Últimas Notícias

Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda do consumidor por crédito cresce 5,0% em maio, aponta Serasa Experian

20/06/2016

Procura por crédito recua no Norte e no Nordeste no acumulado do ano

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito em maio de 2016 cresceu 5,0% em relação ao mês imediatamente anterior (abril/16). Em comparação com o mesmo mês do ano passado, a procura por crédito cresceu 2,1%. No acumulado dos primeiros cinco meses do ano, a demanda do consumidor por crédito avançou 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o movimento positivo da busca por crédito em maio/16 foi estimulado pela ocorrência do Dia das Mães, considerado pelos varejistas como o Natal do primeiro semestre. Todavia, o avanço em relação ao mês de maio do ano passado foi pequeno devido às condições mais restritivas de crédito neste ano de 2016.

Análise por classe de renda pessoal mensal
Na comparação com abril/16, a alta na demanda do consumidor por crédito em maio/16 foi de 5,0% para os que ganham até R$ 500 mensais e de 5,1% para os que recebem entre R$ 500 e R$ 1.000 por mês. Para as demais faixas de renda, os avanços em maio/16 foram de: 5,1% para renda entre R$ 1.000 e R$ 2.000; 4,8% para a faixa de R$ 2.000 a R$ 5.000 mensais; 4,9% para os que recebem entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por mês; e 4,8% para aqueles que ganham mais de R$ 10.000 mensais.

DemandaPF1_mai16

No acumulado dos primeiros cinco meses de 2016, com exceção da faixa de menor renda (com queda de 1,7%), a busca do consumidor por crédito subiu em todas as demais faixas de renda em relação ao mesmo período de 2015: consumidores com renda mensal entre R$ 500 e R$ 1.000 (2,0%); renda mensal entre R$ 1.000 e R$ 2.000 (3,5%); renda mensal entre R$ 2.000 e R$ 5.000 (3,8%); renda mensal entre R$ 5.000 e R$ 10.000 (3,8%) e renda mensal maior que R$ 10.000 (3,3%).

Análise por região
Em maio/16, quando comparado com abril/16, houve crescimentos na procura do consumidor por crédito em todas as regiões do país: Sudeste (6,2%); Nordeste (5,0%); Centro-Oeste (4,3%); Sul (2,8%); Norte (2,6%).

DemandaPF2_mai16

No acumulado dos primeiros cinco meses de 2016, as demandas dos consumidores por crédito avançaram 5,0% na Região Sul, 3,9% no Sudeste e 2,9% no Centro-Oeste. Na direção contrária estão as regiões Norte e Nordeste com quedas acumuladas de 2,4% e 2,5% nos cinco primeiros meses de 2016 na comparação com o período de janeiro a maio do ano passado.

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2015, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2015 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 37 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.