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Serasa Experian dá 11 dicas para ecommerces impulsionarem as vendas na Black Friday

11/11/2015

Para atrair os consumidores, planejamento, descontos reais, preparo da infraestrutura, segurança e boas estratégias de marketing não podem faltar

O período que envolve o Black Friday (última sexta-feira de novembro, 27/11) e a Cyber Monday (a segunda-feira subsequente, 30/11) representa uma oportunidade única para o e-commerce nacional. Como os consumidores continuam cautelosos diante do quadro atual de inflação, juros altos e desemprego em ascensão, estar preparado para chamar a atenção do cliente é essencial.

Os especialistas da Serasa Experian prepararam uma lista de dicas para que as lojas virtuais impulsionem o faturamento nesta data, sem esquecer da segurança. Planejamento, descontos reais, preparo da infraestrutura, segurança e boas estratégias de marketing não podem faltar.

“Em datas importantes do varejo os usuários recebem mensagens de diferentes empresas, por isso, ter um diferencial é imprescindível. Surpreender positivamente com a oferta de um produto que o cliente estava procurando, uma promoção imperdível ou mesmo uma abordagem inteligente, capaz de gerar altos níveis de engajamento, faz parte da conquista de fãs para a marca”, explica Fernando Rosolem, gerente da Serasa Experian Marketing Services.

Confira abaixo as 11 dicas da Serasa Experian:

1 – Faça planejamento:Identifique as necessidades da sua empresa e realize campanhas que destaquem as duas datas e os produtos que deseja vender em cada uma.

2 – Aproxime-se do consumidor:o sucesso depende da capacidade de conversar com o público-alvo, por isso é importante estimular o relacionamento com o cliente por redes sociais, e-mail marketing e outros canais, com promoções ou novidades anunciadas na sua loja.

3- Ofereça descontos reais:apesar da popularização dos saldões na Internet, as principais reclamações que envolvem o Black Friday e a Cyber Monday estão relacionadas à propaganda enganosa. Cuide para que os descontos divulgados sejam reais, evitando que a imagem da marca saia arranhada.

4 – Melhore a estrutura:Prepare a infraestrutura para evitar que o excesso de tráfego comprometa a experiência dos usuários, que esperam uma navegação fluida e desejam concluir seu pedido a qualquer hora do dia

5 – Queime o estoque:as duas datas são ótimas oportunidades para queimar o estoque e renovar o catálogo para o Natal. Selecione os itens que podem receber descontos maiores e decida os que ficarão com o preço regular.

6 – Atendimento multicanal: ter um bom relacionamento com o consumidor é essencial. Para isso, é imprescindível estar presente em diversos canais para atender o cliente da forma que ele precisar.

7 – Segmente e personalize: o cliente quer customização na hora de receber um e-mail marketing. Então jamais erre o nome dele. Além disso, cuidado para não oferecer produtos inadequados para aquele consumidor.

8 – Conecte-se às redes sociais:os botões de compartilhamento e likes podem aumentar a taxa de cliques nas ofertas enviadas por e-mail em relação às mensagens que não possuem. Pode parecer uma dica óbvia, mas deve ser sempre levada em conta no momento de criar uma nova peça para e-mail marketing.

9 – Proteja-se contra fraudes: independentemente do porte da sua empresa, é imprescindível utilizar um certificado digital SSL, pois ele garante a proteção de informações como senhas e números de cartão de crédito cadastrados em seu site. Lojas que possuem o certificado digital SSL podem ser facilmente identificadas, pois têm o http do endereço do site, acompanhado de um “s” no final (https).  Há ainda certificados que ativam um destaque em verde na barra do navegador, fazendo com que seu site também seja reconhecido como um ambiente seguro e protegido. Os certificados digitais SSL geram mais confiança para seu cliente e consequentemente, aumentam suas vendas.

10 – Vendas seguras: no e-commerce, não basta avaliar o risco de fraude apenas com a consulta ao CPF utilizado na compra. É preciso levar em conta outros fatores como o dispositivo utilizado pelo comprador (computador, tablet, smartphone ou TV), cidade, estado e até país de onde vem a compra. Para isso, há ferramentas antifraude específicas que criam regras capazes de apontar fatores suspeitos como, por exemplo, cruzamento do idioma do dispositivo com o idioma do pais de origem do IPA ferramenta emite um alerta quando o comportamento suspeito é identificado.

11 – Evite o “falso positivo”: Ao executar ações antifraude, é preciso tomar cuidado ao negar clientes por suspeita de fraude para não cair no chamado “falso positivo”, ou seja, vendas que deixam de ser concretizadas ou que demoram a ser concretizadas por suspeita de fraude quando, na verdade, não são.  Exemplos de este tipo de demora são a colocação de excessivos pontos de controle para a validação do dispositivo ou a realização de muitas perguntas para validar a identidade do comprador.  Utilizar soluções de prevenção a fraude minimiza o atrito com o cliente e facilita a jornada de compra digital, preservando a correta identificação de fraude.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2014, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2015 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

 

 

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