Últimas Notícias

Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda do consumidor por crédito recua 2,2% em fevereiro, aponta Serasa Experian

14/03/2016

Regiões Norte e Nordeste puxaram as quedas tanto em fevereiro quanto no acumulado do primeiro bimestre

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito em fevereiro de 2016 caiu 2,2% em relação a janeiro/16. Na comparação com o mesmo mês do ano passado (fev/15), por fevereiro deste ano (2016) ter tido um dia a mais (ano bissexto), houve alta de 6,7% da procura dos consumidores por crédito. Assim, no acumulado do primeiro bimestre do ano, a demanda do consumidor por crédito foi 1,7% maior que a registrada no primeiro bimestre de 2015.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o aprofundamento da recessão econômica, o nível elevado das taxas de juros e o patamar deprimido dos níveis de confiança do consumidor continuam impedindo um desempenho mais favorável da procura dos consumidores por crédito no país.

Análise por classe de renda pessoal mensal

Na comparação com janeiro/16, todas as faixas de renda acusaram retração em suas demandas por crédito: consumidores que ganham até R$ 500 por mês (-2,3%); consumidores que recebem entre R$ 500 por mês e R$ 1.000 mensais (-2,7%); consumidores que ganham entre R$ 1.000 e R$ 2.000 por mês (-1,9%); consumidores que recebem entre R$ 2.000 e R$ 5.000 mensais (-1,4%); consumidores que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por mês (-1,1%); consumidores cuja renda mensal supera R$ 10.000 (-0,8%).

dem

No acumulado do primeiro bimestre de 2016, com exceção da faixa de menor renda (com queda de 2,8%), a busca do consumidor por crédito subiu em todas as demais faixas de renda em relação ao primeiro bimestre de 2015: consumidores com renda mensal entre R$ 500 e R$ 1.000 (1,5%); renda mensal entre R$ 1.000 e R$ 2.000 (2,6%); renda mensal entre R$ 2.000 e R$ 5.000 (3,0%); renda mensal entre R$ 5.000 e R$ 10.000 (2,9%) e renda mensal maior que R$ 10.000 (2,1%).

Análise por região

Em fevereiro de 2016, quando comparado com janeiro de 2016, exceto na Região Sul (alta de 0,4%), a demanda do consumidor por crédito recuou em todas as demais regiões geográficas do país. No Norte e no Nordeste os recuos mensais foram de 5,4% e de 5,3%, respectivamente. No Centro-Oeste a queda foi de 2,2% e no Sudeste o recuo foi de 1,6%.

dem1

No acumulado do primeiro bimestre de 2016, a demanda dos consumidores por crédito avançaram 5,0% na Região Sul e 4,2% no Sudeste. No Centro-Oeste houve retração de 1,7% e no Norte queda de 2,5%. O maior recuo na demanda dos consumidores por crédito ocorreu no Nordeste: baixa de 4,9% no primeiro bimestre de 2016 perante mesmo período do ano passado.

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2015, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2015 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 37 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

 # # #

 

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.