Últimas Notícias

Nível de Atividade do Comércio

Atividade do comércio fica estagnada em setembro

06/10/2015

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores ficou estagnado durante o mês de setembro/15 (crescimento nulo) em relação ao mês imediatamente anterior, descontado as influências sazonais. Já na comparação com o mês de setembro do ano passado, houve recuo de 2,6% na movimentação dos consumidores nas lojas. No acumulado do ano até setembro/15, o movimento da atividade varejista ainda exibe expansão de 1,4%, entretanto este é o pior resultado desde 2003.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a atividade varejista vem evoluindo de maneira bastante enfraquecida nestes últimos meses devido a uma série de impactos adversos sobre a capacidade a intenção de compra dos consumidores, a saber: aumento do desemprego, queda da massa real de rendimentos, baixo grau de confiança dos consumidores, juros cada vez mais altos com crédito mais escasso e seletivo devido à elevação dos níveis de inadimplência.ativ

As retrações dos consumidores nas lojas em setembro/15 ocorreram nos segmentos de veículos, motos e peças (-1,9%), tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-1,5%), material de construção (-0,4%) e supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-0,3%). Na direção contrária, os segmentos de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática e o de combustíveis e lubrificantes registraram modestos avanços de 0,6% e 0,3%, respectivamente, durante o mês de setembro/15.

No período acumulado de janeiro a setembro de 2015, três setores estão com crescimento e três com queda. No campo positivo tivemos as altas de 3,7% em móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática; de 1,1% no segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios; e de 0,6% nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas. Já no território negativo, observamos recuos de 16,6% no segmento de veículos, motos e peças; de 1,6% no segmento de materiais de construção; e de 2,7% em combustíveis e lubrificantes.

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/atividade_comercio.htm

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2015, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2015 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 38 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com / www.cdlfor.com.br

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.