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Cadastro Positivo

Cadastro Positivo, antídoto contra o superendividamento há 2 anos

31/08/2015

Só na Serasa, 2,2 milhões de pessoas já aderiram. 39% das pessoas que adeririam são da classe C; mais da metade das pessoas ganha até R$ 1500,00. Sudeste lidera

Após quase dois anos de implementação do Cadastro Positivo, quando as instituições financeiras e empresas, com autorização dos clientes, começaram a repassar as informações para os bancos de dados, um número expressivo de cidadãos vem dando início a sua história positiva. Só na Serasa Experian, 2,2 milhões de pessoas já aderiram ao Cadastro Positivo.

“Os birôs, os bancos e as administradoras de consórcios estão se esforçando para estabelecer processos robustos para captura de autorizações e tratamento dos dados dos históricos de crédito, visando oferecer ainda mais segurança às informações do consumidor”, diz a gerente de Cadastro Positivo da Serasa Experian, Fernanda Monnerat. “O cadastro positivo é um indutor do bom comportamento do consumidor. À medida que o mercado dispuser desse histórico de crédito, o bom pagador poderá se beneficiar de taxas melhores. Quanto menos informação, maior a incerteza, o que aumenta o risco e, consequentemente, a taxa de juros”.

Do total de adesões na Serasa Experian, 55% são homens, 43% são mulheres e 2% não quiseram se identificar. A classe C é a que mais tem representatividade, com 39%. Além disso, 62% das pessoas que deram início a sua história positiva ganham até R$ 1500,00. Em seguida, com 22%, está o grupo que ganha de R$ 1.501,00 a R$ 3.000,00. Na sequência, com 6%, as com renda per capita de R$ 3.001, 00 a R$ 6.000,00. Apenas 3% disseram ganhar acima de R$ 6.001,00 e, o restante, 7%, preferiu não dizer.

A maioria das pessoas que aderiu ao cadastro é da região Sudeste (52%). No segundo lugar está a região Sul, com 15%. Na sequência, vem o Nordeste, com 14% das adesões. O Centro – Oeste está em quarto, com 8%, em quinto, o Norte, com 6%. 5% não quiseram se identificar. A maior fatia (21%) possui entre 41 e 50 anos, seguidos pelo grupo de 31 a 35 anos (18%). Já o menor percentual de adesões (7%) possui acima de 60 anos.

48% das pessoas que aderiram ao positivo fizeram somente o ensino médio, 30% o ensino fundamental, 12% o ensino superior e 10% o fundamental incompleto. Das pessoas que iniciaram sua história positiva na Serasa, 85% são bancarizadas.

Para a executiva da Serasa, a grande diferença entre o cadastro positivo e o negativo é que o primeiro mostra as reais condições que o demandante de crédito tem para honrar suas dívidas. “O cadastro negativo não permite dar a pessoa uma condição diferenciada, não diz se ela é boa pagadora e se ela paga as contas em dia”, diz. “O Cadastro Positivo proporcionará uma condição mais justa ao consumidor. É o antídoto contra o superendividamento”.

O consumidor pode aderir ao Cadastro Positivo nas agências da Serasa Experian, nas instituições bancárias ou nas empresas com as quais mantêm relação de crédito. Se for por meio do site da Serasa Experian, a autorização deve ser feita com o uso do Certificado Digital (www.cadastropositivo.com.br).

Caso o cidadão opte por ir a uma agência da Serasa Experian e fazer a adesão ao cadastro positivo, basta apresentar um documento de identidade com foto original ou cópia autenticada. Em um prazo de uma semana, o CPF já está incluído no cadastro.

A relação dos endereços das agências está no site da Serasa Experian (http://www.serasaconsumidor.com.br/atendimento/agencias/)

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

 Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2015, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2015 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 38 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

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