Últimas Notícias

Nível de Atividade do Comércio

Atividade do comércio cai 1,9% em julho, aponta Serasa Experian

06/08/2015

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas em julho de 2015 caiu 1,9% em relação ao mês de junho/15, já efetuados os devidos ajustes sazonais. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve ligeira elevação de 0,7% na atividade do comércio. No acumulado do ano até agora, isto é, de janeiro a julho de 2015, a atividade varejista avançou 2,3% em relação ao mesmo período do ano passado (janeiro a julho de 2014).

Segundo os economistas da Serasa Experian, a atividade varejista em 2015 vem se ressentindo da relutância do consumidor em contrair novas obrigações, da elevação do custo do crediário, refletida também na alta inadimplência e do aumento da inflação, que prejudicam consideravelmente o dinamismo da atividade varejista, mantendo-a com baixo ritmo de crescimento.

ativcom

A maior retração do consumidor nas lojas em julho/15 ocorreu no segmento de veículos, motos e peças, o qual recuou 3,1% frente junho/15. Também se observou a mesma taxa de retração (2,1%), em ambos os segmentos: tecidos, vestuário, calçados/acessórios e móveis, eletroeletrônicos e informática. Ainda, com ligeira queda em relação a junho/2015, os segmentos de materiais de construção (-0,3%) e supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-0,1%). Em contrapartida, apenas o segmento de combustíveis e lubrificantes registou elevação de 0,9% em julho/2015, frente a junho/2015.

No período acumulado de janeiro a julho de 2015, três setores estão com crescimento e três com queda. No campo positivo tivemos as altas de 4,7% em móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática; de 3,6% no segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios; e de 1,6% nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas.

Já no território negativo, observamos recuos de 14,4% no segmento de veículos, motos e peças; de 4,8% no segmento de materiais de construção; e de 4,3% em combustíveis e lubrificantes.

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/atividade_comercio.htm

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2014, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2015 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

 

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.