Últimas Notícias

Serasa Consumidor

Inadimplência nos setores telecomunicação e varejo sobe quase 40%

07/07/2015

Percentual é maior que o aumento geral registrado nos setores não bancários no mesmo período, que foi de 16,7%. Em tempos de inadimplência, o ideal é mudar padrões no comportamento de consumo. Reavaliar a conta do celular e cortar alguns hábitos são algumas dicas práticas dos especialistas da Serasa

A inadimplência do consumidor com empresas do setor de telecomunicação cresceu 39,5% e a do varejo 38,2%, no acumulado do ano até abril, em comparação com mesmo período do ano passado, de acordo com estudo inédito desenvolvido pela área de big data da Serasa Experian. Desde 2012, quando a Serasa começou a fazer o levantamento, este é o segundo maior crescimento para o período que engloba os quatro primeiros meses do ano. O maior crescimento ocorreu em 2013, quando a inadimplência aumentou 51,0% nos quatro primeiros meses do ano.

Em abril de 2012, primeiro ano do estudo, o crescimento registrado foi de 4,4%. Em 2013, no mesmo período, o percentual bateu recorde para o acumulado de janeiro a abril e chegou a 51,0%. No ano seguinte, em 2014, a inadimplência do consumidor com empresas de telecomunicação caiu 19,6% no período e, neste ano, voltou a crescer, atingindo R$ 39,5%.

Depois de fechar 2014 com queda de 1,7% na inadimplência do consumidor, as empresas de telecomunicação viram a situação começar a mudar no início de 2014. Nos quatro primeiros meses de 2015, janeiro foi o que apresentou a maior alta: 26,1% em relação a janeiro de 2014.  Em seguida, como segundo mês do ano com maior alta, está fevereiro (13,0% em relação a fevereiro de 2014). Março apresentou alta de 12,7% e abril fechou com aumento de 5,9% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Nos quatro primeiros meses de 2015, janeiro foi o que apresentou a maior alta: 49,6% em relação a janeiro de 2014.  Em seguida, como segundo mês do ano com maior alta, está fevereiro (42,4% em relação a fevereiro de 2014). Março apresentou alta de 35,4% e abril fechou com aumento de 34,1% em comparação com o mesmo período do ano passado.

A inadimplência no setor de telefonia está subindo mais que as dos demais setores. No acumulado de 2015, a inadimplência nos setores não bancários aumentou 16,7%, o bancário 14,1%, no de energia a alta foi 11,0% e no varejo foi 38,2%, número inferior aos 39,5% do setor de telefonia. No ano passado, a situação era diferente: Enquanto os setores não bancários tiveram alta de 3,9% em 2014, as empresas de telecomunicação viram a inadimplência do consumidor diminuir 1,7%.

Segundo os economistas da Serasa, quatro fatores estão impactando a condição de pagamento do consumidor: desemprego, alta nas tarifas públicas (energia, água, transportes urbanos, etc.), inflação e alta de juros. Sem dinheiro suficiente para pagar todas as suas dívidas rapidamente, o cidadão está priorizando os serviços de utilidade básica, como energia.

Malabarismos com o orçamento

Quem está inadimplente e mesmo quem não está, mas sente que a situação financeira ficou mais apertada deve repensar os hábitos de consumo. Não existe milagre, mas pequenas mudanças de comportamento podem fazer aparecer dinheiro nas finanças da família. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor existe uma tendência de crescimento das taxas de inadimplência para os próximos dois trimestres, o que exigirá ainda mais cautela por parte do consumidor.

Para ajudar o consumidor a combater e a tentar retomar o controle da vida financeira, confira as dicas elaboradas pelos especialistas do SerasaConsumidor:

Infografico

 

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2014, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

 

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.