Últimas Notícias

Serasa Consumidor

Para 67% dos inadimplentes o presente de Natal será o nome limpo, revela pesquisa da Serasa

18/12/2015

 

Retirar o nome da lista de devedores até o final de 2015 é o objetivo da maioria dos brasileiros negativados. No Estado de São Paulo a porcentagem de quem garante que vai sair do vermelho até o fim do mês é maior: 72%

 Sair da inadimplência e reconquistar o acesso ao crédito é o pedido de Natal da maioria dos brasileiros que estão negativados. E grande parte dessas pessoas garante que vai agir para conquistar este presente até o final de dezembro de 2015. Pesquisa realizada pelo SerasaConsumidor com 8.288 consumidores nas agências da Serasa no país revelou que 67% dos inadimplentes pretendem acertar as contas ainda este ano. Já no Estado de São Paulo, a porcentagem é maior: 72% dos entrevistados dizem que vão se empenhar para brindar a chegada de 2016 sem dívidas.

A preocupação com as contas de começo de ano, a necessidade de obter crédito para honrar as despesas de janeiro e mesmo a vontade de deixar as dívidas atrasadas no “ano velho” são algumas das razões que motivam os consumidores a regularizar a vida financeira antes da virada. “Mas na ânsia de sanar o orçamento, o inadimplente não deve ser seduzido por propostas milagrosas, que prometem a retirada do nome do cadastro por meios não convencionais”, lembra a especialista em relações com os consumidores da Serasa, Karla Longo.

Segundo Karla, os caminhos fáceis apresentados para solucionar a falta de crédito provocada por dívidas não pagas em propagandas recorrentes, na maioria das vezes, são atalhos que levam o consumidor inadimplente a ter seu problema redobrado: além de continuar devendo, ele terá jogado dinheiro fora ao pagar para golpistas que prometem soluções mágicas. Há casos de empresas que se oferecem como intermediárias para a renegociação da dívida, cobrando pelos serviços, o que aumenta o valor da dívida. “Isso quando não desaparecem sem fazer a quitação do débito.” A especialista alerta que não existe fórmula mágica para ter a anotação da dívida cancelada sem que ela seja renegociada ou paga.

Como proceder?

A melhor maneira de regularizar uma pendência financeira é procurar diretamente a empresa credora e tentar uma renegociação. A Serasa Experian possui o serviço Limpa Nome Online, disponível 24 horas todos os dias do ano. O canal conta com a participação de muitas empresas de diferentes setores, que oferecem descontos especiais para quem quer negociar. A iniciativa permite que consumidores de todo o Brasil renegociem suas dívidas diretamente com os credores, sem sair de casa e de forma gratuita.

Para participar, basta entrar no www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online/ e preencher um cadastro. O internauta será levado a uma página na qual estão listadas todas as empresas do Limpa Nome Online com as quais ele possui alguma dívida pendente e que constam na base de dados da Serasa.

Ao escolher e clicar no nome da empresa surgirá uma página apresentando as dívidas que o consumidor possui em aberto e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat). A partir daí, o consumidor pode entrar em contato diretamente com as empresas para negociar possíveis descontos e condições de pagamento diferenciadas – em alguns casos, é possível até mesmo que o boleto já esteja disponível, a partir de uma proposta inicial feita pela própria empresa. Todas as propostas são apresentadas pelas empresas credoras de forma individualizada. Algumas companhias disponibilizam canais de atendimento com horários específicos de funcionamento.

O site é desenvolvido em ambiente protegido, que garante a segurança e proteção de todos os dados do consumidor. Assim, quem não tiver internet em casa poderá usar qualquer computador para negociar as pendências.

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2015, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2015 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 38 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.