Últimas Notícias

Serasa Consumidor

E-book gratuito ajuda consumidor a renegociar dívidas no Super Feirão Limpa Nome sem voltar à inadimplência

23/11/2015

 

Problemas psicológicos e sociais estão entre as razões que estimulam o consumo sem planejamento. Projeto inédito da Serasa, em parceria com especialistas, prepara as pessoas para fazerem uma boa renegociação e não voltar a ter o nome sujo; conteúdo pode ser baixado no site www.serasaconsumidor.com.br/superfeirao  

Super Feirão Limpa Nome, que começa amanhã, dia 24/11, em São Paulo, também está disponível na versão online para o todo o Brasil

Consumir por impulso, sem planejamento, consumir como uma maneira de compensação pessoal ou mesmo consumir para ostentar uma condição social que não condiz com a própria realidade financeira. Essas são algumas motivações psicológicas que levam o consumidor a inadimplência. De acordo com o último levantamento da Serasa Experian, o Brasil tem hoje 57,2 milhões de inadimplentes.

Segundo pesquisas da Serasa, 40% das pessoas que regularizaram a situação financeira voltam a ser negativadas em menos de 12 meses.  Buscando solução para o problema da reincidência, a Serasa chamou psicólogos do Hospital das Clínicas, que estudam a relação das emoções nas compras, e advogados, com larga experiência em programas de superendividamento em órgãos de defesa do consumidor, para lançar o curso gratuito “Finanças Comportamentais”, no qual o consumidor aprende não só a fazer planilhas, mas sim a mudar o comportamento, buscando pensar mais no futuro e sendo menos imediatista.

Feito em parceria com a Associação Viver Bem, o programa inclui o e-book “Como se preparar para a negociação de dívidas”, dividido em quatro capítulos, dos quais três já podem ser baixados gratuitamente no site www.serasaconsumidor.com.br/superfeirao. O objetivo é promover educação financeira e oferecer subsídios para que os consumidores saibam renegociar suas pendências da melhor forma durante o Super Feirão Limpa Nome, que começa amanhã, dia 24/11, em São Paulo, e também está disponível na versão online para o Brasil todo.

No ebook, os consumidores encontrarão dicas que os ajudarão a planejar o orçamento que vão além de fazer planilhas. “No dia a dia, estamos expostos a uma quantidade gigantesca de informações – na novela, na internet, no celular –, que geram o desejo de ter aquele brinquedo, aquela TV, aquela viagem de férias. Somos bombardeados por estímulos que nos instigam a consumir mais e mais. Mas o que buscamos realmente, quando vamos comprar, é o sentimento de felicidade”, afirma a psicóloga Tatiana Filomensky, presidente da Associação Viver Bem e coordenadora do atendimento a compradores compulsivos do Programa de Ambulatorial dos Transtornos do Impulso do Instituto de Psiquiatria da USP.

Segundo ela, ter autocontrole na hora das compras pode ser um desafio para boa parte dos consumidores, mas é possível dominar o impulso para manter o orçamento sob controle. A especialista afirma que adquirimos bens e serviços para ter contentamento, distração, bem-estar, satisfação, realizar um desejo e até suprir uma necessidade emocional. “E a busca da felicidade geralmente é vinculada à condição econômica e ao consumo. A fórmula é mais ou menos assim: ascensão social = realização pessoal = capacidade de comprar = felicidade.”

Veja algumas dicas da psicóloga para controlar as finanças:

  1. Antes de concluir a compra, pare e pense: você precisa mesmo daquele produto/serviço? Tente diferenciar o que precisa daquilo que simplesmente é um desejo.
  2. Faça uma lista de produtos e serviços que você efetivamente necessita e outra com itens que quer adquirir por prazer. Na hora da compra, priorize o que é necessário, avaliando as condições de pagamento. A outra lista não deve ser esquecida, mas merece um planejamento mais cuidadoso.
  3. Reserve previamente um valor do orçamento para gastar com itens de desejo, mas sem comprometer o pagamento de contas fixas ou dívidas já contraídas.
  4. Defina prioridades, evitando o consumo excessivo e desnecessário, que leva ao endividamento.
  1. Não se engane com parcelamentos propostos pelas lojas: esse mecanismo “engana” o cérebro, criando a ilusão de que custa pouco. Considere o valor total, incluindo os juros. E, antes de decidir, some todos os parcelamentos contratados para saber o quanto eles comprometem sua renda mensal.
  1. Também tome cuidado com o “compre agora e pague depois”. Este truque distancia a compra do pagamento, antecipando a alegria de possuir um item e retardando o sofrimento de pagar por ele.
  1. Cuidado com promoções: confira se o preço está mesmo mais baixo e só leve o que precisa.
  1. Precaução com crédito fácil: se você está endividado e não encontra restrições para contratar um novo financiamento, desconfie. Possivelmente irá pagar juros maiores por ele.
  1. Pense duas vezes antes de contratar o empréstimo consignado, que é descontado do salário.
  1. Nunca leve uma quantidade exagerada de determinado produto apenas porque considerou uma boa oferta.
  1. Sempre pesquise preço e condições de pagamento.
  1. Guarde todos os cupons fiscais e, no final do dia, anote tudo o que gastou. É o melhor jeito de conhecer suas despesas variáveis.
  1. Conheça seu padrão de vida e viva de acordo com ele.
  1. Planeje sua ascensão econômica e social por meio do estudo, do trabalho e da criação novas fontes de renda e não pela compra de itens de luxo, que não condizem com sua renda.
  1. Muitas vezes, as pessoas vão às compras em busca de uma recompensa. Mas pense nas consequências: você merece mais uma dívida? Merece perder o sono, ficar deprimido ou sujar seu nome por causa dela?
  2. Tenha sempre uma meta ou um plano de vida para realizar seus sonhos.
  3. Anote seus gastos. Muitas pessoas têm receio de listar as despesas porque, ao fazer isso, a limitação financeira torna-se mais evidente e concreta. Mas anotar tudo é uma atitude extremamente benéfica. Não faça as contas de cabeça. Use uma caderneta ou uma planilha e liste as despesas fixas (aluguel, telefone, escola, etc.), as variáveis (que cada pessoa da família costuma fazer) e todas as prestações.
  4. Faça o orçamento doméstico. Ele ajuda a conhecer bem a situação e, assim, definir um plano para pôr a vida em ordem e buscar o equilíbrio financeiro. A Cartilha do Orçamento, do Serasa Consumidor, pode contribuir com esse processo.
  5. Cultive bons hábitos. Caso esteja inadimplente, saia de casa apenas com o dinheiro contado, evite ir ao shopping para passear, dê uma pausa no uso do cartão de crédito, pesquise preços e reduza ou elimine gastos supérfluos do dia a dia.
  6. Planeje a saída do endividamento. Faça uma lista de todas as dívidas que possui, defina aquelas que você irá pagar primeiro e negocie com os credores uma forma de quitar. O Super Feirão Limpa Nome Serasa Experian é uma boa oportunidade para renegociar diretamente com o credor, obtendo bons descontos e condições de pagamento especiais.

Faça o teste e veja se você é um comprador compulsivo:

http://www.serasaconsumidor.com.br/testes/voce-e-um-comprador-compulsivo/

Veja abaixo as opções da Serasa para quem quer ficar no azul:

Super Feirão Limpa Nome Online – entre os dias 3 e 28 de novembro

O Super Feirão conta com uma versão online para consumidores que queiram fazer suas renegociações em qualquer ponto do país, de forma gratuita. Pela internet, o Super Feirão acontece entre os dias 3 e 28 de novembro. O Limpa Nome Online é um serviço gratuito e aberto 24 horas em todos os dias do ano. Durante o Super Feirão, conta com a participação de mais empresas de diferentes setores, que também oferecerão descontos especiais.

Para participar, basta acessar www.serasaconsumidor.com.br/superfeirao e preencher um cadastro. O consumidor será levado a uma página onde estarão listadas todas as empresas com as quais ele possui alguma dívida pendente e que consta na base de dados da Serasa.

Ao escolher e clicar no nome da companhia surgirá uma página apresentando as dívidas em aberto e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat). A partir daí, o consumidor pode entrar em contato diretamente com a empresa para negociar possíveis descontos e condições de pagamento diferenciadas – em alguns casos, um boleto pode estar disponível, a partir de uma proposta feita pela própria empresa. Todas as propostas são apresentadas pelos credores de forma individualizada. (Algumas empresas disponibilizam canais de atendimento com horários específicos de funcionamento).

Algumas empresas que estarão no Super Feirão Online:

Com o sucesso, novas empresas estão aderindo ao Super Feirão Online: agora são 68 participantes: Academia Olímpico, AES Eletropaulo,  Ana Paula Aparecida Barbosa Moveis, Ativos, Banco Cetelem, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, Banco do Brasil, Banco Fiat S/A, Banco Industrial, Banco Itau BBA S/A, Banco Itaucard, Banco Itau leasing S/A, Banco Pan, Banco Rodobens, Banrisul, Bradescard, Bradesco Cartões, BRB Banco de Brasília, Cartão BRB, Cartões American Express, CD Distribuidora de Produtos de Consumo Eireli, Centro Educacional de Piraporinha, Claro, CNA Vila Maria, Confecções Tucumã, CP7 Studio Fotográfico, Credsystem, Deva Veículos, Ecapre Escola de Capacitação e Preparátorio, Embratel, Farmácia Santana, Financeira Itaú CBD S/A, Frei Caneca Materiais para Construção, Fundo de Renegociação de Débitos, Gazin, GVT, Herval, Hipercard Adm Cartões Crédito, Hipperfio Cabos Especiais Ltda, HSBC, Itaú, Itaú Unibanco Financeira S/A, Itaucred, Leader Card, Losango, Luizacred S/A, Mercado Móveis, MFH Clínica Odontológica Ltda, Millena Souza Santos, MZ Imobiliária, NET, Netion Soluções em Internet Via Rádio, Novo Mundo, Novo Mundo Amazonia, Omni Financeira, Pernambucanas, Porto Seguro Cartões, Portocred, Recovery, Renova, Sicoob Credimogiana, Sicredi, Supermercado Bahamas, Supermercados Cidade Canção, Unimarka Distribuidora, Vical, Vivo e Vox Populi Comércio de Papeis Ltda – Epp,

Graças ao sistema de Prevenção à Fraude Fraudnet, desenvolvido pela Serasa Experian, o consumidor pode acessar o Feirão Limpa Nome Online de qualquer computador sem preocupação, pois a proteção da transação está garantida. A solução de prevenção a fraude FraudNet é uma solução que auxilia na identificação de transações suspeitas tanto na visão dos consumidores quanto das empresas participantes.

Super Feirão Limpa Nome São Paulo começa nesta terça

A Serasa realiza a partir da próxima terça, dia 24/11, a nova edição do Super Feirão Limpa Nome São Paulo. A força-tarefa visa oferecer condições diferenciadas e descontos especiais para que esses os milhões de brasileiros em situação de inadimplência possam reorganizar a vida financeira e reabilitar o crédito. O Super Feirão poderá ajudar diretamente 40% da população acima de 18 anos que, segundo estudo da Serasa, está com dívidas atrasadas. Nas edições anteriores os descontos chegaram a 95%.

Todas as instituições do Super Feirão Limpa Nome oferecem vantagens exclusivas a seus clientes para a negociação de pendências financeiras. Para isso, as empresas têm à disposição diferentes ferramentas de recuperação da Serasa Experian, o que lhes permite uma análise detalhada da situação de cada consumidor. “A oportunidade de o consumidor negociar uma dívida diretamente com a empresa participante aumenta as chances de um acordo mais satisfatório para ambas as partes”, explica a especialista em relações com os consumidores da Serasa, Karla Longo. “Cada empresa vai oferecer uma proposta individualizada, com o objetivo de facilitar a conversa e proporcionar um bom resultado ao final do acordo”.

Até o dia 28 de novembro, os consumidores de São Paulo também terão a oportunidade de renegociar dívidas atrasadas com condições e descontos especiais, diretamente com as empresas participantes. O Super Feirão Limpa Nome paulista será realizado no estacionamento do Shopping Itaquera (Av.José Pinheiro Borges, s/n), na Zona Leste de São Paulo, reunindo empresas como Bradesco Cartões, Bradescard, Cartões American Express, HSBC/Losango, Recovery, Banco Pan, Avista Cartões, Eletropaulo, Santander, Sky, Claro, Net Embratel, Mapfre, Vivo, GVT, Casas Bahia e Ponto Frio.

Os interessados em limpar o nome com uma das empresas participantes deverão comparecer munidos de CPF e documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Trabalho).

 Jornalistas interessados em cobrir o Super Feirão de São Paulo, por favor, confirmar a presença com Ana Greghi ana.greghi@br.experian.com 28479504 ou Carolina Pereira carolina.pereira@br.experian.com 28478428

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2015, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2015 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 38 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.