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Número de recuperações judiciais bate novo recorde entre janeiro e novembro, revela Serasa Experian

02/12/2015

As micro e pequenas empresas lideraram os requerimentos de recuperação judicial nos onze meses de 2015, com 589 pedidos

O número de recuperações judiciais requeridas entre janeiro e novembro de 2015 é 46,7% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, revela o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações. Foram 1.137 ocorrências contra 775 apuradas nos onze primeiros meses de 2014. O resultado é o maior para o acumulado dos onze primeiros meses do ano desde 2006, após a entrada em vigor da Nova Lei de Falências (junho/2005).

 As micro e pequenas empresas lideraram os requerimentos de recuperação judicial de janeiro a outubro de 2015, com 589 pedidos, seguidas pelas médias (327) e pelas grandes empresas (221).

Na análise mês a mês, o Indicador verificou aumento de requerimentos de recuperação judicial em novembro/2015, em relação a outubro/2015, alta de 19,6% (122 em novembro contra 102 em outubro). Já na comparação entre novembro/2015 e novembro/2014 a alta foi de 114,0% de 57 para 122.

Na verificação mensal de novembro, as MPEs também ficaram na frente com 72 requerimentos, seguidas pelas médias empresas, com 26, e as grandes com 24.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a ampliação do quadro recessivo da economia, o encarecimento das linhas de crédito às empresas e os impactos da alta do dólar sobre os custos produtivos estão minando a capacidade financeira das empresas, impulsionando os requerimentos de recuperações judiciais.

Falências

Nos primeiros onze meses do ano foram realizados 1.654 pedidos de falências no país, um aumento de 7,9% em relação a igual período de 2014, quando foram registrados 1.533. Do total de requerimentos de falência efetuados de janeiro a novembro de 2015, 850 foram de micro e pequenas empresas (de janeiro a novembro/2014 o número foi de 769); 392 de médias empresas (em igual período do ano passado, 381) e 412 pedidos de grandes empresas (em 2014, 383).

Ainda segundo o Indicador, em novembro/2015, foram requeridas 157 falências, aumento de 8,9% em relação ao mês anterior, quando ocorreram 170 solicitações. Já em relação a novembro/2014 (com 128 falências requeridas) a alta foi de 33,6%.

As micro e pequenas empresas foram responsáveis pelo maior número de pedidos de falência em novembro/2015: 85. Em seguida, as médias e grandes, com 43 solicitações cada.

*Confira abaixo tabela completa com os números de falências e recuperações:

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Legenda:

Recuperação Requerida: Quando a empresa entra com o pedido de recuperação em juízo, acompanhado da documentação prevista em lei, e que será analisado pelo juiz. Neste momento, verificará se o pedido poderá ser aceito.

Recuperação Deferida: A documentação foi analisada pelo juiz e está correta e o pedido pode prosseguir para a próxima etapa, que será a apresentação do plano de recuperação, mas isso não significa que a recuperação será concedida.

Recuperação Concedida: Uma vez que passou por todos os passos e cumpridas as exigências de lei, foi acatado o pedido, quando a empresa permanecerá em recuperação judicial até que se cumpram todas as obrigações previstas no plano.

 A série histórica deste indicador está disponível em:

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/falencias_concordatas.htm

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

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A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2015, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2015 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 38 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

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