Últimas Notícias

Estudos de Inadimplência

Autopeças registra inadimplência maior que a da indústria

03/08/2015

De acordo com o Indicador Setorial de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, a alta foi de 32,6% em junho de 2015 na comparação com o mesmo mês de 2014, enquanto a inadimplência da indústria acusou aumento de 20,9% no mesmo período

A inadimplência das empresas do setor de autopeças no país subiu 32,6% em junho deste ano na comparação com o mesmo mês do ano anterior, aponta o Indicador Setorial de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian. Já entre janeiro e junho de 2015 houve crescimento de 11,1% em relação ao mesmo período de 2014. Para se ter uma ideia de como as dívidas das empresas de autopeças estão maiores, a inadimplência da indústria (macrosserviços – indústria, comércio, serviço e primário) aumentou 20,9% em junho de 2015, em relação ao mesmo mês do ano anterior, e 9,4% nos seis primeiros meses deste ano, comparando com o mesmo período de 2014.

Segundo os especialistas da Serasa Experian, a crise que atinge a indústria automobilística brasileira justifica a inadimplência do setor de autopeças. A queda nas encomendas das montadoras devido à retração na produção de veículos automotores impacta diretamente as empresas de autopeças que atendem o setor.

A região Norte foi a que registrou a alta mais significativa, com crescimento de 147,9% em junho/2015 em relação a junho/2014. No acumulado do primeiro semestre deste ano, a inadimplência da região sofreu aumento de 20% na comparação com o mesmo período do ano passado. A alta da inadimplência da indústria no Norte, nos mesmos períodos analisados, foi de, respectivamente, 20,6% e 8,3%.

O Sudeste é a segunda região brasileira com maior aumento de inadimplência no setor autopeças. Ainda de acordo com o indicador, o aumento foi de 34% em junho/2015 comparando-se com junho/2014. Na checagem entre os primeiros semestres de 2015 e 2014, o crescimento foi de 13,1%. Já a indústria respondeu pela alta de 22% da inadimplência em junho deste ano em relação a junho de 2014 e pelo aumento de 11,3% no acumulado de janeiro a junho/2015 em relação ao mesmo período de 2014.

O Sul vem em terceiro lugar, com junho/2015 marcando 30,9% de avanço da inadimplência das empresas de autopeças sobre o mês correspondente de 2014 e com alta de 11,8% no acumulado entre janeiro e junho de 2015 comparando com igual período de 2014. O aumento da inadimplência da indústria nos mesmos intervalos foi respectivamente de 25,5% e 9,1%.

No Nordeste a inadimplência do setor de autopeças teve crescimento de 21,4% em junho deste ano, em relação a junho do ano passado. Já na checagem entre os primeiros semestres de 2015 e 2014 registrou-se queda de 16,6%. A inadimplência da indústria na região apresentou aumento de 9,3% em junho/2015 comparando com junho/2014 e, no acumulado entre janeiro e junho de 2015, em relação aos seis primeiros meses de 2014, cresceu 6,5%.

Apenas o Centro-oeste apresentou queda na inadimplência das empresas de autopeças, com 12,3% de baixa em junho/2015 em relação a junho/2014 e 25,4% no acumulado do primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Foi a única região do país na qual a inadimplência da indústria ficou na frente da inadimplência das empresas de autopeças: em junho/2015, a indústria registrou aumento de 19,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior e a inadimplência acumulada entre janeiro e junho/2015 cresceu 5,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Metodologia

O Indicador Setorial de Inadimplência das Empresas mede a variação mensal de inclusão de apontamentos negativos registrados contra empresas, agrupadas em 300 setores de atividade nas cinco regiões do Brasil. Como apontamentos negativos, são considerados: cheques devolvidos por falta de fundos (2ª devolução), títulos protestados, dívidas em atraso junto a instituições financeiras e não financeiras.

O indicador apresenta o comportamento dos segmentos da economia em relação a seu desempenho em termos da não realização dos compromissos financeiros assumidos, mostrando o quanto as empresas de um determinado setor e região estão inadimplentes para com seus fornecedores e credores em geral.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2014, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2015 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.