Últimas Notícias

Cadastro Positivo

64% dos consumidores com Cadastro Positivo não estão inadimplentes, revela estudo da Serasa

25/07/2016

Levantamento inédito também apontou que 62% ganham até dois salários mínimos e a maioria tem idade entre 31 e 35 anos. SerasaConsumidor já disponibiliza abertura do cadastro pela internet. Quem se cadastra ganha um mês do serviço de monitoramento do CPF grátis

De uma amostra de 3,087 milhões de consumidores que abriram o Cadastro Positivo na Serasa Experian, 36,1% estão inadimplentes e 63,9% apresentaram alguma restrição ao crédito nos últimos dois anos, mas saíram da lista de devedores. 24,5% dessa amostra não foi negativada nos últimos 24 meses. O estudo inédito foi elaborado pela área de Big Data e especialistas da Serasa.

CP1_jul16

O estudo mostra que o consumidor compreendeu o fato de estar ou ter estado negativado não inaviabiliza a abertura de seus compromissos financeiros para o mercado”, diz a diretora do SerasaConsumidor, Fernanda Monnerat.

Quanto aos rendimentos, o estudo apontou que a maioria dos cadastrados (61,8%) recebe até dois salários mínimos, provando que a população de baixa renda foi a que mais aderiu ao Cadastro Positivo.

 CP2_jul16

Entre as pessoas que optaram pelo Cadasro Positivo, a maioria (15,0%) se encontra na faixa etária entre 31 e 35 anos. Em segundo lugar está o público com idade entre 26 e 30 anos (14,5%) e, em terceiro, o grupo de 36 a 40 anos (12,9%).

CP3_jul16

Abertura do Cadastro pela internet

A abertura do Cadastro Positivo na Serasa agora pode ser feita pela internet, no site do SerasaConsumidor (www.serasaconsumidor.com.br). Confira o passo a passo:

1)    Entre no site www.serasaconsumidor.com.br e preencha o termo de abertura com dados pessoais (nome completo, e-mail, endereço, CPF etc.);

2)    Para garantir a identidade do cidadão, é necessário inserir os dados bancários. Em até três dias um valor simbólico será depositado na conta do consumidor;

3)    Ao identificar na conta, é preciso acessar novamente o site e inserir o valor do depósito. Automaticamente o sistema vai reconhecer individualmente aquele consumidor e o processo será concluído.

Para a diretora do SerasaConsumidor, a população precisa aproveitar este novo canal lançado pela empresa. “Abrir o Cadastro Positivo sem sair de casa, com toda facilidade, é uma excelente oportunidade para que o cidadão comece a fazer parte desse histórico de bons pagadores. Entre outras vantagens, o cadastro estimula um sistema de precificação mais justo, em que a taxa de juros leva em conta o perfil de risco de cada cidadão”, diz.

Além da nova opção de abrir o Cadastro Positivo pela internet, a Serasa ainda oferece outros canais, como o envio de carta à empresa e pessoalmente nas agências espalhadas por todo o país.

O consumidor que fizer o Cadastro Positivo pela internet ganha um mês do serviço antifraude da Serasa, o MeProteja. Ele avisa por e-mail e mensagem de celular (SMS) toda vez que o CPF do cidadão for consultado na hora de uma compra no comércio ou empréstimos em bancos. É um alerta no caso de tentativa de abertura de empresa com o número do documento, se o titular estiver prestes a ser negativado ou ainda quando o consumidor sair do cadastro de inadimplência.

O MeProteja também informa a relação dos números de telefone fixo que estão cadastrados no CPF e parcelas atrasadas que podem gerar negativação. Além disso, quem contrata o serviço de monitoramento de CPF também passa a receber, por SMS, a cada 15 dias, dicas antifraudes. O relatório com as informações é enviado algumas horas depois da contratação do serviço. Um novo documento é gerado e encaminhado a cada 15 dias, mesmo que não tenham notificações, garantindo a tranquilidade do usuário.

Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo permite que as concedentes de crédito vejam as contas pagas, o que pesa na decisão de crédito tanto por parte dos bancos como dos fornecedores, ao contrário do sistema anterior, quando apenas os registros negativos eram considerados. É regido pela lei 12.414 e está em vigor desde o início de 2013 no Brasil. Trata-se de um banco de dados com o histórico de crédito de pessoas físicas e jurídicas. As informações possibilitam o aprimoramento das ferramentas utilizadas na concessão e gerenciamento do crédito.

O sistema tradicional de análise de crédito cria uma seleção adversa: consumidores com baixa probabilidade de inadimplência não tomam crédito porque não aceitam pagar taxas de juros incompatíveis com o seu risco. Ao mesmo tempo, não há mecanismos para quantificar o nível de comprometimento das pessoas com financiamentos em todo o mercado, uma brecha permanente que leva ao superendividamento. “O Cadastro Positivo contribui para reduzir a assimetria de informações e estimular um sistema de precificação mais justa, em que se leva em conta o perfil de risco de cada tomador”, explica Monnerat

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.