Últimas Notícias

DA

Solução da serasa reduz fraude nas distribuidoras de energia elétrica

21/07/2015

Técnicas inovadoras permitem que empresas identifiquem possíveis fraudadores com base em dados históricos da conta de luz e o perfil de consumo de cada um

– Em um cenário de níveis baixos dos reservatórios das hidrelétricas, tarifas em alta e estagnação econômica, as distribuidoras têm procurado novas maneiras de evitar perdas comerciais, como fraude no medidor de energia elétrica. Para combater os fraudadores, a Serasa Experian tem trabalhado em parceria com distribuidoras do setor para disponibilizar uma lista mensal com os medidores com maior probabilidade de fraude.

Estes medidores são detectados a partir da análise de comportamentos e características do domicílio e da pessoa física ou jurídica vinculada ao cadastro. Estas análises geram uma lista de possíveis fraudadores que é utilizada pela equipe de inspeção da distribuidora e melhora a efetividade das inspeções, gerando um número maior de identificações de fraudes e anomalias.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que, no Brasil, as perdas na rede de distribuição elétrica são responsáveis por cerca de 15% de toda a energia comprada pelas distribuidoras. Para diminuir este percentual, a Serasa Experian utiliza tecnologias avançadas como, por exemplo, a construção de indicadores que identificam perfis diferenciados de queda no valor da conta de luz, levando em conta a sazonalidade e o perfil do cliente, com dados do banco de dados da Serasa e da distribuidora.

“A análise do perfil do consumidor leva em conta informações como o bairro em que reside, número de pessoas na família, perfil de consumo, entre outros”, explica Mariana Pinheiro, presidente da Unidade de Negócios Decision Analytics da Serasa Experian. “Além disso, também é possível identificar, através da análise destas variáveis, perfis de perdas causadas por defeitos nos medidores, que podem ser motivadas por obsolescência ou falhas técnicas não previstas no medidor”, diz.

Desde o ano passado o governo instituiu uma lei que obriga as distribuidoras de energia a comprovarem as perdas para identificar o que pode ser passado como custo para o consumidor, o que fez aumentar a procura pela solução. O repasse pode ser justificado por fatores como danos no aparelho ou não pagamento do consumidor. Com a tecnologia da Serasa Experian, verificamos aumentos acima de 20% na assertividade nas inspeções antifraude.

Para a EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto do Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, com a implementação da tecnologia antifraude, está sendo possível reforçar a identificação de potenciais fraudadores. “As fraudes também prejudicam os clientes que já arcam com esses custos, uma vez que a tarifa de energia contempla as perdas elétricas”, explica o Relações Institucionais, Marcos Scarpa. “Além disso, o combate a perdas é essencial para a empresa garantir o fornecimento de energia com qualidade e segurança aos consumidores regulares”, completa o executivo.

Serasa Experian

 A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

###

 

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.