Últimas Notícias

Feirão Limpa Nome Online

Dicas para não misturarem o caixa da empresa com contas pessoais

30/09/2015

Empresários inadimplentes podem aproveitar o Feirão Limpa Nome Online, que até 5 de outubro, para renegociar dívidas atrasadas com condições especiais

Boa parte das empresas que acessam o Feirão Limpa Nome Online Serasa Experian, que acontece até 5 de outubro, está em situação de inadimplência porque provavelmente o gestor mesclou as finanças pessoais com o caixa do negócio. Segundo os especialistas da Serasa Experian, o procedimento é comum entre micro e pequenos empresários, principalmente quando são os únicos donos. Mas essa má gestão pode causar o descontrole financeiro em ambas as frentes, levando o empresário à inadimplência como pessoa física e jurídica.

Além disso, quando os pagamentos de fornecedores, produtos e demais despesas da empresa se juntam com contas pessoais, como luz, telefone e cartão de crédito, não é possível fazer uma leitura correta de custos e receita.

Confira dicas dos especialistas da Serasa Experian para ajudar o empreendedor a separar suas contas:

  1. Mesmo que sua empresa seja muito pequena e que o investimento inicial tenha sido proveniente de recursos pessoais, mantenha uma conta bancária pessoa física e outra pessoa jurídica, completamente separadas.
  2. Acompanhe a movimentação de seu fluxo de caixa: quanto entra e quanto sai?
  3. A separação das contas permite identificar se há custos altos demais na empresa e, assim, fica mais fácil tomar providências.
  4. Nunca faça as conferências de extratos, canhoto de cheque, etc. da conta pessoal no trabalho e vice-versa. Mantenha a separação total para impedir a tentação de pagar apenas uma continha pessoal com o dinheiro da empresa, por exemplo.
  5. Antes de fechar um pedido ou fazer alguma aquisição para a empresa, verifique se há dinheiro suficiente no caixa. Caso não haja, adie ou diminua o pedido, mas nunca “pegue emprestado” de sua conta pessoal.
  6. Também não vale o caminho contrário: se suas despesas pessoais extrapolaram o orçamento, não comprometa o caixa da empresa para cobrir o rombo. Recorra a outros meios.
  7. Conheça seus prazos de recebimento e respeite seus prazos de pagamento, tanto na vida pessoal como na empresarial.
  1. Não comprometa dinheiro da empresa que ainda não está na conta. Espere até que os pagamentos sejam efetivados para só então empenhar a verba. Pode acontecer de o dinheiro esperado “não entrar” e você ser obrigado a desviar recursos de sua conta pessoa física para cobrir a conta PJ.
  2. Mesmo que você não tenha muita familiaridade com indicadores econômicos, como empreendedor é importante procurar orientação para entender e acompanhar alguns deles, como faturamento, custo fixo, custo total, margem de lucro e nível de endividamento.
  1. Estabeleça um pró-labore: verifique quanto é necessário para sua sobrevivência pessoal e, se o valor for compatível com o lucro obtido por seu negócio, restrinja suas retiradas a essa quantia estipulada, mesmo que o fluxo de caixa em determinado mês tenha sido mais alto.
  2. Aproveite os meses de “vacas gordas” para lastrear sua empresa. Lembre-se: é importante ter uma reserva para enfrentar momentos de crise. E fuja da tentação de gastar o dinheiro excedente com despesas pessoais.
  3. Quando for necessário fazer um empréstimo para injetar dinheiro na empresa, nunca recorra aos financiamentos pessoa física. Opte por linhas de crédito para pessoa jurídica. Além de ser mais barato, ajuda a manter a separação das contas.
  4. Caso perceba que são necessários cortes mais radicais com pessoal e custos, não espere para agir. Ao adiar essas ações o empresário coloca em risco a existência da companhia e, consequentemente, de seu meio de vida.
  1. Lembre-se que uma empresa em crise é a prova de que algo foi mal executado. Ao sair do colapso financeiro, o pré-requisito é evitar cometer os mesmos erros.
  1. Serviços de apoio ao pequeno empresário e consultorias especializadas podem ajudar na construção de uma nova realidade financeira para a empresa.

Feirão Limpa Nome Empresas

O Feirão Limpa Nome Empresas é um serviço gratuito, que conta com a participação de cerca de 90 credores de vários segmentos, dispostos a oferecer condições especiais, como prazos e descontos, para que as empresas negativadas regularizem as finanças. “Trata-se de uma boa oportunidade de reabilitação do crédito, com o objetivo de os empresários retomarem o fôlego para atravessar a crise sem tantos sobressaltos, evitando, por exemplo, a cobrança de juros por atraso nos pagamentos”, ressalta o gerente executivo de produtos para empresas da Serasa Experian, Rodrigo Sanchez.

O empresário deve acessar o site www.limpanomeempresas.com.br, se cadastrar e verificar se os credores com os quais ele possui pendências financeiras relacionadas na base de dados da Serasa estão participando. “As propostas do Feirão Limpa Nome Online Empresas são apresentadas de forma individualizada, permitindo que o devedor regularize sua situação sem deslocamentos, aproveitando a praticidade da internet”, diz o gerente.

Nesta edição do Feirão Limpa Nome Empresas o cadastro de acesso não requer validação do Certificado Digital, tornando o processo ainda mais simples e ágil, mas mantendo a segurança de navegação graças ao sistema antifraude Safety, desenvolvido pela Serasa Experian. Assim, o empresário pode acessar o Feirão Limpa Nome Online de qualquer computador, pois a proteção dos dados da empresa está garantida.

Ao escolher e clicar no nome da companhia com a qual se deseja negociar surgirá uma nova janela apresentando as pendências da empresa inadimplente e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, site e chat). Em alguns casos, é possível até mesmo que o boleto de pagamento já esteja à disposição a partir de uma proposta inicial feita pelo credor. O serviço funciona 24 horas por dia (algumas empresas disponibilizam ainda outros canais de atendimento com horários específicos de funcionamento).

Os especialistas alertam que o responsável pela negociação deve se preparar, colocando na ponta do lápis todas as despesas fixas de seu negócio e as dívidas já assumidas ou previstas. Assim, é possível saber o valor disponível para pagar a nova conta a ser renegociada, escolhendo as condições e formas de pagamento que melhor se encaixam no orçamento da companhia.

Pesquisas da Serasa Experian indicam que a maioria das companhias devedoras deseja recuperar o crédito, mas um dos principais obstáculos para isso é justamente o contato com os credores. “O objetivo do Feirão Limpa Nome Online Empresas é reinserir essas companhias no mercado de crédito. Entendemos que este é o momento de incentivar a aproximação de quem está devendo e quer pagar e de quem está com débitos em aberto e quer receber. Este processo, realizado online, beneficia empresários de norte a sul, permitindo que todos os interessados acessem o serviço”, afirma José Luiz Rossi, presidente da Serasa Experian.

Serasa Experian

 

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2015, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2015 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 38 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

# # #

 

 

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.