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Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda do consumidor por crédito avança 8,5% em julho

11/08/2015

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito cresceu 8,5% em julho/15 na relação com o mês imediatamente anterior (junho/15). Já na comparação com o mesmo mês do ano passado (julho/14), houve alta de 7,0%. No acumulado do ano, a procura do consumidor por crédito cresceu 5,1% (janeiro a julho de 2015 x janeiro a julho de 2014).

 De acordo com os economistas da Serasa Experian, o movimento da procura por crédito em julho/15 foi influenciado pela maior quantidade de dias úteis (23 contra 21 de junho/15). Fazendo o ajuste por dias úteis, a demanda do consumidor por crédito teria recuado 0,9% em julho/15 perante junho/15, refletindo as dificuldades de cenário econômico atual. Da mesma forma, a Copa do Mundo do Brasil, que se encerrou no dia 13 de julho do ano passado, enfraqueceu a base de comparação da demanda por crédito na relação julho/15 vs. julho/14.

Análise por classe de renda pessoal mensal

A demanda do consumidor por crédito cresceu em todas as faixas de rendas mensais dos consumidores em julho/15, sendo que foram um pouco mais intensas nas camadas de rendas mais baixas: alta de 8,5% para quem recebe até R$ 500 por mês e de 9,0% para os que ganham entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais. Para os consumidores com rendimentos entre R$ 1.000 e R$ 2.000 mensais, a alta foi de 8,3% e para os que recebem entre R$ 2.000 e R$ 5.000 por mês o avanço foi de 8,0% em julho/15. Para os consumidores que recebem entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por mês, a demanda por crédito cresceu 7,8% em julho/15 e para o que ganham mais de R$ 10.000 mensais, a alta foi de 8,1%.

Capturar

Na comparação o mesmo período acumulado do ano passado (janeiro a julho de 2014), houve retração na demanda por crédito apenas na faixa menor de renda mensal: queda de 2,0% para os consumidores que recebem até R$ 500 por mês. Para os que ganham entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais, o crescimento de janeiro a julho de 2015 foi de 5,6%; para os que recebem entre R$ 1.000 e R$ 2.000 foi de 6,8%; e para os que possuem renda mensal entre R$ 2.000 e R$ 5.000, a alta foi de 4,9%. Houve crescimento menos pronunciado da demanda por crédito nas camadas de rendas mais elevadas da população no acumulado de janeiro a julho de 2015: altas de 2,8% para os que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 e de 3,4% para aqueles que recebem mais de R$ 10.000 por mês.

Análise por região

Todas as regiões geográficas do país registraram altas mensais nas demandas dos seus consumidores por crédito em julho/15. A maior delas ocorreu no Centro-Oeste: alta de 9,4% perante junho/15. No Sul o crescimento foi de 9,0%. O Nordeste e o Sudeste exibiram avanços idênticos de 8,3% em julho/15 e, por fim, no Norte o crescimento foi de 8,0% perante junho/15.

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Na comparação com os primeiros sete meses de 2014, todas as regiões registraram avanços nas demandas dos seus consumidores por crédito no período de janeiro a julho de 2015: 10,1% no Norte; 8,5% no Centro-Oeste; 6,5% no Sul; 4,4% no Sudeste e 2,6% no Nordeste.

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

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Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

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A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2014, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2015 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil..

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