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Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda do consumidor por crédito cai 2,3% em junho

13/07/2015

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito recuou 2,3% em junho/15 na relação com o mês imediatamente anterior (maio/15). Já na comparação com o mesmo mês do ano passado (junho/14), houve alta de 10,1%. No acumulado do ano, a procura do consumidor por crédito cresceu 4,8% (janeiro a junho de 2015 x janeiro a junho de 2014).

 De acordo com os economistas da Serasa Experian, a queda da procura por crédito em junho/15 na comparação com maio/15 já era esperara pois, por conta do Dia as Mães, a demanda do consumidor por crédito tende a ser mais alta em maio. Por outro lado, a realização da Copa do Mundo no Brasil, a partir de 12 de junho do ano passado, reduziu a base de comparação, ocasionando aumento interanual de 10,1% na demanda do consumidor por credito em junho/15 relativamente ao mesmo mês do ano passado.

Análise por classe de renda pessoal mensal

A demanda do consumidor por crédito recuou em todas as faixas de rendas mensais dos consumidores em junho/15, sendo que foram um pouco mais intensas nas camadas de rendas mais baixas: queda de 2,8% para quem ganha até R$ 500 por mês e recuo de 2,5% para quem recebe entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais. Para os consumidores que recebem entre R$ 1.000 e R$ 2.000 mensais, entre R$ 2.000 e R$ 5.000 por mês e entre R$ 5.000 e R$ 10.000 mensais, as quedas das demandas por crédito em junho foram praticamente as mesmas: 2,2%, 2,1% e 2,2%, respectivamente. Por fim, houve recuo de 1,9% na demanda por crédito para quem recebe mais de R$ 10.000 por mês em junho/15.

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Na comparação o mesmo período acumulado do ano passado (janeiro a junho de 2014), houve retração na demanda por crédito apenas na faixa menor de renda mensal: queda de 3,2% para os consumidores que recebem até R$ 500 por mês. Para os que ganham entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais, o crescimento de janeiro a junho de 2015 foi de 5,2%; para os que recebem entre R$ 1.000 e R$ 2.000 foi de 6,7%; e para os que possuem renda mensal entre R$ 2.000 e R$ 5.000, a alta foi de 4,5%. Houve crescimento menos pronunciado da demanda por crédito nas camadas de rendas mais elevadas da população no acumulado de janeiro a junho de 2015: altas de 2,1% para os que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 e de 2,8% para aqueles que recebem mais de R$ 10.000 por mês.

Análise por região

Todas as regiões geográficas do país registraram recuos mensais nas demandas dos seus consumidores por crédito em junho/15. A maior delas ocorreu Norte com queda de 3,3% frente maio/15. Também no Sudeste a queda foi de 3,0%. No Centro-Oeste foi de 2,3% e no Nordeste de 2,1%. A menor queda na procura do consumidor por crédito em junho/15 ocorreu na região Sul, com baixa de 0,3% frente a maio/15.

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Na comparação com o primeiro semestre de 2014, todas as regiões registraram avanços nas demandas dos seus consumidores por crédito no primeiro semestre de 2015: 10,5% no Norte; 9,4% no Centro-Oeste; 5,4% no Sul; 3,7% no Sudeste e 3,1% no Nordeste.

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2014, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2015 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

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