Últimas Notícias

Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda do consumidor por crédito abre 2016 em queda, aponta Serasa Experian

16/02/2016

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito em janeiro de 2016 caiu 2,6% em relação ao mesmo mês do ano passado (jan/2015). Comparativamente ao último mês do ano passado (dez/2015) a queda foi de 0,6%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, juros e inflação altos, desemprego em ascensão e baixo grau de confiança estão afugentando os consumidores do crédito, a exemplo do que ocorreu ao longo de todo o ano passado.

Análise por classe de renda pessoal mensal

Na comparação com janeiro do ano passado, houve recuo na procura por crédito em todas as classes de renda mensal. O maior deles foi a retração de 7,1% para quem ganha até R$ 500 por mês. Para os que ganham entre R$ 500 e R$ 1.000 a queda foi de 2,8%. Para aqueles que recebem mais de R$ 10.000 por mês, o recuo na demanda por crédito em janeiro/16 (perante janeiro do ano passado) foi de 2,7%. Para os que recebem entre R$ 1.000 e R$ 2.000 por mês e para os que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 mensais, o recuo em janeiro/16 foi idêntico: -1,8%. Por fim, os que recebem entre R$ 2.000 e R$ 5.000 recuaram sua demanda por crédito em 1,6%.

oi

Na variação mensal, isto é, contra dezembro do ano passado, a busca do consumidor por crédito também recuou em todas as faixas de renda em janeiro/16: consumidores que ganham até R$ 500 por mês (-3,1%); renda mensal entre R$ 500 e R$ 1.000 (-0,6%); renda mensal entre R$ 1.000 e R$ 2.000 (-0,2%); renda mensal entre R$ 2.000 e R$ 5.000 (-0,2%); renda mensal entre R$ 5.000 e R$ 10.000 (-0,1%) e renda mensal maior que R$ 10.000 (-0,3%).

Análise por região

Em janeiro de 2016, quando comparado com janeiro de 2015, a demanda do consumidor por crédito recuou em todas as regiões geográficas do país. No Nordeste o recuo foi de 8,2% ao passo que o Centro-Oeste a queda foi de 6,8%. No Norte a retração foi de 3,9%. No Sul e Sudeste as quedas foram menores: -0,7% e -0,3%; respectivamente.

oi1

Na comparação mensal, isto é, janeiro/16 x dezembro/15, houve crescimento na demanda do consumidor por crédito no Centro-Oeste: alta de 1,4%. No Sudeste ficou estagnada. Nas demais regiões houve queda na procura do consumidor por crédito: Sul (-3,5%); Norte (-1,6%); Nordeste (-0,2%).

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2015, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2015 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 37 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

 

 

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.