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Apesar da crise, 62% dos consumidores cumprem meta de Ano Novo de pagar as contas em dia, revela pesquisa da Serasa

23/08/2016

Para 89,0% dos entrevistados, priorizar os pagamentos sem atraso era uma meta financeira para 2016. A população da região Sudeste foi a que mais conseguiu ficar no azul. A maioria daqueles que não conseguiu quitar as parcelas na data certa, aponta o desemprego como principal vilão. Quem está com as contas descontroladas, deve aproveitar o começo do segundo semestre para organizar o orçamento

Pesquisa inédita realizada pela Serasa com 8.135 consumidores nas agências de todo o país revelou que das 89,0% das pessoas que estabeleceram como meta priorizar o pagamento das contas em dia em 2016, 61,9% afirmaram terem cumprido o objetivo no primeiro semestre do ano. Apesar disso, 70,1% encontraram dificuldades para honrar os compromissos financeiros sem atraso e manter o orçamento no azul. Veja tabela abaixo:

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Para a diretora do SerasaConsumidor, Fernanda Monnerat, mesmo diante do atual cenário econômico, as pessoas estão buscando alternativas para pagar as contas e ficar com o nome limpo. “O consumidor tem demonstrado interesse em zelar pelo o seu nome e, mesmo encontrando dificuldades financeiras, acaba indo atrás de linhas de crédito, sacando dinheiro da poupança e até mesmo tentando aumentar a fonte de renda para não atrasar as dívidas”, diz.
A pesquisa realizada entre os dias 27 de junho e 5 de julho de 2016 mostra ainda que 38,1% das pessoas não conseguiram alcançar o propósito estipulado para o ano de 2016. Para 41,6% deste grupo, o desemprego foi o grande vilão e motivou os atrasos. Para efeito comparativo, em dezembro do ano passado, outra pesquisa da Serasa apontou a falta de colocação profissional como responsável pela não pontualidade em 26% dos casos. A diminuição da renda pessoal/familiar (22,3% do total), seguida pelo descontrole financeiro (14,7%) e inflação (11,2%) foram as outras justificativas mais citadas pelos consumidores na pesquisa realizada este ano. Veja abaixo a tabela completa:

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“Quem sofre com a falta de emprego no país precisa ter em mente que se trata de uma fase complicada e cheia de restrições, mas que pode ser atravessada desde que haja organização e disciplina financeira”, destaca a diretora.
População da região Sudeste foi a que mais conseguiu cumprir a meta
Ainda de acordo com a pesquisa, a região Sudeste é a que concentra o maior número de consumidores que pagaram as dívidas em dia no primeiro semestre do ano. Dos 89,3% que tinham a intenção de priorizar o pagamento, 64,8% conseguiram. Veja abaixo a tabela completa com todas as regiões:

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Os consumidores da região Norte foram os que menos conseguiram quitar as contas em dia no primeiro semestre de 2016. A diminuição da renda foi a principal razão apontada (30,9% do total) para que mais da metade dos entrevistados ficasse com as contas no vermelho. Já no restante do Brasil o desemprego foi a causa central para o não pagamento: no Nordeste, 52,0%; no Centro-Oeste, 32,8%; no Sul, 42,9% e, no Sudeste, 39,1%.
Consumidor deve aproveitar o segundo semestre para organizar o orçamento
Quem ainda não conseguiu pagar as contas em dia deve aproveitar o começo do segundo semestre para organizar o orçamento, renegociar as dívidas e limpar o nome, caso esteja inadimplente.
O primeiro passo para fazer uma boa renegociação é ter acesso a todas as informações sobre as pendências financeiras. Para isso, o consumidor pode consultar, gratuitamente, o seu CPF na Serasa pela internet, no site www.serasaconsumidor.com.br, ou pelo celular, no aplicativo “SerasaConsumidor”, para saber se está negativado e qual o débito pendente que o levou à inadimplência (banco, cartão de crédito, financeira, varejo, prestadoras de serviços de telefonia, energia elétrica, água, além de ocorrências de títulos protestados, cheques sem fundos e ações judiciais).
Se tiver uma dívida em atraso, o cidadão terá acesso às informações sobre os credores, como telefones, endereço, e-mail e site, assim como o valor atual e a data de vencimento do débito atrasado. No mesmo ambiente digital, poderá renegociar a dívida diretamente com as empresas, sem intermediários, caso a companhia seja parceira do serviço gratuito da Serasa, Limpa Nome Online. A autoconsulta completa pode ser feita a qualquer momento, sem custos, mesmo que o devedor não tenha uma carta-comunicado de débito.
Ainda no site, a Serasa disponibiliza dicas para o consumidor conseguir cumprir suas metas financeiras em 2016 e como se preparar para renegociar dívidas: www.serasaconsumidor.com.br/negociardividas
SerasaConsumidor
SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.
Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
Experian
A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
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