Últimas Notícias

Serasa Consumidor

Tentativas de fraudes podem ocorrer durante o Rock in Rio

24/09/2015

Nos sete dias de festival são esperadas cerca de 600 mil pessoas. Para evitar que a diversão seja prejudicada por golpes, como a venda de ingressos falsos ou roubo de documentos, que leva à fraude de identidade, os participantes devem se manter atentos.

No Rock in Rio 2015 os participantes devem se manter atentos para que certos aborrecimentos não estraguem o prazer de assistir aos artistas preferidos. Enquanto a maioria das 600 mil pessoas esperadas para os sete dias do festival está preocupada apenas em se divertir, existem golpistas de plantão aguardando uma oportunidade para agir. “São vários os fatores que abrem precedentes para fraudadores entrarem em ação quando há uma multidão concentrada em um único foco”, lembra o superintendente do SerasaConsumidor, Julio Leandro. “Mas a desatenção com documentos, smartphones e mesmo o uso indiscriminado de internet sem fio podem ocasionar crimes como fraude de identidade.” Fraude de identidade é o crime em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos.

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude do Consumidor, julho registrou 174.137 tentativas de fraude de identidade, o que significa uma tentativa de fraude a cada 15,4 segundos no país. Para que os expectadores do Rock in Rio não engordem essas estatísticas, os especialistas da Serasa Experian prepararam algumas dicas para ajudar a afastar problemas:

  1. Ao postar abertamente em redes sociais que estará participando do Rock in Rio você também avisa publicamente sua ausência de casa naquele dia/horário. Bandidos podem usar a informação para invasões presenciais. Cuidado: restrinja o acesso de suas postagens apenas aos amigos.
  2. A venda presencial de ingressos falsos também é um risco nessas ocasiões, por isso cuidado com abordagens na porta do festival.
  3. Caso não tenha comprado seu ingresso no site oficial do evento, desconfie de ofertas de última hora ou de cambistas virtuais. Podem ser apenas golpes para ter acesso aos dados do seu cartão de crédito/débito.
  4. Só leve para o local do evento documentos pessoais e de crédito estritamente necessários.
  5. Não carregue senhas escritas em papéis ou guardadas no celular.
  6. Caso tenha um documento roubado ou perdido durante o Rock in Rio, além de fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.), cadastre um alerta no Serviço de Documentos e Cheques Roubados do SerasaConsumidor.
  7. Evite utilizar internet livre disponibilizada ao público para acessar sites protegidos, como de bancos.
  8. Mantenha seus pertences em local seguro, junto ao corpo, dificultando furtos ou perdas. Mesmo nos momentos de descontração ou de empurra-empurra, bolsas, bolsos e mochilas precisam estar protegidos
  9. Para checar sua probabilidade de sofrer fraude de identidade, faça um teste rápido: http://www.serasaconsumidor.com.br/testes/fraude-de-identidade/

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

 Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2015, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2015 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 38 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.