Últimas Notícias

Serasa Consumidor

Dia das Crianças com crise, evite comprometer o orçamento

07/10/2015

Comemorar a data não implica, necessariamente, em gastar mais do que as finanças permitem. Especialistas do SerasaConsumidor dão dicas para agradar os pequenos, aproveitando a oportunidade para dar uma aula de educação financeira para toda a família

Convencer uma criança de que o presente desejado não cabe no orçamento da família não é tarefa simples e não apenas porque é difícil explicar sobre crise financeira para os pequenos, mas também porque os próprios pais e parentes se frustram por não atender ao pedido de Dia de Crianças.

A dica é fazer dessa dificuldade uma lição positiva para toda a família. “Explicar, em linguagem acessível, que o dinheiro da casa não é suficiente para comprar os presentes que estão no topo da lista, mas que existem boas opções para comemorar a data, é um bom começo”, especialista em relações com o consumidor do SerasaConsumidor, Karla Longo. “Mas cabe aos adultos fazer com que essa situação não seja encarada com tristeza, mas como um jogo, no qual todos sairão ganhando.”

Para a especialista, o desafio da educação financeira voltada para crianças e adolescentes, pode contribuir com uma nova geração de consumidores mais conscientes. “Mostrar a importância de gastar o dinheiro com boas escolhas e as consequências das compras mal planejadas é o primeiro passo para inserir o público infantil no universo da educação financeira.”

Os especialistas do SerasaConsumidor organizaram algumas dicas para comemorar a data com criatividade e baixo investimento, mostrando que fazer um Dia das Crianças em tempos de crise também pode ser divertido:

  1. Faça do Dia das Crianças uma data fora da rotina: ensine para as crianças jogos ao ar livre que faziam parte de suas atividades infantis. Vale pega-pega, esconde-esconde, passa anel, amarelinha etc.
  2. Verifique se sua cidade oferecerá programações infantis (cinema, teatro etc.) gratuitas e leve a turminha para assistir.
  3. Caso seu filho seja adepto de jogos eletrônicos, organize um campeonato entre adultos e crianças.
  4. Troque os fast-foods, que normalmente agradam os pequenos, mas são caros, por um piquenique no quintal de casa ou em um parque próximo.
  5. Eleja um alimento aprovado pelo paladar infantil (sorvete, brigadeiro etc.) e leve a turminha para prepará-lo sob sua supervisão. Depois convide outras crianças da família ou vizinhos para saborear o resultado.
  6. Escolha ruas tranquilas ou parques para andar de bicicleta, patins ou skate com seus filhos.
  7. Comemore a data, reunindo os amigos de seus filhos para uma tarde de cinema em casa, com direito a pipoca e suco. A ideia também é válida para a leitura ou encenação de histórias, que podem terminar com uma caça ao tesouro (um pacote de balas ou bombons).
  8. Caso a temperatura permita e se sua cidade não estiver em tempos de economia de água, vale uma farra com banho de mangueira no quintal, com os pais entrando na brincadeira.
  9. Caso seu filho não abra mão de determinado presente, veja a possibilidade de adiar a compra, explicando que algumas economias serão necessárias para – mais adiante – adquirir o objeto de desejo. Faça um planejamento junto com ele e comecem a guardar o dinheiro em um cofrinho.
  10. Caso perceba que o valor do presente almejado por seu filho, cairá de preço após o Dia das Crianças e se julgar que o novo valor cabe em seu orçamento, converse com ele, explicando a situação, e espere para realizar a compra.
  11. Bazares ou lojas mais populares normalmente oferecem boas opções de presentes. Lembre-se que geralmente os mais novos não se importam com marcas ou modelos específicos e ficarão felizes, independente do valor pago pelo presente.
  12. Que tal fazer um passeio diferente no Dia das Crianças, levando os pequenos para conhecer entidades assistenciais que acolhem crianças? Converse com seus filhos antes, explicando sobre o local que visitarão e veja se estão dispostos a doar brinquedos e roupas usados. Fazer a alegria de outras crianças pode ser uma ótima experiência para todos.
  13. Lembre-se de que o presente deve caber no seu orçamento. Os pais não devem se sentir culpados por não dar tudo o que os filhos pedem. Estipule um valor que esteja dentro de suas possibilidades e explique claramente a situação para as crianças. Mesmo que elas se sintam frustradas, lembre-se que o seu exemplo vai ajudá-las a agir com responsabilidade e consciência quando forem adultos. E esse certamente é um ensinamento mais valioso que qualquer presente.
  14. Evite parcelar em várias vezes. Se, para comprar o que o filho pediu, você terá que fazer grandes parcelamentos no cartão de crédito, proponha a ele o “desafio” de juntarem todo o dinheiro necessário até o Natal. Explique que, neste momento, você não pode comprar um presente tão caro, mas que é possível fazer algumas economias e, com o dinheiro na mão, negociar um preço melhor. O Natal é a única data que tem o 13º salário para ajudar. Nas demais, os presentes podem sobrecarregar o orçamento e tornar ainda pior a situação de quem já está endividado.
  15.  Não deixe de colocar as contas na ponta do lápis. Faça as contas de todas as dívidas que já possui e os gastos que devem entrar nos próximos meses.
  16. Fale sobre sua situação financeira com o seus filhos. Mesmo que esteja em apuros, falar a verdade é sempre a melhor saída.
  17. Pesquise preços e pechinche. Por mais que o consumidor queira agradar os pequenos, a escolha deve se encaixar no seu bolso.

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

 Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2015, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2015 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 38 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.