Últimas Notícias

Serasa Consumidor

Serasa Experian é pioneira na adesão à nova cadeia V5 do certificado digital

24/06/2016

Regulamentação do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) exige renovação periódica das Autoridades Certificadoras

A Serasa Experian reforça o pioneirismo ao adotar a nova cadeia para dar continuidade à emissão dos certificados digitais ICP Brasil, conforme normativa emitida em março pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), órgão regulamentador. A Serasa é a primeira Autoridade Certificadora a cumprir essa exigência.

Assim como os certificados digitais de pessoas físicas (e-CPF) e pessoas jurídicas (e-CNPJ) têm período de validade, os certificados digitais das Autoridades Certificadoras (ACs), como a Serasa, responsáveis pelas emissões, também vencem. Por isso, há a necessidade de fazer a atualização exigida pelo ITI.

A Serasa Experian, como uma Autoridade Certificadora de 1° nível vinculada ao ITI, já emitiu a nova cadeia, chamada de V5. A cerimônia de oficialização foi realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença dos representantes legais do órgão regulador (ITI) no dia 7 de junho. O novo certificado emitido para a Autoridade Certificadora Serasa Experian tem validade de 13 anos.

“A nova raiz v5 da ICP-BRASIL é essencial para a continuidade de emissões de certificados digitais pelas ACs em conformidade com os prazos de vigência regulamentados. O mesmo padrão de segurança e interoperabilidade das raízes anteriores está assegurado para esta nova raiz, de modo que os usuários continuarão a desfrutar dos benefícios da certificação digital ICP-Brasil de forma transparente e ininterrupta”, explica Maurício Coelho, diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI.

Segundo Claudia Tazitu, diretora da unidade de negócio de Certificado Digital da Serasa Experian, a empresa tem como compromisso garantir a continuidade dos produtos sem que haja impacto para os clientes. “Temos historicamente um pioneirismo no mercado, por isso estamos entre as primeiras Autoridades Certificadoras preparadas para emitir o certificado na nova cadeia V5”, afirma.

Certificação Digital

A certificação digital é uma tecnologia que permite a identificação de pessoas físicas e jurídicas no ambiente eletrônico, regulamentada no país pela Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira (ICP-Brasil), vinculada à Casa Civil da Presidência da República. Tem validade jurídica e confere aos documentos eletrônicos autenticidade, integridade, sigilo e atributo de não repúdio.

A Serasa Experian promove a certificação digital como tecnologia efetiva para a desmaterialização dos processos, com atributos de validade jurídica, agilidade e praticidade, a serviço da sustentabilidade dos negócios e processos.

Para mais informações, acesse: www.certificadodigital.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2015, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2015 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 37 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.