimentos, desde que o aposentado não esteja superendividado ou com dívidas em atraso.”
Para ajudar os beneficiários a utilizarem com sabedoria a antecipação do abono anual, os especialistas da Serasa criaram 7 dicas. Veja abaixo:
1ª Finanças em ordem – Se o orçamento da casa estiver descontrolado, antes de receber a primeira parcela do 13º salário, é importante que o aposentado se organize. Faça uma lista com todas as contas e compare com a renda mensal. Dessa maneira, será possível identificar se ele está gastando mais do que ganha e fazer alguns ajustes, como o corte de supérfluos, por exemplo. Se for necessário, o dinheiro extra pode ser usado para ajudar no pagamento das contas essenciais, como água, luz e alimentação, por exemplo;
2ª Quitar ou antecipar o pagamento de dívidas – Se as contas estão em dia, mas existem financiamentos e prestações a longo prazo, o aposentado pode ganhar um desconto ao antecipar algumas ou todas as parcelas da dívida. Entre em contato com a instituição financeira e/ou loja e peça o cálculo. Se achar vantajoso, poderá usar o dinheiro para eliminar ou reduzir essas despesas do orçamento.
3ª Saúde: Invista na qualidade de vida aproveitando para agendar um check up ou consulta anual no médico e/ou dentista. O dinheiro extra pode ser útil para algum tratamento ou remédios, se forem necessários.
4ª Investimento: Aproveite os juros altos para poupar e garantir bons rendimentos de aplicações financeiras. Fazer esse investimento também pode ajudar a pagar as contas do começo do ano que vem, como IPTU e IPVA. Mas atenção: essa dica só vale para quem está com as contas em dia. Se o aposentado tem dívidas em atraso, a recomendação é priorizar o pagamento para evitar multas e juros ainda maiores.
5ª Evite emprestar: Quem está pensando em emprestar o dinheiro para parentes ou amigos precisa ficar atento. Por mais bem intencionada que essa pessoa possa ser, sempre há o risco de descontrole financeiro e de não pagamento.
6ª Compras de Natal – Se o aposentado estiver com as contas em dia, pode aproveitar o dinheiro para comprar os presentes natalinos da família e amigos, mas sem exagerar no valor gasto. Esta pode ser uma ótima maneira de economizar com as promoções e ainda escapar das lojas lotadas e do nervosismo no final do ano.
7ª Viagem: Outra oportunidade para quem está com o orçamento controlado e já tem uma reserva de emergência é, se puder, aproveitar o período de baixa temporada e escolher um lugar para conhecer e celebrar a vida com economia. Aproveite as ofertas exclusivas para quem tem acima de 60 anos e garanta passagens gratuitas e descontos em pacotes e passeios.
Para conferir mais orientações e dicas sobre educação financeira, acesse o site www.serasaconsumidor.com.br/organizar-financas/
SerasaConsumidor
SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.
Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
Experian
A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite www.experianplc.com

 

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.