Últimas Notícias

Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas

Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas – Junho 2015

21/07/2015

Pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas fica estável no primeiro semestre, revela indicador da Serasa Experian

 A pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas atingiu 95,5% na média do primeiro semestre de 2015. Isto significa que durante os primeiros seis meses de 2015, a cada 1.000 pagamentos realizados, 955 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias. Este nível de pontualidade ficou praticamente estável em relação ao observado durante o primeiro semestre do ano passado: 95,3%.

As micro e pequenas empresas do setor comercial apresentaram o maior nível de pontualidade de pagamentos no primeiro semestre de 2015: 96,3% (96,0% no 1º semestre de 2014). Por outro lado, as micro e pequenas empresas industriais registraram pontualidade de 94,2% (94,4% no 1º semestre de 2014) e, por fim, a pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas de serviços atingiu 94,6% no primeiro semestre de 2015 (94,3% no 1º semestre de 2014).

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a estabilidade dos níveis de pontualidade neste primeiro semestre de 2015, em que pese o cenário conjuntural adverso (recessão econômica e taxas de juros em elevação), foi obtido graças à racionalização de custos/despesas por parte das micro e pequenas empresas, reduzindo o valor médio dos compromissos assumidos.

De fato, no primeiro semestre de 2015, o valor médio dos pagamentos pontuais caiu 1,9% em relação ao mesmo período do ano anterior (R$ 1.944 contra R$ 1.982). O valor médio mais alto foi registrado pelos pagamentos pontuais das empresas de serviços (R$ 2.006 no 1º semestre de 2015 contra R$ 2.078 no 1º semestre de 2014, queda de 3,5%), seguido pelo das empresas comerciais (R$1.960 no 1º semestre de 2015 contra R$ 2.001 no 1º semestre de 2014, queda de 2,1%) e, por fim, pelas micro e pequenas empresas do segmento industrial (R$ 1.856 no 1º semestre de 2015 contra R$ 1.778 no 1º semestre de 2014, alta de 4,4%).

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/pontualidade_pagamentos.htm

Metodologia do Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas

O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas é construído através dos pagamentos efetuados, mensalmente, por amostra de cerca de 600.000 micro e pequenas empresas, totalizando uma quantidade de, aproximadamente, 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente, por seus fornecedores, nas bases de informações sobre pessoas jurídicas da Serasa Experian. O indicador é segmentado por setor econômico e inicia-se em janeiro de 2006. A Serasa Experian considera como micro e pequenas empresas aquelas cujo faturamento líquido anual não ultrapassa o montante de R$ 4 milhões.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

 Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2014, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2015 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

 

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.