Últimas Notícias

Serasa Consumidor

Em tempos de crise confira as dicas para presentear os pais

28/07/2015

Com o Dia dos Pais se aproximando, mesmo quem está com as finanças apertadas pode festejar a data. Um almoço em família, um presente artesanal ou mesmo um cartão expressam os sentimentos dos filhos sem a necessidade de assumir novas dívidas

 Datas importantes para a família, como o Dia dos Pais, a ser comemorado no próximo dia 9, não precisam passar em branco porque a situação econômica é desfavorável para uma grande parcela da população. Caso sua renda esteja totalmente comprometida e não permita nenhum tipo de extravagância de consumo, esse é o momento de evitar as lojas e usar a criatividade para presentear.

Em tempos de crise, não é vergonha nenhuma optar por presentes masculinos clichês, desde que os preços estejam dentro do orçamento do filho. E nenhum pai amoroso vai ficar feliz sabendo que seu presente foi comprado com o dinheiro destinado ao pagamento de uma dívida ou de uma conta fixa.

Além disso, o superintendente do SerasaConsumidor, Julio Leandro, aconselha, para não comprometer a situação das finanças em casa, a comprar o presente o quanto antes e pagar à vista.  O motivo é que são várias as datas comemorativas no ano. Além de Dia dos Pais, há Dia das Mães, Dia das Crianças, Páscoa, Natal. Com isso, se a pessoa parcela a compra, há uma grande chance de haver descontrole do orçamento, porque as prestações podem se sobrepor umas às outras. “Se não tiver jeito, parcele em no máximo duas vezes”, diz.

Segundo o executivo, o Natal é a única data que tem o 13º salário para ajudar. Nas demais, os presentes podem sobrecarregar o orçamento e tornar ainda pior a situação de quem já está endividado.

Pensando nisso, especialistas do SerasaConsumidor prepararam dicas úteis, práticas e viáveis para quem quer presentear sem gastar muito (ou quase nada):

  • Coloque as contas na ponta do lápis. Faça as contas de todas as dívidas que já possui e os gastos que devem entrar nos próximos meses
  • Fale sobre sua situação financeira com o seu pai. Mesmo que esteja em apuros, falar a verdade é sempre a melhor saída.
  • Pesquise preços e pechinche. Por mais que o consumidor queira agradar ao pai, a escolha deve se encaixar no seu bolso.
  • Se um almoço não pode ser oferecido em um restaurante, abuse de seus dotes culinários, veja receitas e se arrisque fazendo você mesmo
  • Evite comprar presentes caros para não comprometer ainda mais a renda, não esqueça de que o cenário econômico de alta nos preços diminui seu poder de compra
  • Evite parcelamentos de longo prazo, pois eles aumentam o risco de descontrole e podem levar à inadimplência.
  • Invista em presentes criativos e artesanais:
  • Meias, gravatas, cintos ou lenços – alguns bazares ou lojas populares vendem esses produtos em kits, com preços bastante acessíveis.
  • Livros – se seu pai gosta de ler, você pode adquirir um exemplar em sebos, que vendem livros usados em bom estado, por valores bem mais em conta.
  • Chaveiros, porta cartões e porta-retratos – na internet pode-se encontrar uma série de tutoriais, que ensinam a fazer lembrancinhas como essas, com ótima relação custo-benefício.
  • Cartão/carta – podemos tirar um saldo positivo da crise se a encararmos como uma oportunidade de mudar alguns hábitos. Uma carta ou um cartão, expondo seus sentimentos por seu pai, pode ser o presente mais inesquecível e precioso da vida dele.
  • Álbum de fotografia artesanal – seu pai vai adorar rever vários momentos preciosos da vida de vocês
  • Kit carro – pais que gostam de cuidar do carro vão gostar de receber um kit com produtos de limpeza automotivos. Capriche na apresentação, montando uma cesta com alguns desses itens.
  • Kit barba – um kit com lâmina, espuma de barbear e loção pós-barba pode ser encontrado por preços acessíveis. Normalmente, comprar os produtos separadamente barateia ainda mais o custo final.
  • Bombons/trufas – teste sua capacidade culinária e invista em uma receita dessas guloseimas para presenteá-lo.
  • Bebidas – uma boa pesquisa de preços em adegas ou supermercados pode garantir uma garrafa da bebida predileta de seu pai por um preço razoável.
  • Churrasco – para muitos pais, a chance de assumir o comando da churrasqueira e reunir a família já é um grande presente. Organize uma “vaquinha” entre os irmãos e demais parentes para comprar os ingredientes e façam a festa.
  • Liquidações: use com moderação – vale lembrar que muitas lojas estão praticando preços baixos por conta da situação econômica do país, tentando atrair clientes. Faça uma pesquisa de preços para ver se há produtos que se enquadrem tanto no gosto de seu pai como em seu orçamento.SerasaConsumidorSerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

    Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

     Serasa Experian

    A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

    Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

    Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

    Experian

    A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2014, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

    A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

    Para mais informações, visite www.experianplc.com

     

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.