Últimas Notícias

Serasa Consumidor

Norte e Nordeste registram maior aumento no número de inadimplentes, afirma Serasa Experian

27/06/2016

Acre registrou o maior crescimento de consumidores negativados em março de 2016 na comparação com o mesmo mês do ano anterior, com alta de 17,9%. Bahia ficou em segundo lugar (15,9%)

Estudo inédito feito pela área de Big Data e os economistas da Serasa Experian revela que os estados das regiões Norte e Nordeste são os mais impactados com o crescimento do número de inadimplentes no país. Em março de 2016, o Acre registrou aumento de 17,9% no número de negativados em relação ao mesmo mês de 2015, a maior alta no período, chegando a um total de 249.156 consumidores com dívidas atrasadas.

O gráfico abaixo mostra que no Acre e nos demais estados da Região Norte, além do Distrito Federal, a queda da renda está diretamente ligada ao crescimento da inadimplência (quanto maior a queda da renda, maior o crescimento da inadimplência). Os números de rendimento são provenientes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Pnad Contínua – do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Veja abaixo:

 

estados1

Em segundo lugar no ranking de crescimento do número de inadimplentes entre março/2015 e março/2016 está a Bahia, com elevação de 15,9% no período, atingindo a marca de 4.333.517 pessoas com dívidas atrasadas. Neste caso, o impacto foi gerado pelo aumento do desemprego, fator que também impactou no crescimento da inadimplência nos outros estados da Região Nordeste, conforme mostra o gráfico abaixo (aumento do desemprego x aumento da inadimplência).

O Ceará tem a terceira posição na lista de estados com maior crescimento da inadimplência no comparativo interanual: 15,7% no período (2.258.480 pessoas no total). O Piauí (15,0%), o Maranhão (14,4%) e Sergipe (13,9%) vêm na sequência das maiores altas. Ou seja, dos cinco primeiros estados no ranking de aumento da inadimplência, quatro são da Região Nordeste.

estados2

Entre os estados da Região Sudeste, Sul e Centro-Oeste, o impacto no crescimento da inadimplência também tem relação direta com o aumento do desemprego, conforme mostra o gráfico abaixo:

estados3

Os gráficos levam em conta as seguintes variações de renda e desemprego, de acordo com a Pnad:

estados4

Atualmente o Brasil possui cerca de 60 milhões de negativados, segundo dados da Serasa referentes a março. É a maior marca já registrada pela Serasa Experian desde que iniciou a medição, em 2012, quando pela primeira vez a inadimplência atingiu 50,2 milhões de pessoas. Confira abaixo a tabela completa com os dados de cada um dos estados:

estados5

Na distribuição da inadimplência pelo país, o estado de São Paulo segue concentrando a maior fatia, com 23,5% em março de 2016. O Rio de Janeiro está em segundo lugar, com 9,9% dos 60 milhões de consumidores inadimplentes e Minas Gerais ocupa a terceira posição, com 9,2% do total. Veja os percentuais de todos os estados na tabela abaixo:

estados6

Dívidas por região

 A Região Centro-Oeste é a campeã em valor médio da dívida dos consumidores inadimplentes em março de 2016, alcançando R$ 5.540,00. No mesmo período do ano anterior, o valor era menor (R$ 5.223,00). Em segundo lugar vem a Região Sul, com dívida média de R$ 5.145,00, valor ligeiramente superior ao apresentado em março de 2015: R$ 5.128,00.

Em terceiro lugar está a Região Sudeste, com dívida média de R$ 4.630,00, montante inferior ao de março de 2015 (R$ 4.726,00). As regiões Norte e Nordeste vêm em quarto e quinto lugar, respectivamente. Confira todos os números no mapa abaixo:

estados7

Serasa Experian

 A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2015, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2015 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 37 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

 

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.