Últimas Notícias

Serasa Consumidor

Conheça causas e consequências do superendividamento e saiba como evitá-lo

24/11/2015

A incapacidade de pagar dívidas atuais e futuras, que caracteriza o superendividamento, também pode ser causada pela liberação de crédito para quem já está com a renda comprometida. O sofrimento psíquico é uma das decorrências desse processo. Projeto inédito da Serasa, em parceria com especialistas, prepara as pessoas para fazerem uma boa renegociação no Super Feirão Limpa Nome e não voltar a ter o nome sujo; E-book gratuito pode ser baixado no site www.serasaconsumidor.com.br/superfeirao  

Super Feirão Limpa Nome, que começa hoje, dia 24/11, em São Paulo, também está disponível na versão online para o todo o Brasil

Enquanto o endividamento é caracterizado pelas dívidas feitas para a compra de bens e serviços de modo parcelado, independente de os pagamentos serem compatíveis ou não com o orçamento e mesmo de serem quitados regularmente, o superendividamento se caracteriza pela impossibilidade global de o consumidor pagar suas dívidas atuais e futuras.

De acordo com a advogada e especialista em superendividamento, Vera Lúcia Remedi Pereira, a falta de planejamento financeiro pessoal, situações inesperadas que exijam dinheiro, bem como a falta de orientação financeira, o fato de “emprestar” o nome ou ser fiador e até a compulsão por compras são causas recorrentes do superendividamento. “Somam-se a esta lista, apelos do mercado (campanhas publicitárias que incentivam o consumo desenfreado) e a oferta de crédito fácil”, argumenta.

O não conhecimento do nível de endividamento do consumidor, por parte dos credores, é uma das principais causas do problema. Por isso, o Cadastro Positivo é uma ferramenta importante para proteger não só as empresas da inadimplência, mas também os próprios consumidores do consumo imprudente. O Cadastro Positivo reúne informações sobre histórico de pagamento e compromissos financeiros assumidos. Ao aderir ao cadastro, o consumidor concorda que as empresas que o financiam tenham conhecimento sobre esses dados e sobre a pontualidade na quitação de parcelas vencidas, avaliando o risco de ele se tornar um superendividado.

Prevenir uma situação de superendividamento também é prevenir consequências graves para a vida pessoal, familiar e até para a saúde física e mental, gerando problemas emocionais e sofrimento psicológico. “Quanto mais esse fenômeno aumenta, mais seu custo social se eleva e a necessidade de combatê-lo se impõe”, diz Vera.

Veja a seguir algumas situações que levam ao superendividamento e maneiras de evitá-lo.

  1. Falta de informação (riscos/contratos)

Nenhum financiamento deve ser feito sem uma leitura cuidadosa dos termos de contrato. Caso tenha dificuldade para avaliar um documento como esse, peça ajuda para uma pessoa de confiança e só assine se tiver certeza que os riscos são mínimos e que o parcelamento cabe no seu orçamento.

  1. Falta de planejamento pessoal

A aquisição de bens ou serviços, principalmente de maior valor, precisa de um planejamento anterior, com análise das despesas fixas e variáveis e a conclusão de que é possível efetivar a compra.

  1. Situações inesperadas

Como não há maneira de prevenir a ocorrência desse tipo, que exija injeção de capital, o ideal é manter sempre uma reserva financeira.

  1. Falta de informações e de orientação financeira

É importante se informar sobre como lidar com o dinheiro. As pessoas com mais conhecimento tendem a se envolver em menos situações de risco financeiro. Portanto, diante de qualquer impasse econômico, procure orientação. Mesmo para situações simples, como organizar uma planilha de orçamento doméstico.

  1. Emprestar o nome ou ser fiador

A prática de “emprestar o nome” é uma das grandes causas do superendividamento. E, neste caso, ainda pior, uma vez que a pessoa nem foi beneficiada com a aquisição do bem/serviço. O pensamento é simples: quem pede o nome emprestado é porque já sujou o próprio nome. Portanto, a chance de não conseguir honrar mais essa dívida é grande.

Ser fiador também exige cuidado. Da mesma forma, é seu nome que estará em risco caso o financiado não arque com a despesa. Procure conhecer bem as regras, seus direitos e deveres antes de assinar um contrato como fiador.

  1. Liberação de crédito com limite elevado para consumidor de renda baixa

As empresas também contribuem para o superendividamento de seus clientes quando liberam um limite alto de crédito ou no cheque especial para pessoas que não têm renda compatível. Cabe ao consumidor exercer o autocontrole e não se empolgar com este tipo de oferta.

  1. Várias linhas de crédito para pessoas que comprometidas com outros empréstimos

Ao aderir ao Cadastro Positivo, o consumidor evita que este tipo de situação aconteça, uma vez que o credor consegue ter acesso aos seus compromissos financeiros vigentes.

  1. Consolidação de dívidas com juros elevados

Antes de assumir um financiamento, o consumidor deve entender os juros que estarão embutido nas prestações. Vale a pena? Não existe outra maneira de comprar aquele produto, como, por exemplo, juntando o dinheiro e pagando à vista?

  1. Compulsão por compras

Os compulsivos são grandes candidatos ao superendividamento. Entender que existe um problema de ordem psicológica e que merece tratamento é o primeiro passo para prevenir ou solucionar esta questão. O SerasaConsumidor disponibiliza um teste rápido que ajuda o consumidor descobrir se tem este tipo de patologia: http://www.serasaconsumidor.com.br/testes/voce-e-um-comprador-compulsivo/

 Apelos do mercado (publicidade/marketing)

Mesmo quem não tem compulsão por compras pode se deixar envolver por campanhas publicitárias que incentivam o consumo. Por isso, tome cuidado e lembre que toda despesa deve ser feita com planejamento e a pergunta que prevalece é: eu preciso mesmo disso?

Veja abaixo as opções da Serasa para quem quer ficar no azul:

Super Feirão Limpa Nome Online – entre os dias 3 e 28 de novembro

O Super Feirão conta com uma versão online para consumidores que queiram fazer suas renegociações em qualquer ponto do país, de forma gratuita. Pela internet, o Super Feirão acontece entre os dias 3 e 28 de novembro. O Limpa Nome Online é um serviço gratuito e aberto 24 horas em todos os dias do ano. Durante o Super Feirão, conta com a participação de mais empresas de diferentes setores, que também oferecerão descontos especiais.

Para participar, basta acessar www.serasaconsumidor.com.br/superfeirao e preencher um cadastro. O consumidor será levado a uma página onde estarão listadas todas as empresas com as quais ele possui alguma dívida pendente e que consta na base de dados da Serasa.

Ao escolher e clicar no nome da companhia surgirá uma página apresentando as dívidas em aberto e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat). A partir daí, o consumidor pode entrar em contato diretamente com a empresa para negociar possíveis descontos e condições de pagamento diferenciadas – em alguns casos, um boleto pode estar disponível, a partir de uma proposta feita pela própria empresa. Todas as propostas são apresentadas pelos credores de forma individualizada. (Algumas empresas disponibilizam canais de atendimento com horários específicos de funcionamento).

Algumas empresas que estarão no Super Feirão Online:

Com o sucesso, novas empresas estão aderindo ao Super Feirão Online: agora são 68 participantes: Academia Olímpico, AES Eletropaulo,  Ana Paula Aparecida Barbosa Moveis, Ativos, Banco Cetelem, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, Banco do Brasil, Banco Fiat S/A, Banco Industrial, Banco Itau BBA S/A, Banco Itaucard, Banco Itau leasing S/A, Banco Pan, Banco Rodobens, Banrisul, Bradescard, Bradesco Cartões, BRB Banco de Brasília, Cartão BRB, Cartões American Express, CD Distribuidora de Produtos de Consumo Eireli, Centro Educacional de Piraporinha, Claro, CNA Vila Maria, Confecções Tucumã, CP7 Studio Fotográfico, Credsystem, Deva Veículos, Ecapre Escola de Capacitação e Preparátorio, Embratel, Farmácia Santana, Financeira Itaú CBD S/A, Frei Caneca Materiais para Construção, Fundo de Renegociação de Débitos, Gazin, GVT, Herval, Hipercard Adm Cartões Crédito, Hipperfio Cabos Especiais Ltda, HSBC, Itaú, Itaú Unibanco Financeira S/A, Itaucred, Leader Card, Losango, Luizacred S/A, Mercado Móveis, MFH Clínica Odontológica Ltda, Millena Souza Santos, MZ Imobiliária, NET, Netion Soluções em Internet Via Rádio, Novo Mundo, Novo Mundo Amazonia, Omni Financeira, Pernambucanas, Porto Seguro Cartões, Portocred, Recovery, Renova, Sicoob Credimogiana, Sicredi, Supermercado Bahamas, Supermercados Cidade Canção, Unimarka Distribuidora, Vical, Vivo e Vox Populi Comércio de Papeis Ltda – Epp,

Graças ao sistema de Prevenção à Fraude Fraudnet, desenvolvido pela Serasa Experian, o consumidor pode acessar o Feirão Limpa Nome Online de qualquer computador sem preocupação, pois a proteção da transação está garantida. A solução de prevenção a fraude FraudNet é uma solução que auxilia na identificação de transações suspeitas tanto na visão dos consumidores quanto das empresas participantes.

Super Feirão Limpa Nome São Paulo

 A Serasa começa hoje, dia 24/11, a nova edição do Super Feirão Limpa Nome São Paulo. A força-tarefa visa oferecer condições diferenciadas e descontos especiais para que esses os milhões de brasileiros em situação de inadimplência possam reorganizar a vida financeira e reabilitar o crédito. O Super Feirão poderá ajudar diretamente 40% da população acima de 18 anos que, segundo estudo da Serasa, está com dívidas atrasadas. Nas edições anteriores os descontos chegaram a 95%.

Todas as instituições do Super Feirão Limpa Nome oferecem vantagens exclusivas a seus clientes para a negociação de pendências financeiras. Para isso, as empresas têm à disposição diferentes ferramentas de recuperação da Serasa Experian, o que lhes permite uma análise detalhada da situação de cada consumidor. “A oportunidade de o consumidor negociar uma dívida diretamente com a empresa participante aumenta as chances de um acordo mais satisfatório para ambas as partes”, explica a especialista em relações com os consumidores da Serasa, Karla Longo. “Cada empresa vai oferecer uma proposta individualizada, com o objetivo de facilitar a conversa e proporcionar um bom resultado ao final do acordo”.

Até o dia 28 de novembro, os consumidores de São Paulo também terão a oportunidade de renegociar dívidas atrasadas com condições e descontos especiais, diretamente com as empresas participantes. O Super Feirão Limpa Nome paulista será realizado no estacionamento do Shopping Itaquera (Av.José Pinheiro Borges, s/n), na Zona Leste de São Paulo, reunindo empresas como Bradesco Cartões, Bradescard, Cartões American Express, HSBC/Losango, Recovery, Banco Pan, Avista Cartões, Eletropaulo, Santander, Sky, Claro, Net Embratel, Mapfre, Vivo, GVT, Casas Bahia e Ponto Frio.

Além de os cidadãos renegociarem suas dívidas por meio de condições especiais no Super Feirão Limpa Nome e voltarem a ter seu nome limpo, uma parceria entre a Serasa e o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) vai oferecer às pessoas que comparecerem ao evento de São Paulo, que começa no próximo dia 24, vagas de emprego, intermediação de mão de obra, emissão da carteira de trabalho e habilitação ao seguro-desemprego. Para o atendimento às vagas de emprego do CATe, os interessados nos serviços do CATe, devem apresentar o RG, CPF, carteira de trabalho.

Os interessados em limpar o nome com uma das empresas participantes deverão comparecer munidos de CPF e documento de identidade com foto (RG e Carteira de Trabalho).

 Jornalistas interessados em cobrir o Super Feirão de São Paulo, por favor, confirmar a presença com Ana Greghi ana.greghi@br.experian.com 28479504 ou Carolina Pereira carolina.pereira@br.experian.com

Consumidor deve se preparar antes

O consumidor deve se preparar antes de negociar, seja presencialmente ou no site, colocando na ponta do lápis todas as despesas fixas e as dívidas já assumidas ou previstas. Assim, é possível saber quanto deve sobrar para pagar a nova dívida que será negociada com a empresa (ou mais, se for o caso), escolhendo quais as condições e formas de pagamento melhor se encaixam no orçamento.

“Na hora da negociação, o consumidor deve analisar a proposta e, se não estiver de acordo, é importante fazer uma contraproposta, até que ambos cheguem a uma alternativa realista. O importante é que depois de renegociada, a dívida caiba no bolso do cidadão”, diz Longo.

Comece sua história positiva

No Feirão Limpa Nome de São Paulo, os consumidores poderão abrir seu Cadastro Positivo, uma importante ferramenta para proteger não só as empresas da inadimplência, mas também os próprios consumidores do consumo imprudente. De uma vez só, o cidadão terá a oportunidade de renegociar dívidas, regularizar sua situação financeira e, ao entrar para a lista de bons pagadores, começar a construir sua história positiva no mercado de crédito.

O Cadastro Positivo reúne informações sobre histórico de pagamento e compromissos de consumidores e empresas. Com ele, é possível medir a pontualidade de quitação das parcelas vencidas e avaliar o risco de superendividamento. Á medida que as instituições financeiras, varejistas e demais empresas consigam identificar os bons pagadores, farão ofertas mais atraentes para eles. O cadastro e a permanência do cidadão na lista dos bons pagadores são feitos de forma totalmente gratuita.

Mais informações www.cadastropositivo.com.br

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2015, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2015 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 38 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.