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Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda por crédito recua 3,9% em setembro, diz Serasa Experian

19/10/2015

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito caiu 3,9% em setembro/15 na relação com o mês imediatamente anterior (agosto/15). Já na comparação com o mesmo mês do ano passado (setembro/14), houve recuo de 3,6%. No acumulado do ano, a procura do consumidor por crédito ainda registra avanço de 3,2% (janeiro a setembro de 2015 x janeiro a setembro de 2014).

 De acordo com os economistas da Serasa Experian, custos do crediário crescentes, quedas dos níveis de confiança do consumidor e elevações da taxa de desemprego no país estão entre os fatores de retração da procura do consumidor por crédito em setembro/15.

Análise por classe de renda pessoal mensal

A demanda do consumidor por crédito diminuiu em setembro/15 em todas as faixas de rendimento, sendo que as mais intensas ocorreram nas camadas mais inferiores de rendas mensais: -3,8% para aqueles que ganham até R$ 500 por mês; -4,1% para os que recebem entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais; e -3,9% para os consumidores cujo rendimento mensal está compreendido entre R$ 1.000 e R$ 2.000. Houve queda de 3,5% para os consumidores que recebem entre R$ 2.000 e R$ 5.000 por mês e para os que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 mensais. Por fim, os consumidores com renda superior a R$ 10.000 por mês retraíram sua busca por crédito em 3,4% no mês de setembro/15.

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Na comparação o mesmo período acumulado do ano passado (janeiro a setembro de 2014), houve retração na demanda por crédito apenas na faixa menor de renda mensal: queda de 2,6% para os consumidores que recebem até R$ 500 por mês. Para os que ganham entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais, o crescimento de janeiro a setembro de 2015 foi de 3,5%; para os que recebem entre R$ 1.000 e R$ 2.000 foi de 4,6%; e para os que possuem renda mensal entre R$ 2.000 e R$ 5.000, a alta foi de 3,2%. Houve crescimento menos pronunciado da demanda por crédito nas camadas de rendas mais elevadas da população no acumulado de janeiro a setembro de 2015: altas de 1,6% para os que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 e de 2,1% para aqueles que recebem mais de R$ 10.000 por mês.

Análise por região

Todas as regiões geográficas do país registraram quedas mensais nas demandas dos seus consumidores por crédito em setembro/15. A maior delas ocorreu no Sul: recuo de 7,5% perante agosto/15. No Centro-Oeste, a queda em setembro/15 também foi expressiva, de 6,9% ante agosto/15. No Norte o recuo foi de 3,1%, no Sudeste de 2,7% e no Nordeste de 2,1% na comparação setembro/15 x agosto/15.

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Na comparação com os primeiros nove meses de 2014, todas as regiões registraram avanços nas demandas dos seus consumidores por crédito no período de janeiro a setembro de 2015: 8,3% no Norte; 5,6% no Centro-Oeste; 4,5% no Sul; 2,7% no Sudeste e 1,0% no Nordeste.

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

 

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2015, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2015 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 38 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

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