Últimas Notícias

Serasa Consumidor

Cai o número de inadimplentes em São Carlos, revela estudo da Serasa

18/07/2016

Cerca de 1,1 mil pessoas quitaram suas dívidas e limparam o nome entre abril e maio deste ano. Para ajudar quem pretende renegociar débitos atrasados e limpar o nome, a empresa lançou recentemente a autoconsulta gratuita completa de CPF pela internet e aplicativo de celular. Também é possível verificar pessoalmente no serviço de atendimento na cidade

Estudo feito pela área de Big Data da Serasa Experian revela que 69,7 mil pessoas estavam inadimplentes em São Carlos em maio de 2016, cerca de 1,1 mil a menos na comparação com abril do mesmo ano, quando o índice apresentou 70,8 mil consumidores com dívidas atrasadas na cidade. O Estado de São Paulo concentra cerca de 14,0 milhões de cidadãos inadimplentes. Já no Brasil, são 59,5 milhões de pessoas com restrições financeiras no nome.

Segundo os economistas da Serasa, este movimento revela o esforço dos consumidores para renegociar dívidas e sair da inadimplência. Para eles, são duas as condições que possibilitaram às pessoas regularizarem as dívidas: elas foram atrás de linhas de crédito ou sacaram o dinheiro da caderneta de poupança.

Para ajudar quem pretende renegociar débitos atrasados e limpar o nome, a Serasa lançou recentemente a consulta gratuita completa de CPF pela internet. Dessa forma, o consumidor pode verificar se há alguma pendência financeira registrada em seu CPF acessando o site www.serasaconsumidor.com.br ou consultando via aplicativo do “SerasaConsumidor”. A autoconsulta pode ser feita a qualquer momento, gratuitamente, mesmo que o devedor não tenha recebido uma carta-comunicado de débito.

O cidadão consegue visualizar qual débito pendente o levou à inadimplência (banco, cartão de crédito, financeira, varejo, prestadoras de serviços de telefonia, energia elétrica, água, além de ocorrências de títulos protestados, cheques sem fundos e ações judiciais) e as informações sobre os credores, como telefones, endereço, e-mail e site, assim como o valor atual e a data de vencimento do débito atrasado. No mesmo ambiente digital, o consumidor pode renegociar dívidas diretamente, sem intermediários, caso a empresa seja parceira do serviço gratuito da Serasa, o Limpa Nome Online.

Para garantir que somente o próprio consumidor tenha acesso às suas informações na Serasa, após o cadastro, será necessário um processo de autenticação. Um dos passos é inserir o número do celular e confirmar na página da consulta um código de validação recebido via SMS. O procedimento só é feito no primeiro acesso.

O consumidor pode ainda fazer a consulta gratuita de CPF pessoalmente no posto de atendimento gratuito da Serasa na cidade de São Carlos. O serviço fica na rua Episcopal, nº 2005, mesmo endereço onde foram instaladas algumas áreas da companhia em fevereiro deste ano, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h.

Entre outros serviços encontrados no posto de atendimento ao Consumidor em São Carlos, é possível fazer a abertura do Cadastro Positivo, que reúne informações sobre o histórico de pagamento do cidadão para que seja possível medir a pontualidade de quitação das parcelas vencidas e avaliar o risco de superendividamento.

Além disso, pode ser feito o alerta de documentos (Registro Geral, RG; carteira de trabalho; CPF; carteira de habilitação e título de eleitor) e cheques roubados. O registro gratuito na Serasa ajuda a reduzir o risco de fraudes e evitar a dor de cabeça de ter dados pessoais utilizados por golpistas.

O consumidor também poderá ter informações sobre a contratação do serviço antifraude da Serasa, MeProteja, que avisa por e-mail e mensagem de celular (SMS) toda vez que o CPF do cidadão for consultado na hora de uma compra no comércio ou empréstimos em bancos. É um alerta no caso de tentativa de abertura de empresa com o número do documento, se o titular estiver prestes a ser negativado ou ainda quando o consumidor sair do cadastro de inadimplência.

Além disso, quem contrata o serviço de monitoramento de CPF também passa a receber, por SMS, a cada 15 dias, dicas antifraudes. O relatório com as informações é enviado algumas horas depois da contratação do serviço. Um novo documento é gerado e encaminhado a cada 15 dias, mesmo que não tenham notificações, garantindo a tranquilidade do usuário.

Ainda no local, é possível adquirir e emitir o Certificado Digital da Serasa, tecnologia que permite a identificação de pessoas físicas e jurídicas no ambiente eletrônico, regulamentada no país pela Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira (ICP-Brasil), vinculada à Casa Civil da Presidência da República. Ele tem validade jurídica e confere aos documentos eletrônicos autenticidade, integridade, sigilo e atributo de não repúdio. A empresa disponibiliza diferentes tipos de certificado, de acordo com as necessidades de cada cliente, como e-CPF, e-CNPJ, NF-e, entre outros. Para mais informações, acesse: https://serasa.certificadodigital.com.br/.

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

 Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2014, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.