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Estudos de Inadimplência

Cerca de 70 mil consumidores da cidade de São Carlos estão inadimplentes, revela estudo inédito da Serasa

16/06/2016

Pessoas entre 41 e 50 anos são as que mais possuem dívidas atrasadas na cidade. No posto de atendimento gratuito da Serasa, é possível consultar a situação financeira do CPF e obter orientação de como renegociar a dívida e sair da inadimplência

Estudo inédito feito pela área de Big Data da Serasa Experian, em março deste ano, revela que cerca de 70 mil pessoas estão inadimplentes na cidade de São Carlos. O Estado de São Paulo concentra cerca de 14 milhões de consumidores com dívidas atrasadas. Já no Brasil, são 60 milhões de pessoas com restrições financeiras no nome. A faixa etária de 41 a 50 anos é a que mais concentra a inadimplência em São Carlos, com participação de 19,5% do total. Em segundo lugar estão os jovens, de 18 a 25 anos, com 15,2%.

Distribuição dos inadimplentes por faixa etária

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Atendimento gratuito da Serasa em São Carlos

 A Serasa inaugurou no dia 09 de maio deste ano o seu posto de atendimento gratuito ao consumidor e empresas na cidade de São Carlos. O serviço fica na rua Episcopal, nº 2005, mesmo endereço onde foram instaladas algumas áreas da companhia em fevereiro deste ano, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h, oferecendo consultas ao CPF/CNPJ, abertura de Cadastro Positivo, alerta de documentos e cheques roubados, orientação sobre renegociação de dívidas e como sair da inadimplência, entre outros.

O Cadastro Positivo é uma importante ferramenta para proteger não só as empresas da inadimplência, mas também os próprios consumidores do consumo imprudente. Ele reúne informações sobre o histórico de pagamento do cidadão para que seja possível medir a pontualidade de quitação das parcelas vencidas e avaliar o risco de superendividamento. Para abrir o Cadastro Positivo de graça na Serasa, o cidadão deverá apresentar um documento de identidade original com foto ou cópia autenticada.

Já o Serviço de alerta de Documentos e Cheques Roubados ajuda o consumidor a reduzir o risco de fraudes e evitar a dor de cabeça de ter seus dados pessoais roubados. A população pode fazer o registro gratuito do extravio ou roubo dos seguintes documentos: Registro Geral, o RG; carteira de trabalho; CPF; carteira de habilitação e título de eleitor. Também é possível fazer o alerta de folhas de cheques.

No posto da Serasa, o consumidor também poderá ter informações sobre a contratação do serviço antifraude da Serasa, MeProteja, que avisa por e-mail e mensagem de celular (SMS) toda vez que o CPF do cidadão for consultado na hora de uma compra no comércio ou empréstimos em bancos. É um alerta no caso de tentativa de abertura de empresa com o número do documento, se o titular estiver prestes a ser negativado ou ainda quando o consumidor sair do cadastro de inadimplência.

O MeProteja também informa a relação dos números de telefone fixo que estão cadastrados no CPF e parcelas atrasadas que podem gerar negativação. Além disso, quem contrata o serviço de monitoramento de CPF também passa a receber, por SMS, a cada 15 dias, dicas antifraudes. O relatório com as informações é enviado algumas horas depois da contratação do serviço. Um novo documento é gerado e encaminhado a cada 15 dias, mesmo que não tenham notificações, garantindo a tranquilidade do usuário.

Ainda no local, é possível adquirir e emitir o Certificado Digital da Serasa, tecnologia que permite a identificação de pessoas físicas e jurídicas no ambiente eletrônico, regulamentada no país pela Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira (ICP-Brasil), vinculada à Casa Civil da Presidência da República. Ele tem validade jurídica e confere aos documentos eletrônicos autenticidade, integridade, sigilo e atributo de não repúdio. A empresa disponibiliza diferentes tipos de certificado, de acordo com as necessidades de cada cliente, como e-CPF, e-CNPJ, NF-e, entre outros. Para mais informações, acesse: https://serasa.certificadodigital.com.br/.

Investimentos na cidade

Em fevereiro deste ano, a Serasa Experian instalou em São Carlos o seu novo centro de excelência, que engloba áreas de TI, Captação de Dados e Finanças, e presta atendimento em território nacional.

Com um investimento de R$ 30 milhões na cidade, na primeira fase, cerca de 500 funcionários estarão alocados em dois escritórios provisórios localizados no centro da cidade. Eles devem atuar nestes locais até o segundo semestre, quando se mudarão para a sede definitiva, no Distrito Industrial Miguel Abdelnur. A expectativa é que, com o crescimento das operações, o novo centro tenha capacidade para 1500 funcionários.

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

 Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2014, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

 

 

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