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Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda do consumidor por crédito fica praticamente estagnada em novembro, diz Serasa Experian

10/12/2015

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito ficou praticamente estagnada em novembro/15, subindo apenas 0,1% na relação com o mês imediatamente anterior (outubro/15). Já na comparação com o mesmo mês do ano passado (novembro/14), houve recuo de 2,5%. No acumulado do ano, a procura do consumidor por crédito ainda registra avanço de 1,5% (janeiro a novembro de 2015 x janeiro a novembro de 2014).

 De acordo com os economistas da Serasa Experian, o aprofundamento da recessão econômica, com ampliação do desemprego, os altos índices de inflação, as condições de crédito cada vez mais restritivas e o baixo patamar dos níveis de confiança dos consumidores continuam pesando sobre a demanda dos consumidores por crédito.

Análise por classe de renda pessoal mensal

A demanda do consumidor por crédito diminuiu em novembro/15 nas camadas superiores de renda: queda de 0,2% para quem ganha entre R$ 2.000 e R$ 5.000 por mês; recuo de 0,3% para quem recebe entre R$ 5.000 e R$ 10.000 mensais e variação negativa de 0,6% para rendimentos acima de R$ 10.000 por mês. Já nas camadas mais inferiores de rendimentos mensais, as variações foram levemente positivas: alta de 0,6% para quem ganha menos de R$ 500 por mês; alta de 0,3% para rendimentos mensais compreendidos entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais. Por fim, houve estagnação da demanda por crédito para os consumidores com rendas mensais entre R$ 1.000 e R$ 2.000.

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Na comparação o mesmo período acumulado do ano passado (janeiro a novembro de 2014), houve retração na demanda por crédito apenas na faixa menor de renda mensal: queda de 3,7% para os consumidores que recebem até R$ 500 por mês. Para os que ganham entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais, o crescimento de janeiro a novembro de 2015 foi de 1,6%; para os que recebem entre R$ 1.000 e R$ 2.000 foi de 2,8%; e para os que possuem renda mensal entre R$ 2.000 e R$ 5.000, a alta foi de 1,8%. Houve crescimento menos pronunciado da demanda por crédito nas camadas de rendas mais elevadas da população no acumulado de janeiro a novembro de 2015: altas de 0,5% para os que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 e de 0,9% para aqueles que recebem mais de R$ 10.000 por mês.

Análise por região

Exceto a região Sudeste (que recuou 3,2% em novembro/15), todas as regiões geográficas do país registraram altas mensais nas demandas dos seus consumidores por crédito em novembro/15. A maior delas ocorreu no Nordeste: alta de 8,5% perante outubro/15. No Sul o avanço foi de 1,6%. No Norte a alta em novembro/15 foi de 0,6% e no Centro-Oeste a alta na demanda do consumidor por crédito foi de 0,6% na comparação novembro/15 x outubro/15.

Na comparação com os primeiros onze meses de 2014, exceto no Nordeste que recuou, 0,8%, todas as demais regiões registraram avanços nas demandas dos seus consumidores por crédito: 6,9% no Norte; 3,4% no Centro-Oeste; 2,5% no Sul; 1,1% no Sudeste.

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Você também lê esta notícia em: http://noticias.serasaexperian.com.br/

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

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A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2015, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2015 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 38 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

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