Últimas Notícias

Nível de Atividade do Comércio

Atividade do comércio tem a maior queda do ano em outubro

09/11/2015

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores recuou 3,3% em outubro/15 na comparação com setembro/15, descontadas as influências sazonais. Foi o pior resultado mensal do varejo nacional neste ano de 2015. Já na comparação com o mês de outubro do ano passado, houve retração de 7,9% na movimentação dos consumidores nas lojas, o pior resultado neste critério de comparação desde maio de 2003. No acumulado do ano até outubro/15, o movimento da atividade varejista ainda exibe expansão de 0,4%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a atividade varejista neste ano de 2015 está sendo duramente impactada pelo aumento da inflação, do desemprego, da inadimplência, dos juros no crediário e pelo grau extremamente deprimido da confiança dos consumidores. Tais fatores tem se intensificado nestes últimos meses fazendo com que outubro/15 registrasse a quinta queda mensal consecutiva da atividade varejista no país.

atividadecomercio_outubro

Com exceção do segmento de combustíveis e lubrificantes, que registrou alta de 2,0%, todos os demais segmentos varejistas acusaram retrações mensais em outubro/15, a saber: móveis, eletroeletrônicos e informática (-7,7%); material de construção (-2,7%); veículos, motos e peças (-1,3%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-1,3%); supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-0,2%).

No período acumulado de janeiro a outubro de 2015, apenas o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática ainda registra expansão, de 2,1%, perante os primeiros dez meses do ano passado. Todos os demais segmentos varejistas estão operando no território negativo nesta comparação acumulada anual: veículos, motos e peças (-18,0%); combustíveis e lubrificantes (-2,0%); material de construção (-1,1%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-0,2%); supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-0,1%).

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/atividade_comercio.htm

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

Serasa Experian

 

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2015, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2015 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 38 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com / www.cdlfor.com.br

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.