Últimas Notícias

Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda do consumidor por crédito recua 1,8% em agosto

10/09/2015

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito caiu 1,8% em agosto/15 na relação com o mês imediatamente anterior (julho/15). Já na comparação com o mesmo mês do ano passado (agosto/14), houve recuo de 1,4%. No acumulado do ano, a procura do consumidor por crédito cresceu 4,2% (janeiro a agosto de 2015 x janeiro a agosto de 2014).

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o aprofundamento da recessão econômica, acompanhado de altas taxas de juros e de baixos patamares dos níveis de confiança dos consumidores, impactou a retração da procura por crédito por parte dos consumidores em agosto/15.

Análise por classe de renda pessoal mensal

A demanda do consumidor por crédito diminuiu em agosto/15 em todas as faixas de rendimento. As maiores quedas foram justamente nos extremos: 2,1% para quem ganha até R$ 500 por mês e 2,2% para aqueles que recebem mais de R$ 10.000 mensais. Para os que ganham entre R$ 500 e R$ 1.000 por mês e os que recebem entre R$ 2.000 e R$ 5.000 mensais, a queda demanda por crédito em agosto/15 foi de 1,8%. Para os que recebem entre R$ 1.000 e R$ 2.000 por mês a retração foi de 1,7% e para aqueles cuja renda está compreendida entre R$ 5.000 e R$ 10.000 mensais, o recuo foi de 1,5%.

demandacreditoagosto

Na comparação o mesmo período acumulado do ano passado (janeiro a agosto de 2014), houve retração na demanda por crédito apenas na faixa menor de renda mensal: queda de 2,1% para os consumidores que recebem até R$ 500 por mês. Para os que ganham entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais, o crescimento de janeiro a agosto de 2015 foi de 4,5%; para os que recebem entre R$ 1.000 e R$ 2.000 foi de 5,7%; e para os que possuem renda mensal entre R$ 2.000 e R$ 5.000, a alta foi de 4,1%. Houve crescimento menos pronunciado da demanda por crédito nas camadas de rendas mais elevadas da população no acumulado de janeiro a agosto de 2015: altas de 2,3% para os que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 e de 2,8% para aqueles que recebem mais de R$ 10.000 por mês.

Análise por região

Todas as regiões geográficas do país registraram quedas mensais nas demandas dos seus consumidores por crédito em agosto/15. A maior delas ocorreu no Norte: recuo de 4,0% perante julho/15. No Centro-Oeste e no Sudeste, as quedas registradas em agosto/15 foram de 1,9% e de 2,4%, respectivamente. No Nordeste e no Sul, as retrações em agosto/15 foram menores: 0,4% e 0,7%, respectivamente.

demandacreditoagosto1

Na comparação com os primeiros oito meses de 2014, todas as regiões registraram avanços nas demandas dos seus consumidores por crédito no período de janeiro a agosto de 2015: 9,4% no Norte; 7,3% no Centro-Oeste; 5,7% no Sul; 1,8% no Sudeste e 3,4% no Nordeste.

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Você também lê esta notícia em: http://noticias.serasaexperian.com.br/

 

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

 

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2015, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2015 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 38 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.